Notícias



Violência Doméstica: vereadores criam “Semana de Conscientização sobre a Lei Maria da Penha”


Visualize fotos

 
Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, no Brasil, uma mulher é morta a cada sete horas; deste grupo, a cada 10 mulheres mortas nesses casos, nove foram assassinadas por maridos ou ex-companheiros. 
 
O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial do Feminicídio. Dados como estes mostram a importância de debater o assunto desde cedo. Na sessão desta terça-feira, 01, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei que visa trabalhar com crianças e adolescentes a conscientização sobre a violência contra mulher. 
 
De autoria do vereador Dr Edson e vereadora Professora Mariléia, o Projeto de Lei Nº 7616/2020 implanta na cidade a “Semana de Conscientização sobre a Lei Maria da Penha”. O Projeto prevê que as escolas municipais tratem a questão da Lei Maria da Penha a partir do livro produzido pela Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Madu Macedo que apresenta a Lei Federal de forma lúdica, com linguagem própria para o público infanto-juvenil. Esta foi a segunda votação do Projeto, que recebeu aprovação de todos os vereadores.
 
DEMAIS PROJETOS 
 
Em primeira votação, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 7606/2020. De autoria do vereador Wilson Tadeu Lopes, o Projeto quer aumentar o debate a geração de informações sobre o Câncer Infantil, criando o “Dia de Combate ao Câncer Infantil”. 
 
De autoria do vereador Dionísio Pereira, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7628 criando a possibilidade de o cidadão poder restaurar e implantar placas de sinalização e endereços. Nesta primeira votação, o Projeto foi aprovado. 
 
Também de autoria do vereador Dionísio Pereira, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7632/2020 que aborda a importância de se criar uma consciência de respeito e tolerância às mais diversas religiões. O Projeto cria o “Dia do Combate à Intolerância Religiosa”. 
 
Foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7592/2020, de autoria do vereador Leandro Morais, que dispõe sobre denominação de logradouro público como Avenida Sérgio Vila Barbeiro, falecido em 2020. 
 
De autoria do vereador Oliveira, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7623/2020 nominando rua como:  Rua Valdir Wesley Rodrigues, falecido em 2020. Também foi aprovada homenagem ao senhor Salviano Pereira da Silva, falecido em 2007, dando seu nome a rua por meio do Projeto de Lei Nº 7624/2020. O mesmo vereador também teve o Projeto de Lei Nº 7625/2020 aprovado, nomeando logradouro como Rua Guilhermina Zordan dos Santos Nora. 
 
A vereadora Professora Mariléia teve o Projeto de Lei Nº 7630/2020 aprovado, denominando logradouro como Praça José Alfredo Baganha, falecido em 2019.
Também foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7643/2020, de autoria do Presidente da Câmara, vereador Rodrigo Modesto, denominando logradouro público como Rua Fernando Cesar Maia. 
 
De autoria do vereador Adriano da Farmácia, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7644/2020 denominando Logradouro Público como Rua Padre Geraldo Rodrigues Rezende, falecido em 1996. O mesmo vereador é autor do Projeto de Lei Nº 7645/2020 que homenageia a Professora Antônia Sêda de Assis, falecida em 2002, dando o nome da educadora para uma rua. 
 
De autoria do vereador Bruno Dias, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7647/2020 que denomina logradouro público como Rua Eliezer De Godoy, falecido em 2015. 
 
Por fim, foi aprovado o Projeto de Resolução Nº 1338/2020 altera a Resolução Nº 1.269, de 3 de dezembro de 2019 que regula o sistema de avaliação de desempenho dos servidores da Câmara Municipal De Pouso Alegre.

 





Publicado em: 01 de dezembro de 2020

Publicado por: Emanuela Barretto | ASCOM CMPA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais