A Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados realizou, na quinta-feira (24) o seminário “TV Câmara, 25 anos o futuro da televisão”. Fundada em 1998, a TV Câmara foi criada para transmitir as discussões e votações do Plenário e das comissões da Câmara dos Deputados. Ao longo desses 25 anos evoluiu também para a produção de programas, entrevistas e debates.
A ideia do seminário foi dar maior visibilidade para o papel da TV Câmara na vida dos brasileiros e discutir a importância de ampliar o seu alcance.
A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre, representada pela sua Diretora da Comunicação, Karine Pagliarini, participou do Seminário em Brasília e conta que "sobre o futuro da TV Aberta no Brasil, há expectativa da implantação da chamada TV 3.0 em 2025. O novo modelo vai permitir a produção de conteúdo audiovisual imersivo e personalizável, incluindo acessibilidade, interação por gestos e voz". O marco regulatório vem sendo debatido pelo Ministério das Comunicações.
No seminário foi destacada ainda a importância da programação das emissoras estarem disponíveis em Multiplataformas Digitais. Hoje, por exemplo, o Canal da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre no YouTube disponibiliza toda a programação da emissora de tv e ainda notifica os inscritos quanto a novos conteúdos e transmissões ao vivo.
Outro tema abordado no seminário foi a contribuição da TV Pública no combate a desinformação na política e o futuro da TV com Danilo Rothberg - Professor na Unesp e Natália Leal - CEO e Diretora de Produto da Agência Lupa.
O encontro também abordou as tendências de consumo de TV e do telejornalismo com Eduardo Brandini - Diretor de Parcerias do YouTube Brasil e Letícia Renault - Professora na UnB, que defenderam a permanência da televisão no futuro e negaram a possibilidade de sua substituição pelas redes sociais.
Gestão, governança e inclusão, também fizeram parte do debate com Luciana Rivelli - Presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas - Astral e Diretora Administrativa da Câmara Municipal de Jundiai - SP,
Rosane Borges - Pesquisadora na USP e consultora em Gênero e Raça da TV Globo e Luciana Moser - Presidente da Alcap – Associação Latino-Americana de Comunicação dos Parlamentos.
Já o assunto "para onde vai a tecnologia da TV" esteve no painel liderado por Marcelo Moreno - Pesquisador visitante Fraunhofer IIS e professor na UFJF, Roberto Franco - Líder da área de Assuntos Regulatórios e Institucionais do SBT e Samuel Possebon - Editor da Teletime.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), representada pelo seu presidente, Carlos Baigorri, também participou do Seminário.
Baigorri reforçou que o livre fluxo de ideias é um dos pilares da democracia, com um regime democrático sendo possível somente quando se tem o debate aberto e a garantia do acesso à informação.
“A Anatel está irmanada com a TV Câmara nessa visão e nesse objetivo porque é por meio das redes de telecomunicações que nós promovemos esse livre fluxo de informação, garantindo o acesso à internet, o acesso ao rádio, à televisão e às diversas mídias que permitem que a sociedade brasileira tenham acesso à informação especialmente sobre aquilo que acontece na casa do povo”, declarou.
Compondo a mesa de abertura do evento ao lado do deputado Jilmar Tatto – atual secretário de Comunicação da Câmara –, o presidente da Agência reforçou a necessidade de continuar levando informação “sem filtro e direta para o cidadão brasileiro” de forma a fortalecer a sociedade e a democracia.
Ainda durante a semana de comemorações dos 25 anos da TV Câmara, um estúdio interativo foi criado no Espaço Mário Covas, no saguão de acesso ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados, onde visitantes, deputados, servidores e colaboradores da Câmara foram convidados a participar de uma gravação, deixando sua mensagem à TV Câmara. A Diretora da Comunicação da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre deixou a sua mensagem gravada. Em Pouso Alegre a TV Câmara Federal é transmitida no canal 18.1, mantido no ar pela Câmara de vereadores.
Já o segundo dia do encontro foi marcado pela reunião da Rede Legislativa de Rádio e Tv que teve como pauta a TV 3.0, Atualizações da Rede Legislativa, Programa Digitaliza Brasil, Pendências de Licenciamento e Responsabilidade Técnica, Expansão e ECAD.
Na oportunidade, Karine Pagliarini, que também ocupa a cadeira de Secretária Geral na diretoria da Astral, compôs a Mesa de trabalhos juntamente com a Michele Gramacho - 3° Vice-presidente da Astral e Diretora da TV Assembleia da Bahia, e Érico da Silveira - Vice-presidente da Astral e Diretor da TV Senado. A reunião foi direcionada pelo Carlos Eduardo Neiva Melo - Supervisor da Rede Legislativa, Engenheiro de Telecomunicação na Câmara dos Deputados e Conselheiro Técnico da Atral.
Ao final do encontro os presentes ainda visitaram os estúdios da TV e Rádio da Câmara Federal e TV e Rádio do Senado.
Publicado em: 30 de agosto de 2023
Publicado por: Ascom/ Karine Pagliarini
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Elizelto Guido Pereira, nascido em 1980, na cidade de Pouso Alegre, é filho de Josino Guido Pereira e Rosalina Pereira e casado com Camila Silva de Oliveira Pereira. Reside desde seu nascimento no Bairro dos Ferreiras, zona rural de Pouso Alegre, onde dedicou sua vida à agricultura, profissão apr...
Acontece hoje, quarta-feira (22), a primeira reunião da Comissão de Administração Financeira e Orçamentária da nova legislatura, que será transmitida às 16h30 pela TV Câmara (canal digital 18.2 e YouTube) e pela Rádio Legislativa FM 96,7. Acompanhe!
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...