Escola do Legislativo e Secretária Geral representam o Legislativo de Pouso Alegre no encontro
Pouso Alegre sediou nesta sexta-feira (10), a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social, realizada no Teatro Municipal, pela Amesp (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí) e pela Amarp (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto do Rio Pardo).
A Conferência teve como objetivo estimular a transparência pública e a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
O tema da Conferência foi “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública” e foi dividido em quatro eixos temáticos, composto por um coordenador e um relator.
A Comissão Organizadora do evento foi composta por representantes de prefeituras municipais, associações, cooperativas e sindicatos. A Câmara de Pouso Alegre participou do evento através da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho.
A Secretária Geral da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Fátima Belani, ficou responsável por coordenador os debates do eixo temático “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”. Já a Coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, ficou à frente do eixo “Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”.
Depois de discutir as proposições, os grupos voltaram a se reunir e escolheram 13 delegados (8 da sociedade civil, 4 do poder público e 1 de conselhos e associações) para encaminharem às 12 propostas à Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social.
A estudante Angel Lakismy de Goés, que faz parte do Parlamento Jovem da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, foi eleita delegada. Juntos com Angel, os jovens Mônica Fonseca, Arthur Alexandre Gonçalves e Lívia Macedo foram escolhidos como suplentes.
A Conferência Regional faz parte de uma série de encontros entre as associações de município em todo o Estado de Minas Gerais. A CORE (Comissão Organizadora Regional) deve encaminhar um relatório constando as propostas da Conferência Estadual, no prazo de sete dias. A etapa final da será realizada pela AMM (Associação Mineira de Municípios) em Belo Horizonte.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 10 de fevereiro de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O Projeto de Lei nº 7.979/2025, de autoria dos vereadores Leandro Moraes, Israel Russo e Delegado Renato Galvão, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública de saúde municipal de Po...
Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...
O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...
O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...
O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...