A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira (05), por indicação dos vereadores Elizelto Guido (Patriota), Miguel Junior Tomatinho (PSDB) e Ely da Autopeças (União Brasil) a proposta de denominação de logradouro RUA FRANCISCO MARINO MODESTO.
Levará o nome a atual Rua 2, com início na Rua Juiz Paulo Penna de Alvarenga e término na Rua 04, no bairro Residencial Vila Rica II.
Francisco Marino Modesto, filho de Otávio Modesto e Amélia Nora Modesto (Biloca), nasceu no dia 04 de setembro de 1919, na cidade de Pedra Branca-MG, atual Pedralva, e recebeu o título de cidadão Pouso-alegrense em 1974.
Mudou-se com a família para Pouso Alegre aos 10 anos de idade. Com a morte do de seu pai, tornou-se escrivão do crime e arrimo da família aos 19 anos. Depois, seguiu carreira militar, chegando ao posto de sargento e ex-combatente da 2ª guerra mundial, condecorado.
Ministrou aula em vários colégios da cidade, inclusive, foi o primeiro professor de Educação Física do Colégio São José.
Formou-se em Direito na primeira turma da Faculdade de Direito do Sul da Minas(FDSM). Foi o presidente da subsecção da Ordem dos Advogados de Pouso Alegre- MG, por quatro vezes, e membro do Conselho Estadual em outras duas oportunidades. Foi professor universitário na FDSM por quase duas décadas. Recebeu a medalha Des. Hélio Costa pelos relevantes serviços prestados ao Direito e à Justiça.
Nos anos 70, foi presidente do Clube Literário e Recreativo, no seu auge social, por quatro anos e membro da diretoria em muitas outras ocasiões.
Na política, foi eleito vice-prefeito em dois mandatos, além de ser prefeito em exercício. Também ocupou os cargos de Secretário de Assistência Social e Assessor Jurídico e ainda, a Presidência das Agremiações Partidárias.
Foi casado com Ernestina Antunes Modesto durante 67 anos. O casal teve sete filhos, treze netos e cinco bisnetos.
Chiquinho Modesto, que também foi seresteiro, esportista, carnavalesco, trovador, enxadrista, faleceu no dia 07 de fevereiro de 2007, aos 88 anos de idade, deixando muitas saudades a todos que com ele conviveram e o acompanharam nesta trajetória de realizações e dedicação ao próximo.
Publicado em: 05 de dezembro de 2023
Publicado por: Ascom/Karine Pagliarini
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Elizelto Guido Pereira, nascido em 1980, na cidade de Pouso Alegre, é filho de Josino Guido Pereira e Rosalina Pereira e casado com Camila Silva de Oliveira Pereira. Reside desde seu nascimento no Bairro dos Ferreiras, zona rural de Pouso Alegre, onde dedicou sua vida à agricultura, profissão apr...
Acontece hoje, quarta-feira (22), a primeira reunião da Comissão de Administração Financeira e Orçamentária da nova legislatura, que será transmitida às 16h30 pela TV Câmara (canal digital 18.2 e YouTube) e pela Rádio Legislativa FM 96,7. Acompanhe!
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...