A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira (28), a proposta do Vereador Leandro Morais (PSDB), que passa a denominar-se RUA PASTOR AGRIPINO GREGÓRIO DAMACENO a atual Rua 05, com início na Rua 04, e com o término na Rua Domingos Balducci Filho, localizada no bairro Portal Vila Verde II.
Agripino Gregório Damaceno nasceu em 14 de outubro de 1939, no distrito Luminosa, no município de Brazópolis, Minas Gerais, filho de José Gregório Damaceno e Maria Antônia de Oliveira. Ele cresceu junto com seus irmãos: Benedito, José (em memória), Sebastião (em memória), e Armando.
Na juventude, Agripino mudou-se para o interior de São Paulo, mais especificamente para a cidade de Quatá, onde trabalhou como produtor rural. Posteriormente, ele se mudou para Santo André - São Paulo, onde encontrou emprego em empresas. Em 1974, deu um novo passo em sua jornada ao trabalhar na General Motors. No entanto, seu sonho maior era se tornar um missionário e pastor. Ele começou a perseguir esse sonho aos 22 anos, saindo da agricultura para estudar em São Paulo e realizar sua vocação religiosa.
Em 30 de dezembro de 1983, Agripino casou-se com Maria das Graças Noronha Damaceno, a quem conheceu em suas visitas a Pouso Alegre, quando ia visitar sua tia Mariana e seu primo Geraldo (conhecido como Coréia).
Agripino foi pai dos filhos: Raquel, Ivone, Sara, Wellington, Selma Regina, Tatiane, e Talita. Além disso, Agripino teve dezenove netos, sendo eles: Isabela, Thainara, Bruno, Dênis (em memória), Gabriel (em memória), Lucas, Danilo, Tiago, Felipe, Nicolas, Lucas, Sthefany, Júlia Caroline, João Pedro, Isaque Fabiano, Emanuel Francisco, Igor, Théo e Rebeca. Também teve oito bisnetos: Nicolly Rafaela, Yasmin Caroline, Arthur Gustavo, Gabriel, Samuel, Daniel, Rafael e Gustavo.
A busca de Agripino pelo conhecimento o levou a obter um diploma de Bacharel em Direito em 1989 e, em 1994, ele recebeu seu diploma em Teologia. Ele também realizou vários cursos de capacitação e trabalhou como corretor de imóveis. No entanto, sua prioridade sempre foi compartilhar a mensagem de Jesus e pregar o evangelho.
A conversão de Agripino a Jesus ocorreu em Marília, São Paulo, durante uma mensagem proferida pelo Pastor Saloví Bernardo, que também o batizou. Sua convicção de chamado veio ao perceber um grupo de pessoas que necessitavam ouvir e conhecer o evangelho.
Morando em São José dos Campos, ele estudou Teologia em São Paulo e serviu como pastor auxiliando diversas igrejas, incluindo a Igreja Batista Jardim Satélite, a Igreja Batista do Parque Industrial e a Congregação Batista do Jardim Imperial.
Em 6 de agosto de 1994, Agripino mudou-se com sua família para Pouso Alegre, para que a esposa Maria das Graças ficasse perto de sua família. Agripino também se dedicou a cuidar de sua tia, que havia ficado cega, e de seu primo.
Em Pouso Alegre, Agripino foi ordenado pastor em 1994 na Primeira Igreja Batista, e em dezembro do mesmo ano, ele foi ordenado e se tornou membro da Ordem de Pastores Batistas do Brasil e da Convenção Batista Mineira.
Na Primeira Igreja Batista de Pouso Alegre, ele auxiliou o Pastor Genevaldo, discipulando novos convertidos. Além disso, ele iniciou novos trabalhos em congregações e igrejas filhas da Primeira Igreja Batista. Agripino realizou trabalho evangelístico em várias cidades, incluindo Careaçu, Ipuiuna, Turvolandia, Borda da Mata, Pouso Alegre e Senador José Bento. Ele também compartilhava a mensagem de Jesus no programa "A Voz da Esperança" na rádio FM 105,1 de segunda a sexta-feira, levando muitos a aceitarem a fé cristã.
Desde sua ordenação em 1994 em Minas Gerais, Agripino exerceu seu ministério pastoral com amor e dedicação. Ele era conhecido por ser um esposo, pai, amigo e servo dedicado a Deus. Agripino era um evangelista e pastor que se preocupava profundamente com as pessoas e as ajudava a conhecer o Evangelho, transformando suas vidas por meio da Palavra de Deus.
Por mais de 30 anos, Agripino serviu fielmente em Minas Gerais, honrando o Senhor e contribuindo para a expansão do reino de Jesus Cristo. Faleceu em 23 de setembro de 2023 deixando um legado de fé e dedicação.
Publicado em: 28 de novembro de 2023
Publicado por: Ascom/ Karine Pagliarini
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre irá realizar nesta quinta-feira (19), às 18h, Sessão Extraordinária, para apreciação da seguinte matéria: LEITURA DO RELATORIO FINAL DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO (CPI) QUE TEM COMO FINALIDADE APURAR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NO CONTRATO, CELEBRADO E...
Na tarde desta terça-feira (17), a secretaria legislativa da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre recebeu o primeiro registro para disputa da Mesa Diretora - 2025. O grupo apresenta Dr. Édson - Republicanos como presidente. A sessão que definirá o resultado ocorrerá no dia 1° de janeiro de...
O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV, a Associação Sul Mineira das Empresas Revendedoras de Insumos Agropecuários – ASMERIA e a Associação dos Bataticultores do Sul do Estado de Minas Gerais – ABASMIG comemoram nesta segunda-feira (16) o 25º aniversário da Central...
Na manhã desta sexta-feira (13), os vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em Pouso Alegre nas Eleições 2024 foram diplomados pela Justiça Eleitoral na Câmara Municipal. Eles tomarão posse no dia 1º de janeiro. A cerimônia foi conduzida pelo chefe do Cartório Eleitoral de Pouso Alegre,...
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Pouso Alegre, que apura possíveis irregularidades no contrato nº 89/2023 firmado entre a Prefeitura e a empresa Engetech, avançou nesta semana com os depoimentos dos envolvidos no caso. As sessões ocorreram nas tardes de quarta...
O Centra de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, a Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) e o programa Acessuas Trabalho, da Prefeitura Municipal, apoiam a realização do último processo seletivo de 2025 em Pouso Alegre, da farmacêutica União Química, com diversas...