Tramita na Câmara de Vereadores de Pouso Alegre - MG, o projeto de resolução que dispõe sobre a Política de Governança Pública no âmbito da Câmara Municipal. A matéria chegou a ser colocada em pauta na última sessão ordinária (05), mas foi retirada pelo Presidente para que os parlamentares pudessem sanar algumas dúvidas colocadas durante a reunião que antecedeu a sessão.
Na manhã deste domingo, a Câmara de Vereadores foi supreendida com uma publicação do veículo "TV UAI", que equivocadamente fala que o PR da Câmara permitirá a contratação de servidores com remuneração de até R$15mil reais. A publicação é falsa!
Segundo o PR, no artigo 2º e em todo o corpo do projeto, a governança e o compliance são instrumentos a serem executados dentro da administração pelos departamentos e setores já existentes. Em nenhum momento o PR trata sobre a criação de cargos ou remuneração.
Cabe ressaltar, que, de acordo com artigo 37 da Constituição Federal, todo e qualquer cargo deve ser criado por lei específica, bem como a fixação remuneratória, o que não está sendo feito pela Câmara.
Além disso, o capítulo VIII, que trata das disposições finais, em seu artigo 21, é claro ao mencionar que a participação no CGOV - Comitê de Governança (formado por servidores da Casa para aplicar políticas de governança) trata-se de uma prestação de serviço público não remunerada.
Segundo o Presidente, Leandro Morais (PSDB), a Câmara irá tomar as providências para que o veículo responsável pela fake news corrija as informações publicadas.
A Governança é um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. São princípios da governança pública: transparência, responsabilidade, confiabilidade, integridade, capacidade de resposta, eficiência com recursos públicos e melhoria regulatória e prestação de contas.
Publicado em: 10 de dezembro de 2023
Publicado por: Ascom/ Karine Pagliarini
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Elizelto Guido Pereira, nascido em 1980, na cidade de Pouso Alegre, é filho de Josino Guido Pereira e Rosalina Pereira e casado com Camila Silva de Oliveira Pereira. Reside desde seu nascimento no Bairro dos Ferreiras, zona rural de Pouso Alegre, onde dedicou sua vida à agricultura, profissão apr...
Acontece hoje, quarta-feira (22), a primeira reunião da Comissão de Administração Financeira e Orçamentária da nova legislatura, que será transmitida às 16h30 pela TV Câmara (canal digital 18.2 e YouTube) e pela Rádio Legislativa FM 96,7. Acompanhe!
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...