Presidente do Iprem, Fátima Belani, chamou a situação da prestação de contas de “desconfortável”, ao apresentar um déficit de aproximadamente 800 milhões de reais. Disse ainda que o “Iprem está na UTI”.
Durante a tarde desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou Audiência Pública para prestação de contas do primeiro quadrimestre do ano de 2021. Prestaram contas a Prefeitura, a Câmara e o Instituto de Previdência Municipal de Pouso Alegre.
A presidente do Iprem, Fátima Belani, chamou a situação da prestação de contas de “desconfortável”, ao apresentar um déficit de aproximadamente 800 milhões de reais. Disse ainda que o “Iprem está na UTI”. “Nós estamos à beira da insolvência” foi a frase que a Presidente utilizou para encerrar sua fala durante a audiência pública.
Explicando melhor, o Analista Anderson Silva do Iprem detalhou uma situação insustentável por meio de gráficos de evolução da alíquota. “Para o déficit começar a cair é preciso ter uma arrecadação maior que os juros da dívida que o instituto tem” destacou o servidor.
Aumento na idade para aposentadoria e mudança na forma de cálculos foram situações colocadas pelo Instituto.
O vereador Igor Tavares (PSDB) questionou sobre a realização do censo previdenciário e o porquê das dificuldades em realizá-lo, tendo em vista que o mesmo é necessário para uma reforma previdenciária. O censo precisa ser feito pelo próprio servidor, mas segundo a Presidente do Iprem, poucos formulários foram preenchidos.
O vereador Odair Quincote (Patriota) perguntou para a presidente sobre a possibilidade de ter uma previsão para a recuperação do Instituto. Respondendo ao vereador, a Presidente pediu apoio para uma auditoria.
O vereador Reverendo Dionísio (DEM), que participou da Audiência Pública de forma remota perguntou sobre as saídas prováveis para trazer saídas. Ainda falando sobre possíveis soluções, o vereador Miguel Junior Tomatinho (PSDB) comentou sobre a viabilidade em passar os novos servidores para a previdência social. O analista do Iprem destacou alguns estudos e pesquisas que estão sendo feitas.
O presidente da Câmara, vereador Bruno Dias (DEM) reconheceu um “elemento” novo diante de tudo o que já era conhecido pela Câmara de vereadores. Ele ressaltou a prestação de contas do Iprem, que segundo ele teria sido feita por anos de forma irregular. E disse que a Câmara irá tomar medidas sobre o assunto. Ele comentou sobre a possibilidade de criação de um grupo de estudos. O presidente Bruno também se demonstrou preocupado em encontrar soluções. Ele destacou que esse é um momento de os sindicatos se movimentarem.
O vereador Dr. Edson (Cidadania) perguntou sobre o objeto da possível auditoria e se no decorrer da gestão outras auditorias já foram realizadas. O analista do Iprem comentou sobre os trabalhos já realizados, ressaltando que o trabalho de estudos seria uma proposta feita pela Câmara.
O presidente da Comissão que dirigiu a Audiência Pública, vereador Leandro Morais (PSDB) comentou sobre o histórico da intervenção realizada no Iprem no ano de 2018 e fez um paralelo sobre a situação encontrada hoje. Ele destacou que o fato de poder ter ocorrido manipulação de números é uma situação preocupante.
Recordando o caso
A intervenção do Poder Executivo no IPREM foi decretada em 24 de abril de 2018, em decorrência de indícios de irregularidades na carteira de investimentos do instituto, que é uma autarquia previdenciária dos servidores públicos municipais de Pouso Alegre, que se tornou alvo de investigação da Polícia Federal na “Operação Encilhamento”.
Publicado em: 27 de maio de 2021
Publicado por: Karine Pagliarini/Ascom
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre irá realizar nesta quinta-feira (19), às 18h, Sessão Extraordinária, para apreciação da seguinte matéria: LEITURA DO RELATORIO FINAL DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO (CPI) QUE TEM COMO FINALIDADE APURAR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NO CONTRATO, CELEBRADO E...
Na tarde desta terça-feira (17), a secretaria legislativa da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre recebeu o primeiro registro para disputa da Mesa Diretora - 2025. O grupo apresenta Dr. Édson - Republicanos como presidente. A sessão que definirá o resultado ocorrerá no dia 1° de janeiro de...
O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV, a Associação Sul Mineira das Empresas Revendedoras de Insumos Agropecuários – ASMERIA e a Associação dos Bataticultores do Sul do Estado de Minas Gerais – ABASMIG comemoram nesta segunda-feira (16) o 25º aniversário da Central...
Na manhã desta sexta-feira (13), os vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em Pouso Alegre nas Eleições 2024 foram diplomados pela Justiça Eleitoral na Câmara Municipal. Eles tomarão posse no dia 1º de janeiro. A cerimônia foi conduzida pelo chefe do Cartório Eleitoral de Pouso Alegre,...
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Pouso Alegre, que apura possíveis irregularidades no contrato nº 89/2023 firmado entre a Prefeitura e a empresa Engetech, avançou nesta semana com os depoimentos dos envolvidos no caso. As sessões ocorreram nas tardes de quarta...
O Centra de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, a Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) e o programa Acessuas Trabalho, da Prefeitura Municipal, apoiam a realização do último processo seletivo de 2025 em Pouso Alegre, da farmacêutica União Química, com diversas...