Comissão irá investigar uso indevido de diária por vereador
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre desta terça-feira (22) foi criada uma Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para investigar o uso indevido de diárias e falta de finalidade e de interesse público que tenham motivado viagem do vereador Fabrício Machado (PT), em diversas datas da atual Legislatura.
A comissão foi criada em face da apresentação do Corregedor da Câmara Municipal, Oliveira Altair (DEM), contra o vereador. Segundo o Projeto de Resolução nº882/2001, cabe ao Corregedor instituir o processo disciplinar. O pedido do corregedor se deu após o recebimento de uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa, por parte do vereador Fabrício Machado e sua Assessora.
Após a leitura do ofício, foi feito o sorteio dos membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Presidente, Hélio da Van (PT); Relator, Frederico Coutinho (PSD) e o Secretário, Raphael Prado (DEM).
De acordo com o Código de Ética da Câmara, a Comissão tem o prazo de 30 dias para apuração dos fatos e das responsabilidades, com a realização de diligências e audiência do denunciado. O vereador denunciado terá o prazo de sete dias para apresentar defesa por escrita, provas e rol de testemunhas.
Apresentada a defesa, a Comissão procederá a instrução probatória que entender necessária, concluindo pela procedência da representação ou pelo arquivamento da mesma, propondo a medida disciplinar cabível.
Denúncia
No dia 21 de novembro de 2011, Márcio Luiz de Reis entregou à Câmara Municipal uma denúncia contra o vereador Fabrício Machado, pedindo sua cassação. Durante sessão ordinária, a denúncia foi arquivada por não ter sido aprovada pela maioria qualificada dos vereadores.
De acordo com a denúncia, o vereador foi à cidade do Rio Janeiro, em diversas datas desta Legislatura, ao argumento de que iria visitar o Instituto Benjamim Constant, Associação Carioca de Deficientes Físicos e Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, recebendo diária e reembolso de despesa sem finalidade pública.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 23 de novembro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...
O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...
O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...
O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...