Os vereadores de Pouso Alegre abordaram assuntos diferenciados durante o uso da Tribuna na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 28 de setembro, porém, a maioria deles comentou sobre a importância da conscientização na hora de ir às urnas.
A primeira vereadora a fazer uso da palavra foi Rogéria Ferreira (PMDB), que começou seu discurso sugerindo a nomeação do Centro de Convivência do Idoso, de Agostinho Ribeiro da Silva. Agostinho faleceu na semana passada e participava das atividades promovidas pelos grupos de terceira idade que se reúnem no Centro de Convivência do Idoso. Rogéria Ferreira também agradeceu pelos votos que a elegeu como a vereadora mais atuante de Pouso Alegre. Já sobre as eleições, ela disse que é preciso deixar de lado a política de maus princípios e destacou que muitos políticos preferem a parte da população que pode ser manipulada.
Paulo Henrique Pereira Alves (PT) elogiou o trabalho da arquidiocese de Pouso Alegre, que desenvolveu um folheto informativo sobre a política. Já sobre a Prestação de Contas da Prefeitura, do ano de 2009, o vereador disse que o relatório apresentado pelo Grupo União foi baseado em dados de um arquivo que já foi modificado e que o Tribunal de Contas está em contato com o Executivo para dar orientações. Paulo Henrique ainda destacou que o que a Câmara deve julgar é o relatório final do Tribunal de Contas e que as correções são de costume. Outro assunto tratado pelo parlamentar foi o Código tributário, segundo ele, vários órgãos foram convidados para uma reunião onde o Projeto seria discutido, mas não compareceram. O vereador ainda informou que Leis Paralelas serão enviadas pelo Executivo.
Laércio Poteiro (PTB) comentou uma reivindicação realizada pela população em relação a algumas alterações feitas no trânsito da Praça Tiradentes, no centro da cidade e esclareceu que busca sempre melhorias para o Município. O vereador lembrou ainda sobre os vários pedidos de melhoria feitos por ele e cobrou mudanças. Já sobre a Prestação de Contas do Município o vereador pediu que o caso seja esclarecido pela Prefeitura. Outro assunto tratado pelo vereador foi sobre a creche do bairro Santa Edwiges, onde segundo ele, possui muitas goteiras. Além disso, Laércio Poteiro cobrou reparos nas estradas rurais.
Hélio da Van (PT) comentou sobre o incêndio ocorrido na mata de acesso ao Cristo em Pouso Alegre e criticou o trabalho de alguns órgãos, que para ele, foram ineficientes. Sobre as eleições, o vereador disse que é preciso que a população escolha seus representantes com consciência.
O Projeto “Ficha Limpa” foi o assunto que abriu o discurso feito por Fabrício Machado (PT). O vereador ainda criticou a falta de informação das pessoas e disse que é preciso espalhar uma boa política. Outro assunto tratado pelo Parlamentar foi sobre a obra de um condomínio em Pouso Alegre, da qual ele pediu explicações sobre o projeto de esgoto. Fabrício Machado encerrou seu pronunciamento dizendo que é preciso implementar políticas públicas atuais no país.
O presidente, Frederico Coutinho (PSB), disse que é importante debater assuntos ligados ao Município e lembrou sobre as funções do Executivo e Legislativo. Já sobre a Prestação de Contas, ele afirmou que é preciso debater o assunto no Plenário e destacou que não há uma nova análise do orçamento protocolada na Casa.
Oliveira Altair (DEM) comentou sobre a importância da conscientização das pessoas na hora de ir às urnas e lembrou que é preciso escolher representantes do Município, bem como divulgar àqueles que cometeram irregularidades. Outro assunto tratado por Oliveira Atair foi sobre a falta de manutenção na estrada do bairro Pantano, que segundo ele, teve problemas por causa da chuva. O vereador ainda disse que apesar da Prefeitura ter material para realização de obras nas estradas da zona rural, elas não são realizadas.
Moacir Franco (PTB) lembrou a homenagem realizada no início da semana ao Conservatório Estadual de Música e ressaltou a importância da escola para a região. Sobre as eleições, ele disse que é preciso consciência e fez algumas ponderações em relação aos inúmeros votos para candidatos de fora da cidade.
Raphael Prado (DEM) comentou a importância do Hospital das Clínicas Samuel Libânio para a região e disse que é preciso que os vereadores comprem a briga para conseguir mais espaço para o hospital. Para o vereador o ideal é que seja realizada uma parceria entre Município e Estado, para que o Hospital possa ser ampliado. Já sobre a falta de pagamento das bolsas de estudo distribuídas pela Prefeitura, Raphael Prado destacou que os juros, por falta de pagamento, prejudicam os alunos.
Marcus Vinícius Teixeira (PSB) falou sobre a falta de médicos na rede municipal de saúde, que para ele, a causa estaria na baixa remuneração oferecida pelo Município e exemplificou cidades menores que oferecem melhores salários aos profissionais. Finalizando seu pronunciamento, Marcus Teixeira, comentou sobre as eleições e disse que quem não gosta de política, permite ser administrado.
ASCOM/ Karine Pagliarini
Publicado em: 29 de setembro de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...
Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...
Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre. Na ocasião, os presente...
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...