Na noite dessa segunda-feira, 30 de agosto, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma reunião no Mercado Municipal, com o objetivo de escutar a posição dos comerciantes do local a respeito da reforma prevista para acontecer no prédio.
Dado início a reunião, o primeiro a utilizar da palavra foi o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Renato Torres, que fez uma exposição do projeto que pretende revitalizar o Mercado Municipal. De acordo com o Secretário, várias cidades foram visitadas para a elaboração do projeto e a população também foi ouvida. Para Torres a preocupação é aumentar o movimento do local sem que o prédio passe muito tempo fechado, evitando assim, o prejuízo aos comerciantes.
Posteriormente alguns comerciantes fizeram considerações em relação ao projeto, João Francisco Alves de Oliveira falou sobre o sistema elétrico que precisa passar por reforma urgentemente, bem como os banheiros e a rede hidráulica e ressaltou ainda “que muitos comerciantes que não participaram da reunião são contrários ao projeto de revitalização apresentado pela Prefeitura”.
Para o Presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Mário Lúcio de Barros, é preciso “olhar todos os lados”. Barros ainda disse que todos estão tendo a oportunidade de dar opinião no projeto e que a reforma não irá prejudicar os comerciantes.
O Ex-vereador de Pouso Alegre, Sérgio Garcia, que também participou da reunião lembrou a importância do Mercado Municipal e disse que “é preciso debater o assunto para não haver arrependimento e ressaltou que o trabalho deve ser fiscalizado”.
Posteriormente foi a vez dos vereadores se pronunciarem. Oliveira Altair (DEM) lembrou a última reforma ocorrida no local, que na opinião dele, prejudicou os comerciantes e disse que o Legislativo irá fiscalizar as obras. Ele ainda falou da importância desse tipo de reunião onde se trata a concretização das reformas.
Raphael Prado (DEM) parabenizou a mudança de postura do Poder Executivo, que vem discutindo o projeto com os permissionários e, também, os vereadores que se dispuseram em ir até ao local para escutar os comerciantes. O vereador ainda ressaltou que há interesse da Câmara em concretizar as melhorias no Mercado.
Paulo Henrique Pereira Alves (PT) comentou a importância da reunião e da iniciativa do Poder Executivo em efetuar as necessárias melhorias no prédio do Mercado. Ele ainda ressaltou que todos devem participar da elaboração do projeto, para melhorá-lo no que for preciso, e que os permissionários devem participar da associação para definir a questão da reforma, conscientizando-se de “que temos direitos, mas também deveres”. O vereador ainda considerou que devem ser feitas as adequações no que é de urgência e sugeriu ao Secretário, que seja previsto no contrato que a empresa faça a reforma com planejamento, para que o prazo seja cumprido, não trazendo prejuízos aos permissionários.
Laércio Poteiro (PTB) lembrou que toda mudança gera desconforto e disse que enxerga falhas com relação ao projeto, como o estacionamento e a faixa de pedestres. Ele ainda questionou sobre a utilização dos banheiros por mendigos, que “utilizam até para lavar roupas e acabam afetando a estrutura do Mercado”. O vereador também considerou que deve ser realizado um sorteio para situar cada permissionário e que deve ser composta uma comissão para fiscalizar a execução das obras de reforma. Para Poteiro, deve ser feita uma relação de dias parados, com imposição de multa e que se deve ter cautela por tratar de um projeto ambicioso e futurista.
Rogéria Ferreira (PMDB) parabenizou a atuação do Secretário Renato Torres e disse que acredita que a reforma no Mercado será uma das melhores reformas da administração de Agnaldo Perugini. A vereadora ainda lembrou que “há até excursão ao Mercado Municipal de São Paulo” e que todos ficam satisfeitos em ver a organização das frutas e legumes, onde tudo é setorizado. Ela também disse que o prazo é importante, mas que os comerciantes devem fazer um planejamento familiar e considerar que o retorno será benéfico. Rogéria ainda lembrou que todo lugar onde se tem associação se fortalece.
Fabrício Machado (PT) ressaltou a conversa do Prefeito com os comerciantes, bem como a importância da reunião organizada pelos vereadores. O vereador considerou o projeto espetacular e disse que ele “vai alavancar o ponto turístico, aumentando o fluxo de venda”. Ele ainda lembrou a questão do acesso, das normas da ABNT e relembrou as charretes que existiam próximo ao local, que faziam a entrega de mercadorias. Para o vereador os permissionários que não estiveram presentes devem ser convencidos de que serão beneficiados com a reforma. Fabrício Machado ainda falou da necessidade da área de embarque e desembarque de mercadorias.
Marcos Vinícius Teixeira (PSB) lembrou que o interesse das famílias deve prevalecer e que grande parte de grandes comércios antigos da cidade fraquejou, porque não quis apostar no desenvolvimento e fazer investimento. Para ele “o Mercado ainda é referência de bons produtos, o que ajuda a mantê-lo” e que o maior interesse é o da população, que quer se sentir bem quando vai ao Mercado. Marcus Teixeira disse que o mercado de São Paulo é uma boa referência em organização e setorização. Ele também comentou que nos órgãos públicos a reforma total é complicada, mas considerou que partir para a reforma parcial não será bom, exemplificando problemas que se arrastam por diversos anos.
O vereador Moacir Franco (PTB), falou da importância da participação popular e parabenizou a postura do Secretário. O vereador ainda disse que a Câmara deve apoiar as ações do Executivo com vistas às melhorias pretendidas e que Pouso Alegre polariza 47 cidades da região, o que a torna um potencial incentivador do comércio. Moacir Franco ainda falou do comércio dos supermercados, que vendem mais caro e que têm condições de pagar pessoal para expor. Para o vereador as pessoas que têm mais poder aquisitivo querem um local organizado para adquirir os produtos. Ele também ressaltou que os permissionários devem propor um prazo para a conclusão da obra.
Dulcinéia da Costa, que estava representada por sua assessora, Ana Cecília, manifestou a certeza de que a obra é um empreendimento que vai dar certo.
O Presidente da Câmara, Frederico Coutinho, (PSB) parabenizou a todos os presentes pela participação e falou da função da Câmara em acompanhar o processo. O vereador comentou que “o projeto recebeu as devidas adequações sendo de suma importância a participação de todos na elaboração do mesmo”. Fred Coutinho ressaltou ainda que não há certeza da liberação do dinheiro para a realização das obras, o que deve ser foco da preocupação de todos. Para ele é preciso atentar para a forma como será realizada a licitação, dando-se a correta destinação aos recursos públicos e falou que a Câmara irá votar a Lei Orçamentária Anual. Para o vereador, pelo menos o que é mais urgente deve estar previsto na Lei Orçamentária.
ASCOM/ Karine Pagliarini
Publicado em: 31 de agosto de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (15), a Câmara de Pouso Alegre aprovou o requerimento nº 54/2025, de autoria dos vereadores Leandro Morais, Israel Russo e Fred Coutinho. O documento solicita a convocação da Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento, para...
Checar é responsabilidade. Espalhar fake news é crime! Salve este número nos seus contatos: (35) 3429-6518. Este é o WhatsApp oficial da Ascom da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Recebeu alguma informação sobre a Câmara e ficou em dúvida? Encaminhe para a gente! Estamos aqui para esclarecer e...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, na última terça-feira (8), o pedido de vistas dos vereadores Dionísio Pereira e Oliveira a dois projetos de lei que dispõem sobre a tradição do rodeio no município. De autoria dos vereadores Leandro Morais e Fred Coutinho, os PLs tratam da regulamentaçã...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei nº 8.003/2025, de autoria do vereador Delegado Renato Gavião, que estabelece novas regras para o controle de ruídos provocados por escapamentos adulterados em motocicletas e automóveis.O projeto proíbe a circulação...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu, nesta quinta-feira (3), o segundo dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento reuniu importantes lideranças femininas para discutir temas fundamentais sobre a presença e a atuação das mulheres nos espaços de poder. A abertura ficou a cargo do...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu ontem, quarta-feira (3), o primeiro dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento, realizado no Plenário da Câmara, reuniu lideranças femininas para debater temas fundamentais relacionados à participação da mulher na política, como a promoção da equ...