A matéria recebeu 38 emendas e foi apreciada durante última sessão do ano
Devido a falta de tempo hábil para analisar todas as 38 emendas que foram propostas para o orçamento de 2012, os vereadores apreciaram o Projeto de Lei nº 381/11 em sessão extraordinária na noite da última quinta-feira (22).
A matéria, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2011, recebeu nove votos favoráveis, em segunda votação. De acordo com o projeto, o valor do orçamento para o próximo ano será de R$ 403.075.816,83.
Com a finalidade de direcionar as despesas nas diversas dotações orçamentárias, alguns vereadores elaboraram emendas, que foram apreciadas separadamente. Onze delas já haviam sido aprovadas durante sessão extraordinária, na última segunda-feira (19).
Subvenções
Já o Projeto de Lei nº 382/11 foi aprovado por nove votos, em segunda votação. A matéria é de autoria do Executivo e trata da concessão de subvenções, auxílios financeiros e contribuições.
A concessão de subvenções sociais será destinada às instituições que a Administração Municipal julgar com funcionamento satisfatório, com base em critérios como: atender direto ao público, de forma gratuita; não possuir débito de prestação de contas de recursos recebidos anteriormente; apresentar declaração de regular funcionamento nos últimos dois anos; ser declarada por Lei como entidade de utilidade pública, entre outros.
Antes de ser aprovado, o Projeto recebeu três emendas, de autoria dos vereadores Laércio Poteiro (PTB) e Rogéria Ferreira (PMDB), que têm por objetivo fazer um melhor remanejamento das subvenções nas secretarias municipais.
IPREM
Com nove votos, o Projeto de Lei nº 416/11 foi aprovado em segunda votação. A matéria é de autoria do Poder Executivo e revoga o artigo 2º da lei que trata da contribuição patronal para custeio do Instituto de Previdência Municipal de Pouso Alegre (IPREM).
Em novembro deste ano, a Lei nº 5108/11 foi aprovada pelo Plenário e fixou a contribuição em 16,03% para regime próprio, acrescido de 11,55% para financiamento de déficit técnico atuarial. Esta proposição entraria em vigor após decorridos noventa dias.
Com a aprovação do atual projeto, esta redução, que só começaria a valer em fevereiro de 2012, entra em vigor a partir da data de publicação do Projeto de Lei nº 416/11.
CEMA
Outro projeto que entrou em pauta para votação na sessão extraordinária foi o de nº 413/11. Também de autoria Executivo, esta matéria trata da autorização da Administração em adquirir um imóvel para instalação e edificação do Centro Municipal de Abastecimento (CEMA) e recebeu 10 votos favoráveis, em segunda votação.
O CEMA tem como objetivo centralizar a comercialização ao nível de atacado de produtos hortigranjeiros, garantir condições de segurança, higiene e conforto aos permissionários e usuários, além de manter serviços estatísticos e informações sobre cotações diárias do mercado e volumes comercializados.
O imóvel pesquisado pelo Poder Executivo e que ficou convencionado para aquisição está localizado às margens da rodovia BR-459, com área de 64.812 m². Ele foi escolhido de acordo com análises de localização, preço e condições de pagamento.
Oximetria
De autoria do vereador Raphael Prado (DEM), o Projeto de Lei nº 6863/11 foi aprovado por nove votos em sua segunda votação. A matéria trata da obrigatoriedade de realização do exame de oximetria de pulso em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades de Pouso Alegre.
a oximetria de pulso é um procedimento indolor, que mede os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado nos bebês após 24 horas de vida. Ele serve para detectar a presença de cardiopatia congênita grave, que pode colocar em risco a vida da criança.
Antes de ser aprovado, o Projeto recebeu uma emenda, do próprio autor da matéria, que modifica o artigo 1º, colocando a obrigatoriedade para as maternidades particulares do Município, uma vez que os hospitais da rede pública são de competência do Estado ou da União.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 23 de dezembro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...
Oito vereadores da Câmara de Pouso Alegre rejeitaram, na sessão ordinária de ontem, terça-feira (22), os requerimentos nº 46 e 48, de autoria do Presidente da Câmara, vereador Dr. Edson, e nº 51, apresentado pelo vereador Delegado Renato Gavião. Eles solicitavam a realização de sessões itinerante...
Na sessão ordinária desta terça-feira (15), a Câmara de Pouso Alegre aprovou o requerimento nº 54/2025, de autoria dos vereadores Leandro Morais, Israel Russo e Fred Coutinho. O documento solicita a convocação da Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento, para...
Checar é responsabilidade. Espalhar fake news é crime! Salve este número nos seus contatos: (35) 3429-6518. Este é o WhatsApp oficial da Ascom da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Recebeu alguma informação sobre a Câmara e ficou em dúvida? Encaminhe para a gente! Estamos aqui para esclarecer e...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, na última terça-feira (8), o pedido de vistas dos vereadores Dionísio Pereira e Oliveira a dois projetos de lei que dispõem sobre a tradição do rodeio no município. De autoria dos vereadores Leandro Morais e Fred Coutinho, os PLs tratam da regulamentaçã...