Presidente do Iprem, Fátima Belani, chamou a situação da prestação de contas de “desconfortável”, ao apresentar um déficit de aproximadamente 800 milhões de reais. Disse ainda que o “Iprem está na UTI”.
Durante a tarde desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou Audiência Pública para prestação de contas do primeiro quadrimestre do ano de 2021. Prestaram contas a Prefeitura, a Câmara e o Instituto de Previdência Municipal de Pouso Alegre.
A presidente do Iprem, Fátima Belani, chamou a situação da prestação de contas de “desconfortável”, ao apresentar um déficit de aproximadamente 800 milhões de reais. Disse ainda que o “Iprem está na UTI”. “Nós estamos à beira da insolvência” foi a frase que a Presidente utilizou para encerrar sua fala durante a audiência pública.
Explicando melhor, o Analista Anderson Silva do Iprem detalhou uma situação insustentável por meio de gráficos de evolução da alíquota. “Para o déficit começar a cair é preciso ter uma arrecadação maior que os juros da dívida que o instituto tem” destacou o servidor.
Aumento na idade para aposentadoria e mudança na forma de cálculos foram situações colocadas pelo Instituto.
O vereador Igor Tavares (PSDB) questionou sobre a realização do censo previdenciário e o porquê das dificuldades em realizá-lo, tendo em vista que o mesmo é necessário para uma reforma previdenciária. O censo precisa ser feito pelo próprio servidor, mas segundo a Presidente do Iprem, poucos formulários foram preenchidos.
O vereador Odair Quincote (Patriota) perguntou para a presidente sobre a possibilidade de ter uma previsão para a recuperação do Instituto. Respondendo ao vereador, a Presidente pediu apoio para uma auditoria.
O vereador Reverendo Dionísio (DEM), que participou da Audiência Pública de forma remota perguntou sobre as saídas prováveis para trazer saídas. Ainda falando sobre possíveis soluções, o vereador Miguel Junior Tomatinho (PSDB) comentou sobre a viabilidade em passar os novos servidores para a previdência social. O analista do Iprem destacou alguns estudos e pesquisas que estão sendo feitas.
O presidente da Câmara, vereador Bruno Dias (DEM) reconheceu um “elemento” novo diante de tudo o que já era conhecido pela Câmara de vereadores. Ele ressaltou a prestação de contas do Iprem, que segundo ele teria sido feita por anos de forma irregular. E disse que a Câmara irá tomar medidas sobre o assunto. Ele comentou sobre a possibilidade de criação de um grupo de estudos. O presidente Bruno também se demonstrou preocupado em encontrar soluções. Ele destacou que esse é um momento de os sindicatos se movimentarem.
O vereador Dr. Edson (Cidadania) perguntou sobre o objeto da possível auditoria e se no decorrer da gestão outras auditorias já foram realizadas. O analista do Iprem comentou sobre os trabalhos já realizados, ressaltando que o trabalho de estudos seria uma proposta feita pela Câmara.
O presidente da Comissão que dirigiu a Audiência Pública, vereador Leandro Morais (PSDB) comentou sobre o histórico da intervenção realizada no Iprem no ano de 2018 e fez um paralelo sobre a situação encontrada hoje. Ele destacou que o fato de poder ter ocorrido manipulação de números é uma situação preocupante.
Recordando o caso
A intervenção do Poder Executivo no IPREM foi decretada em 24 de abril de 2018, em decorrência de indícios de irregularidades na carteira de investimentos do instituto, que é uma autarquia previdenciária dos servidores públicos municipais de Pouso Alegre, que se tornou alvo de investigação da Polícia Federal na “Operação Encilhamento”.
Publicado em: 27 de maio de 2021
Publicado por: Karine Pagliarini/Ascom
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...
Na sessão ordinária desta terça-feira (19), por indicação do vereador Ely da Autopeças, a Câmara de Pouso Alegre prestou homenagem a três jovens atletas de skate do município: Letícia Nunes de Almeida, de 19 anos (que não pôde comparecer à ocasião); Maria Eduarda Gonçalves de Freitas Moreira, a D...
Na manhã desta quinta-feira (14), o Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre e a coordenadora do Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) participaram de uma reunião estratégica com representantes do Programa Acessuas Trabalho, da Prefeitura Municipal, e de diversas instituições parceiras, incluind...
Na tarde desta quarta-feira (13), aconteceu na Câmara de Vereadores de Pouso Alegre a segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech. Participara...