Plenário aprova, em primeira votação, plano de saúde para servidores da Administração indireta e da Câmara
A primeira matéria apreciada pela Câmara foi a que modifica a redação do artigo primeiro e seu parágrafo único da Lei nº 4517/2006. Esta lei estabelece normas para declaração de utilidade pública de associações e sociedades civis, sem fins lucrativos.
O Projeto de Lei nº 6864/11 recebeu seis votos favoráveis, em primeira votação, e é de autoria da vereadora Dulcinéia Costa (PV). A matéria tem por objetivo possibilitar o aumento da validade das utilidades públicas para quatro anos.
Também em primeira votação, o Projeto de Lei nº 382/11 foi aprovado por dez votos. De autoria do Poder Executivo, a matéria trata da concessão de subvenções, auxílios financeiros e contribuições.
A concessão de subvenções sociais será destinada às instituições que a Administração Municipal julgar com funcionamento satisfatório, com base em critérios como: atender direto ao público, de forma gratuita; não possuir débito de prestação de contas de recursos recebidos anteriormente; apresentar declaração de regular funcionamento nos últimos dois anos; ser declarada por Lei como entidade de utilidade pública, entre outros.
Após receber um requerimento da vereadora Dulcinéia Costa (PV), que foi aprovado por sete votos, solicitando a apreciação em única votação, o Projeto de Lei nº 386/11 recebeu dez votos favoráveis.
A matéria, de autoria do Executivo, introduz alterações na Lei nº 4430/2006, que institui serviços de assistência médica aos servidores públicos municipais.
Com a alteração, a Lei passa a contemplar, também, os servidores da Administração Indireta (IPREM -Instituto de Previdência Municipal- e Fundação Promenor) e da Câmara Municipal, que não estavam incluídos com a atual redação.
O Projeto de Lei nº 389/11, de autoria do Poder Executivo, recebeu seis votos favoráveis em sua primeira votação. A matéria trata da criação da taxa de vigilância sanitária.
O objetivo do projeto é regulamentar a atividade sanitária, com a aplicação de penalidades nos casos em que houver infração sanitária. Atualmente não existe legislação que possibilite a adequada execução dos serviços de fiscalização sanitária de maneira eficaz.
Outro projeto apreciado em primeira votação foi o de nº 403/11. Com nove votos favoráveis, a matéria, de autoria do Executivo, trata da autorização do Município em participar do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência Cisgem (Samu Macrorregional-Sul) e abre crédito suplementar.
O Samu é um serviço que presta socorro à população em casos de urgência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.
Com dez votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 404/11 foi aprovado em primeira votação. De autoria do Executivo, a matéria trata da alteração dos artigos quinto, sexto e sétimo da Lei nº 4312/2004, sobre criação de cargos.
Cargos como motorista de ambulância, auxiliar de enfermagem e guarda civil municipal foram criados com a carga horária de 40 horas semanais; no entanto, devido à função, é necessário fazer uma adequação para melhor atender as demandas de serviço junto à população.
O Projeto de Lei nº 405/11 também recebeu dez votos e foi aprovado em primeira votação. De autoria do Poder Executivo, a matéria trata da criação de cargo e vaga de engenheiro avaliador.
O engenheiro avaliador é importante no quadro de servidos municipais, pois há diversas atividades como avaliação para fins de desapropriação, locação, lançamento de ITBI, entre outras, que devem ser atribuições do cargo a ser criado.
Também em primeira votação, o Projeto de Lei nº 406/11 foi aprovado por dez votos. A matéria altera a redação do artigo terceiro da Lei nº 5039/2011, que autoriza o Município a implantar o programa Bolsa Aluguel Social.
O valor da Bolsa, que na antiga redação era de até R$ 250,00, passa a ser de até R$ 450,00. O objetivo do projeto é possibilitar o atendimento à população que necessita do amparo desse benefício.
De autoria do Poder Executivo, esta matéria foi aprovada em primeira votação e por unanimidade. Este projeto trata da doação de um terreno situado na Avenida Uberlândia, no Bairro São João, à Universidade do Vale do Sapucaí, para construção de uma Unidade Básica de Saúde. A área do terreno é de 435,00 m².
Os vereadores que se pronunciaram com relação à matéria, parabenizaram o ex-prefeito e presidente desta Casa, Geraldo Cunha, médico que, há anos atuando no Bairro, foi um dos responsáveis e idealizador do projeto.
Ao término da sessão foi lido um ofício solicitando a prorrogação para próxima sessão legislativa o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão de Especial de Inquérito. A Comissão é responsável pelos estudos a cerca de possíveis irregularidades na aquisição e instalação dos radares no município.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 14 de dezembro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...