Notícias



Taxa de Esgoto da Copasa: Resultado de trabalho de Comissão da Câmara pode garantir o fim da cobrança


Visualize fotos

A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre instalou em abril de 2017 uma Comissão Especial de Estudos para avaliar os pontos de coleta de esgoto na cidade. Na época, o presidente Casa, vereador Adriano da Farmácia (PR) se reuniu com diversos representantes da comunidade para iniciar as investigações sobre o tratamento de esgoto da Copasa. A comissão era composta pelos vereadores Oliveira Altair (MDB), que era o presidente; Leandro Morais (PPS) o relator; Rodrigo Modesto (PTB) o secretário e os membros eram Campanha (PROS) e Wilson Tadeu Lopes (PV).
 
A Comissão apontou que a maioria do esgoto da cidade era lançado nos rios sem o tratamento e a taxa do serviço era cobrada pela Copasa.
 
Nesta manhã de terça-feira, 26 de março, o prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões se reuniu com os vereadores Oliveira Altair, Arlindo da Mota Paes (PSDB), Rodrigo Modesto (PTB), Rafael Aboláfio (PV) e o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) José Walter da Mota Matos, além da imprensa anunciar que será impetrada uma Ação Civil Pública contra a Copasa, com o objetivo de exigir da empresa a regularização do serviço de esgotamento sanitário, especialmente do tratamento do esgoto, conforme normas ambientais aplicáveis.
 
Esta ação é resultado direto dos trabalhos desempenhados pelos vereadores na Câmara Municipal e o prefeito de Pouso Alegre, por intermédio da Procuradoria Geral do Município, e pelos estudos desenvolvidos pela Comissão Especial da Câmara Municipal de Pouso Alegre, com a finalidade de analisar a cobrança de tarifa de tratamento de esgoto pela Copasa.
Entre os pedidos formulados pela Prefeitura de Pouso Alegre se destacam: a proibição do lançamento de esgoto in natura nos rios, córregos e lagos do município; a adequação dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação do esgoto; a condenação da Copasa ao pagamento de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) a título de danos morais coletivos, pelos prejuízos causados ao meio ambiente, à saúde pública e ao consumidor em virtude da má prestação de serviços.
 
Também é solicitada a suspensão da tarifa de esgoto de todo consumidor pouso-alegrense, até quando constatado que o tratamento de esgoto obedece às normas técnicas exigidas.
O processo de Nº 5001802-24.2019.8.13.0525, tramita na 2ª Vara Cível da Comarca de Pouso Alegre, aguardando decisão judicial liminar.
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre Oliveira Altair, na época presidente da Comissão, a decisão do prefeito Rafael Simões vem de encontro com as provas coletadas pelos vereadores durante a Comissão. “A decisão do prefeito Rafael Simões é justa, beneficia o povo de Pouso Alegre e vem ao encontro dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores na Comissão realizada em 2017. O trabalho é lento, mas os resultados aparecem”, disse o presidente da Casa.
 
O relator da Comissão na época, vereador Leandro Morais também comemora o resultado da Ação Civil Pública do município contra a Copasa. “Estamos muito satisfeitos em poder compartilhar essa notícia importante. O prefeito Rafael Simões está de parabéns e nós vereadores mais uma vez cumprimos nosso papel de fiscalizar e apresentar os resultados a população”, disse.





Publicado em: 26 de março de 2019

Publicado por: Ascom/ Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Projeto que obriga divulgação da lista de pacientes na rede pública de saúde é aprovado em 1ª votação

28 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7.979/2025, de autoria dos vereadores Leandro Moraes, Israel Russo e Delegado Renato Galvão, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública de saúde municipal de Po...

Leia Mais



Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais