A Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados realizou, na quinta-feira (24) o seminário “TV Câmara, 25 anos o futuro da televisão”. Fundada em 1998, a TV Câmara foi criada para transmitir as discussões e votações do Plenário e das comissões da Câmara dos Deputados. Ao longo desses 25 anos evoluiu também para a produção de programas, entrevistas e debates.
A ideia do seminário foi dar maior visibilidade para o papel da TV Câmara na vida dos brasileiros e discutir a importância de ampliar o seu alcance.
A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre, representada pela sua Diretora da Comunicação, Karine Pagliarini, participou do Seminário em Brasília e conta que "sobre o futuro da TV Aberta no Brasil, há expectativa da implantação da chamada TV 3.0 em 2025. O novo modelo vai permitir a produção de conteúdo audiovisual imersivo e personalizável, incluindo acessibilidade, interação por gestos e voz". O marco regulatório vem sendo debatido pelo Ministério das Comunicações.
No seminário foi destacada ainda a importância da programação das emissoras estarem disponíveis em Multiplataformas Digitais. Hoje, por exemplo, o Canal da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre no YouTube disponibiliza toda a programação da emissora de tv e ainda notifica os inscritos quanto a novos conteúdos e transmissões ao vivo.
Outro tema abordado no seminário foi a contribuição da TV Pública no combate a desinformação na política e o futuro da TV com Danilo Rothberg - Professor na Unesp e Natália Leal - CEO e Diretora de Produto da Agência Lupa.
O encontro também abordou as tendências de consumo de TV e do telejornalismo com Eduardo Brandini - Diretor de Parcerias do YouTube Brasil e Letícia Renault - Professora na UnB, que defenderam a permanência da televisão no futuro e negaram a possibilidade de sua substituição pelas redes sociais.
Gestão, governança e inclusão, também fizeram parte do debate com Luciana Rivelli - Presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas - Astral e Diretora Administrativa da Câmara Municipal de Jundiai - SP,
Rosane Borges - Pesquisadora na USP e consultora em Gênero e Raça da TV Globo e Luciana Moser - Presidente da Alcap – Associação Latino-Americana de Comunicação dos Parlamentos.
Já o assunto "para onde vai a tecnologia da TV" esteve no painel liderado por Marcelo Moreno - Pesquisador visitante Fraunhofer IIS e professor na UFJF, Roberto Franco - Líder da área de Assuntos Regulatórios e Institucionais do SBT e Samuel Possebon - Editor da Teletime.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), representada pelo seu presidente, Carlos Baigorri, também participou do Seminário.
Baigorri reforçou que o livre fluxo de ideias é um dos pilares da democracia, com um regime democrático sendo possível somente quando se tem o debate aberto e a garantia do acesso à informação.
“A Anatel está irmanada com a TV Câmara nessa visão e nesse objetivo porque é por meio das redes de telecomunicações que nós promovemos esse livre fluxo de informação, garantindo o acesso à internet, o acesso ao rádio, à televisão e às diversas mídias que permitem que a sociedade brasileira tenham acesso à informação especialmente sobre aquilo que acontece na casa do povo”, declarou.
Compondo a mesa de abertura do evento ao lado do deputado Jilmar Tatto – atual secretário de Comunicação da Câmara –, o presidente da Agência reforçou a necessidade de continuar levando informação “sem filtro e direta para o cidadão brasileiro” de forma a fortalecer a sociedade e a democracia.
Ainda durante a semana de comemorações dos 25 anos da TV Câmara, um estúdio interativo foi criado no Espaço Mário Covas, no saguão de acesso ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados, onde visitantes, deputados, servidores e colaboradores da Câmara foram convidados a participar de uma gravação, deixando sua mensagem à TV Câmara. A Diretora da Comunicação da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre deixou a sua mensagem gravada. Em Pouso Alegre a TV Câmara Federal é transmitida no canal 18.1, mantido no ar pela Câmara de vereadores.
Já o segundo dia do encontro foi marcado pela reunião da Rede Legislativa de Rádio e Tv que teve como pauta a TV 3.0, Atualizações da Rede Legislativa, Programa Digitaliza Brasil, Pendências de Licenciamento e Responsabilidade Técnica, Expansão e ECAD.
Na oportunidade, Karine Pagliarini, que também ocupa a cadeira de Secretária Geral na diretoria da Astral, compôs a Mesa de trabalhos juntamente com a Michele Gramacho - 3° Vice-presidente da Astral e Diretora da TV Assembleia da Bahia, e Érico da Silveira - Vice-presidente da Astral e Diretor da TV Senado. A reunião foi direcionada pelo Carlos Eduardo Neiva Melo - Supervisor da Rede Legislativa, Engenheiro de Telecomunicação na Câmara dos Deputados e Conselheiro Técnico da Atral.
Ao final do encontro os presentes ainda visitaram os estúdios da TV e Rádio da Câmara Federal e TV e Rádio do Senado.
Publicado em: 30 de agosto de 2023
Publicado por: Ascom/ Karine Pagliarini
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre irá realizar nesta quinta-feira (19), às 18h, Sessão Extraordinária, para apreciação da seguinte matéria: LEITURA DO RELATORIO FINAL DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO (CPI) QUE TEM COMO FINALIDADE APURAR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NO CONTRATO, CELEBRADO E...
Na tarde desta terça-feira (17), a secretaria legislativa da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre recebeu o primeiro registro para disputa da Mesa Diretora - 2025. O grupo apresenta Dr. Édson - Republicanos como presidente. A sessão que definirá o resultado ocorrerá no dia 1° de janeiro de...
O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV, a Associação Sul Mineira das Empresas Revendedoras de Insumos Agropecuários – ASMERIA e a Associação dos Bataticultores do Sul do Estado de Minas Gerais – ABASMIG comemoram nesta segunda-feira (16) o 25º aniversário da Central...
Na manhã desta sexta-feira (13), os vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em Pouso Alegre nas Eleições 2024 foram diplomados pela Justiça Eleitoral na Câmara Municipal. Eles tomarão posse no dia 1º de janeiro. A cerimônia foi conduzida pelo chefe do Cartório Eleitoral de Pouso Alegre,...
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Pouso Alegre, que apura possíveis irregularidades no contrato nº 89/2023 firmado entre a Prefeitura e a empresa Engetech, avançou nesta semana com os depoimentos dos envolvidos no caso. As sessões ocorreram nas tardes de quarta...
O Centra de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, a Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) e o programa Acessuas Trabalho, da Prefeitura Municipal, apoiam a realização do último processo seletivo de 2025 em Pouso Alegre, da farmacêutica União Química, com diversas...