Vereadores entregam Moção de Aplauso a Mestre Pouso-alegrense pelo primeiro lugar em Campeonato de Faixas-Preta.
Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, desta terça-feira (19), foi entregue uma Moção de Aplauso nº53/2011, assinada por todos os vereadores, ao Mestre Wilson Brandão pela conquista do 1º lugar na XI Copa Brasil Internacional e II Campeonato Nacional Faixas-Pretas, realizado no município de Santa Isabel (SP). Os parlamentares também desejaram a todos os Pousos-alegrenses uma feliz páscoa, que será comemorada no próximo domingo, dia 24 de abril.
A vereadora Dulcinéia Costa (PV) voltou a comentar a construção de algumas creches no município. A novidade é que foi publicado o edital para construção da creche do bairro Cidade Jardim e Aristeu Costas Rios. A licitação irá ocorrer no início de maio. Sobre o Estatuto do Servidor, a vereadora informou que oito das dez emendas encaminhadas à Administração foram aprovadas pelo Prefeito.
Uma das emendas diz respeito a amplificação da carga do servidor de seis para oito horas. De acordo com Dulcinéia, o artigo não obriga os servidores e sim os autoriza a aumentar a carga de trabalho mediante autorização do Executivo. A vereadora informou que o aumento da carga horária pode chegar a um reajuste de 33% ao salário básico do servidor.
Na semana passada a EPTV de Varginha veiculou uma matéria onde o Laércio Poteiro (PTB) apresentou documentos, que segundo ele, comprovam mais de 4 (quatro) milhões de divida do Estádio do Mandu. De acordo com o vereador, ao final da matéria foi dada uma nota da assessoria da Prefeitura informando que não existe divida por parte da Administração Pública.
Laércio apresentou, durante o uso da tribuna, documentos que afirmam que a Prefeitura de Pouso Alegre foi condenada, em ação judicial, a pagar a empresa Via Engenharia mais de 4 milhões. O vereador disse que aguarda uma resposta da Administração Pública, a fim de esclarecer o assunto.
O vereador Marcus Teixeira (PSB) comentou que sua filha esteve doente nos últimos 20 dias e por isso ele não pôde comparecer às sessões da Casa. Teixeira aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que com carinho, competência, compreensão e oração ajudaram na recuperação de sua filha.
A Audiência Pública que tratou do uso do Estádio para realização de eventos foi abordada por Teixeira. De acordo com o vereador, que afirmou ser grande incentivador do esporte, o único Estádio no estado de Minas que pode competir com o Mandu é o Estádio de Uberlândia. Teixeira afirmou que não é contra a realização dos eventos, porém disse que é necessário ter o Estádio liberado para atividades esportivas, através de um calendário. ”Não tem problema encaixar shows nos intervalos dos jogos.”
A visita do vereador Fabrício Machado (PT) à XI Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech) foi apresentada aos colegas vereadores e telespectadores da TV Câmara através de fotos e vídeos. No último final de semana (16/17), Fabrício esteve na Reatech acompanhando representantes de entidades locais, alunos de fisioterapia e o time de basquete sob rodas de Pouso Alegre.
O vereador comentou algumas novidades, como cinema para cegos e disse que a Administração Pública precisa adquirir automóveis adaptados, especialmente para as secretarias de Saúde e Educação. De acordo com Fabrício, o time de basquete sob rodas jogou com a seleção de São Paulo. Esta foi a primeira vez que o time participou de uma competição.
O vereador Raphael Prado (DEM) comentou que em conversa com o Prefeito cobrou a volta dos contentores de lixos no município. Prado informou o início das reformas e revitalização das praças do município. Cerca de nove praças serão restauradas. O vereador informou ainda que saiu a liberação da última licença ambiental para o início das obras da Dique II.
Outra observação feita pelo vereador foi a vinda de uma empresa chinesa para o município, de acordo com Prado será o maior investimento da China no Brasil. O vereador informou que a empresa irá gerar cinco mil empregos e o início das obras está programado para acontecer um julho, sendo que a empresa deve começar a funcionar no início de janeiro do próximo ano.
Durante seu discurso, o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) comentando que um Senador de Minas não quis fazer o teste do bafômetro em uma blitz no Rio de Janeiro no último final de semana. Na ocasião o político dirigia uma Land Rover, o automóvel consta como sendo de uma emissora de rádio de Belo Horizonte. Paulo Henrique comentou ainda que a irmã do senador é sócia majoritária da rádio.
O vereador criticou o governo estadual de Minas Gerais e a criação de várias leis delegadas no estado. A Lei Delegada permite que o chefe do Poder Executivo crie leis, em caso de relevância e urgência, quando a produção de uma lei ordinária levaria muito para dar resposta à uma situação.
A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) solicitou que o Executivo envie à Casa o resultado do orçamento participativo, os locais e as obras que serão realizadas. Sobre as duas emendas ao Estatuto do Servidor recusadas pelo Executivo, Rogéria disse que foi proposto que elas seriam aceitas, caso os vereadores concordassem com a permanência de dois artigos no Estatuto do Servidor, sendo um deles o artigo nº203 que trata do aumento da carga horária.
A vereadora comentou o curso ministrado pela Gerência Regional de Saúde, no Plenário da Câmara nesta terça-feira. O assunto abordado durante o encontro foi humanização na saúde. Representantes de 54 municípios da região participaram do evento. De acordo com Rogéria, ela pôde observar que a secretaria de Saúde de Pouso Alegre não estava presente no encontro.
Para o vereador Oliveira Altair (DEM), falta parlamentares comprometidos com o município, estado e país. Ele disse que muitos políticos corruptos continuam no poder, dificultando a conquista de melhorias para a população. Para o vereador é preciso leis severas contra crimes do colarinho branco. Oliveira comentou a criação de vários cargos de confiança que são ocupados por pessoas que fazem mau uso do dinheiro público.
O vereador Oliveira pediu ainda que a Administração Pública invista na Educação e no Esporte a fim de afastar as crianças e os jovens dos caminhos da marginalidade e das drogas.
-Assista às sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
ASCOM /Câmara Municipal
Publicado em: 21 de abril de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dr. Edson Em sua terceira legislatura consecutiva, Dr. Edson tem sólida experiência jurídica e especializações em áreas como Direito Constitucional e Ciências Jurídicas, que embasam tecnicamente suas falas, discussões parlamentares e projetos de lei. Com a marca de 29 projetos aprovado...
A primeira semana de trabalho do novo presidente da Câmara de Pouso Alegre foi marcada por ações de diálogo e planejamento junto aos servidores do Legislativo Municipal. Em sua agenda inicial, o presidente Dr. Edson reafirmou seu compromisso com a transparência e a construção coletiva, promovendo...
Nesta primeira semana do ano a Mesa Diretora da Câmara de Pouso Alegre faz algumas definições importantes, como nomeações de comissões permanentes e diversas outras ações que marcam o início da gestão presidida pelo vereador Dr. Edson - Republicanos. Nesta sexta-feira (03), o Presidente nomeou o...
Na noite de quarta-feira (1), após a cerimônia de instalação e posse na Câmara de Pouso Alegre, aconteceu a eleição da Mesa Diretora para a sessão legislativa de 2025. Concorreram duas chapas. A primeira, composta pelos vereadores Dr. Edson (presidente), Renato Gavião (1º vice-presidente); Lívia...
Na noite de ontem, quarta-feira (1), os 15 vereadores eleitos em 2024 tomaram posse na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Presidiu a Sessão Solene de Posse o vereador Oliveira (Republicanos), o mais velho da Casa, conforme estabelecido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal. Os trabalhos da se...
Nesta quarta-feira (1), a poucas horas da Sessão Solene de Posse, que é seguida pela sessão que define a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre em 2025, foi protocolada na Secretaria Legislativa uma segunda chapa para concorrer à Mesa. A chapa é formada pelos seguintes parlamen...