Três representantes da comunidade apresentaram os principais problemas do Bairro
Reunidos no salão da capela do Bairro Fátima, na noite da última quinta-feira (13), os vereadores Frederico Coutinho (PSD), Laércio Poteiro (PTB) e Rogéria Ferreira (PMDB), acompanhados do presidente da Câmara, vereador Moacir Franco (PTB), realizaram uma sessão itinerante para ouvirem os moradores.
No início, como de costume, todos assistiram a um vídeo que explica a composição da Câmara Municipal, as funções dos vereadores e também o que é uma sessão itinerante e quais os benefícios que ela pode trazer ao Bairro visitado.
Após a exibição, o presidente Moacir Franco abriu um espaço para que alguns moradores pudessem falar em nome da comunidade e expor os problemas do Bairro.
Participação Popular
O primeiro a se manifestar foi Vitor Rafael Mendes, morador que solicitou a sessão itinerante. Ele lembrou que o Cemeja, que possibilitava a educação para jovens e adultos, foi retirado do Bairro e que, segundo a Administração Pública, o motivo é a falta de alunos. Ele destacou, ainda, que o Bairro precisa que o posto de saúde seja ampliado, além de melhorias no transporte coletivo. Vitor apresentou aos vereadores um abaixo-assinado que cobra da secretaria de Trânsito melhorias neste setor.
José Vitor dos Santos usou a palavra para falar em nome das crianças e jovens do Bairro Fátima. Ele explicou que eles não têm um local para o lazer, falta espaço para a prática de esportes e que o campo de futebol do Bairro será aterrado, pois está em terreno particular. Vitor, ainda, questionou o destino dos recursos arrecadados por meio dos impostos e citou a presença de uma fábrica de blocos no Fátima que, com o barulho alto, causa desconforto e problemas auditivos nos moradores.
Ana Elisa da Silva, última moradora a falar durante a sessão itinerante, destacou os problemas relacionados à saúde. Ela contou que faltam materiais para o posto e que muitas pessoas de outros Bairros vêm usar o atendimento do Fátima. Ana Elisa também lembrou as dificuldades com os horários e itinerários de ônibus e dos ruídos causados pela fábrica de blocos.
Vereadores
Após ouvir os moradores, os vereadores também se posicionaram frente aos problemas apresentados. A vereadora Rogéria Ferreira informou que já se reuniu com os responsáveis pelo transporte público para saber sobre os pontos de ônibus e horários e também disse que a fábrica de blocos tem um prazo de 30 dias para instalar um sistema de acústica na empresa. Quanto ao lazer, Rogéria destacou que o Bairro Fátima, um dos mais antigos da cidade, foi construído sem ter tido um espaço destinado para este fim e que uma possibilidade é pedir a liberação da quadra do CIEM para os finais de semana.
O vereador Laércio Poteiro ressaltou que, desde o início do seu mandato, tem cobrado melhorias do Executivo para o Fátima e bairros adjacentes. Sobre a fábrica de blocos, Laércio disse que antes de conseguir um alvará, os proprietários deveriam ter apresentado um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), em que estaria comprovado que os ruídos causados pelas operações da empresa não causariam danos aos moradores do Bairro. Laércio se colocou à disposição de todos para ajudar nas reivindicações.
Durante sua fala, o vereador Frederico Coutinho apresentou diversas fotos dos locais que visitou no Fátima. As imagens do Bairro pautaram sua fala. Ele destacou a falta de limpeza nas ruas e terrenos públicos, pontos de ônibus sem cobertura, lixo espalhado, telefone público do Bairro quase todo arrancado do chão e necessita de um calço para que não caia, além da falta de espaço adequado para o momento de lazer. Fred também mostrou diversas fotos em que mostram problemas de saneamento básico.
Para encerrar, o presidente, vereador Moacir Franco, disse que vai solicitar à secretaria de Educação que um local do Bairro seja usado para a construção de uma área de lazer, próximo ao CIEM do Fátima. Quanto à fábrica de blocos, o presidente disse que não poderia existir uma empresa desta natureza no Bairro e que vários requerimentos sobre o assunto e tantos outros são enviados ao Executivo, mas não obtém resposta. Com relação ao trânsito, Moacir Franco disse que os serviços como a determinação dos pontos e manutenção destes são de responsabilidade da secretaria de Trânsito.
Todas as reivindicações feitas pelos moradores, inclusive sugestões de melhorias constam em ata, que será encaminhada ao Poder Executivo, na busca de soluções.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 14 de outubro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...
1ª Secretária Lívia Macedo Lívia Macedo é mãe de Inácio, professora de Sociologia, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente do PC do B de Pouso Alegre. Participa ativamente de movimentos sociais no município. Buscando transformar as demandas e a...
Na tarde desta quinta-feira (9), quatro vereadores da Câmara de Pouso Alegre realizaram uma coletiva de imprensa na qual apresentaram a intenção de criar uma comissão especial de estudo, com o objetivo de avaliar os contratos da Prefeitura que, segundo eles, podem estar irregulares ou superfat...