Comissão irá investigar uso indevido de diária por vereador
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre desta terça-feira (22) foi criada uma Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para investigar o uso indevido de diárias e falta de finalidade e de interesse público que tenham motivado viagem do vereador Fabrício Machado (PT), em diversas datas da atual Legislatura.
A comissão foi criada em face da apresentação do Corregedor da Câmara Municipal, Oliveira Altair (DEM), contra o vereador. Segundo o Projeto de Resolução nº882/2001, cabe ao Corregedor instituir o processo disciplinar. O pedido do corregedor se deu após o recebimento de uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa, por parte do vereador Fabrício Machado e sua Assessora.
Após a leitura do ofício, foi feito o sorteio dos membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Presidente, Hélio da Van (PT); Relator, Frederico Coutinho (PSD) e o Secretário, Raphael Prado (DEM).
De acordo com o Código de Ética da Câmara, a Comissão tem o prazo de 30 dias para apuração dos fatos e das responsabilidades, com a realização de diligências e audiência do denunciado. O vereador denunciado terá o prazo de sete dias para apresentar defesa por escrita, provas e rol de testemunhas.
Apresentada a defesa, a Comissão procederá a instrução probatória que entender necessária, concluindo pela procedência da representação ou pelo arquivamento da mesma, propondo a medida disciplinar cabível.
Denúncia
No dia 21 de novembro de 2011, Márcio Luiz de Reis entregou à Câmara Municipal uma denúncia contra o vereador Fabrício Machado, pedindo sua cassação. Durante sessão ordinária, a denúncia foi arquivada por não ter sido aprovada pela maioria qualificada dos vereadores.
De acordo com a denúncia, o vereador foi à cidade do Rio Janeiro, em diversas datas desta Legislatura, ao argumento de que iria visitar o Instituto Benjamim Constant, Associação Carioca de Deficientes Físicos e Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, recebendo diária e reembolso de despesa sem finalidade pública.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 23 de novembro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (1º de julho), a maioria dos vereadores decidiu manter o veto do Prefeito ao Projeto de Lei nº 1.571/2025, que trata da Reforma Administrativa proposta pelo Executivo Municipal.Originalmente, o projeto havia sido aprovado pela Casa com emenda modificativa apr...
Os vereadores da Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (1º de julho), o Requerimento nº 91/2025, de autoria do Presidente da Casa, vereador Dr. Edson, que solicita informações detalhadas ao Poder Executivo sobre o novo modelo de coleta de lixo com uso d...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (1º de julho), o Requerimento nº 90/2025, apresentado pelo Presidente da Casa, vereador Dr. Edson. O documento solicita informações detalhadas ao Poder Executivo sobre a obra de revitalização das calçadas...
Na sessão ordinária desta terça-feira (1º de julho), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou o Requerimento nº 89/2025, de autoria do Presidente da Casa, vereador Dr. Edson, que solicita uma série de informações ao Poder Executivo sobre o projeto de construção de um viaduto e uma ponte estaiad...
Foi aprovado, na sessão desta terça-feira (1º de julho), o Projeto de Lei nº 8.040/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho. A matéria visa permitir que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entrem e permaneçam em qualquer local público ou privado, portando alimentos para consumo pró...
Na sessão desta terça-feira (1º de julho), foi aprovado, em única votação, o Projeto de Lei nº 1.585/2025, de autoria do Poder Executivo. O texto autoriza um reajuste de 5,2% ao subsídio do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais, agentes políticos do Poder Executivo de Pouso Alegre.Conf...