Notícias



Vereadores aprovam nove projetos de lei na última sessão ordinária do ano



Plenário aprova, em primeira votação, plano de saúde para servidores da Administração indireta e da Câmara

A primeira matéria apreciada pela Câmara foi a que modifica a redação do artigo primeiro e seu parágrafo único da Lei nº 4517/2006. Esta lei estabelece normas para declaração de utilidade pública de associações e sociedades civis, sem fins lucsesso_13-12rativos.

O Projeto de Lei nº 6864/11 recebeu seis votos favoráveis, em primeira votação, e é de autoria da vereadora Dulcinéia Costa (PV). A matéria tem por objetivo possibilitar o aumento da validade das utilidades públicas para quatro anos.

Também em primeira votação, o Projeto de Lei nº 382/11 foi aprovado por dez votos. De autoria do Poder Executivo, a matéria trata da concessão de subvenções, auxílios financeiros e contribuições.

A concessão de subvenções sociais será destinada às instituições que a Administração Municipal julgar com funcionamento satisfatório, com base em critérios como: atender direto ao público, de forma gratuita; não possuir débito de prestação de contas de recursos recebidos anteriormente; apresentar declaração de regular funcionamento nos últimos dois anos; ser declarada por Lei como entidade de utilidade pública, entre outros.

Após receber um requerimento da vereadora Dulcinéia Costa (PV), que foi aprovado por sete votos, solicitando a apreciação em única votação, o Projeto de Lei nº 386/11 recebeu dez votos favoráveis.

A matéria, de autoria do Executivo, introduz alterações na Lei nº 4430/2006, que institui serviços de assistência médica aos servidores públicos municipais.

Com a alteração, a Lei passa a contemplar, também, os servidores dsesso_13-12_3a Administração Indireta (IPREM -Instituto de Previdência Municipal- e Fundação Promenor) e da Câmara Municipal, que não estavam incluídos com a atual redação.

O Projeto de Lei nº 389/11, de autoria do Poder Executivo, recebeu seis votos favoráveis em sua primeira votação. A matéria trata da criação da taxa de vigilância sanitária.

O objetivo do projeto é regulamentar a atividade sanitária, com a aplicação de penalidades nos casos em que houver infração sanitária. Atualmente não existe legislação que possibilite a adequada execução dos serviços de fiscalização sanitária de maneira eficaz.

Outro projeto apreciado em primeira votação foi o de nº 403/11. Com nove votos favoráveis, a matéria, de autoria do Executivo, trata da autorização do Município em participar do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência Cisgem (Samu Macrorregional-Sul) e abre crédito suplementar.

O Samu é um serviço que presta socorro à população em casos de urgência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

Com dez votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 404/11 foi aprovado em primeira votação. De autoria do Executivo, a matéria trata da alteração dos artigos quinto, sexto e sétimo da Lei nº 4312/2004, sobre criação de cargos.

Cargos como motorista de ambulância, auxiliar de enfermagem e guarda civil municipal foram criados com a carga horária de 40 horas semanais; no entanto, devido à função, é necessário fazer uma adequação para melhor atender as demandas de serviço junto à população.

O Projeto de Lei nº 405/11 também recebeu dez votos e foi aprovado em primeira votação. De autoria do Poder Executivo, a matéria trata da criação de cargo e vaga de engenheiro avaliador.

O engenheiro avaliador é importante no quadro de servidos municipais, pois há diversas atividades como avaliação para fins de desapropriação, locação, lançamento de ITBI, entre outras, que devem ser atribuições do cargo a ser criado.

Também em primeira votação, o Projeto de Lei nº 406/11 foi aprovado por dez votos. A matéria altera a redação do artigo terceiro da Lei nº 5039/2011, que autoriza o Município a implantar o programa Bolsa Aluguel Social.

O valor da Bolsa, que na antiga redação era de até R$ 250,00, passa a ser de até R$ 450,00. O objetivo do projeto é possibilitar o atendimento à população que necessita do amparo desse benefício.

De autoria do Poder Executivo, esta matéria foi aprovada em primeira votação e por unanimidade. Este projeto trata da doação de um terreno situado na Avenida Uberlândia, no Bairro São João, à Universidade do Vale do Sapucaí, para construção de uma Unidade Básica de Saúde. A área do terreno é de 435,00 m².

Os vereadores que se pronunciaram com relação à matéria, parabenizaram o ex-prefeito e presidente desta Casa, Geraldo Cunha, médico que, há anos atuando no Bairro, foi um dos responsáveis e idealizador do projeto.

Ao término da sessão foi lido um ofício solicitando a prorrogação para próxima sessão legislativa o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão de Especial de Inquérito. A Comissão é responsável pelos estudos a cerca de possíveis irregularidades na aquisição e instalação dos radares no município.

-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.

Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara





Publicado em: 14 de dezembro de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais