Vereadores de Pouso Alegre aprovam Projeto da ZEP
Foi aprovada por nove votos a inclusão do Projeto de Lei n 319/11 na ordem do dia para segunda apreciação. Após a inclusão, o Plenário aprovou o projeto por nove votos. O Projeto de Lei nº 319/11 prevê a ampliação da Zona de Empreendimento de Porte (ZEP), definida na Lei Municipal nº 4.707/2008 (Plano Diretor). A área ampliada é de 1.500,00m (mil e quinhentos metros) e fica na margem esquerda da Rodovia Fernão Dias, BR-381.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) votou contrário ao projeto e afirmou que seu voto está embasado na lei. O vereador solicitou documentos sobre o levantamento do local onde será atingido pela ZEP e questionou se há um estudo sobre a ampliação. O vereador Laércio disse que não é contra a ampliação, mas afirmou que as pessoas atingidas pelas áreas deveriam ter sido consultadas antes da elaboração do projeto.
Para a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) os documentos citados pelo vereador Laércio já deveriam fazer parte do Plano Diretor. Ela afirmou que seu voto seria favorável, tendo em vista o interesse público pela chegada de mais uma empresa no município. Rogéria pediu o encaminhamento das informações solicitadas pelo vereador Laércio e disse que estes documentos são necessários para que a cidade não tenha um crescimento desordenado.
A vereadora Dulcinéia Costa (PV) lembrou que o projeto de lei assegura que proprietários permaneçam com os imóveis inscritos no Incra e garante que a áreas caracterizadas como proteção ambiental fiquem preservadas. Durante sua fala, Dulcinéia deu conhecimento ao parecer favorável da Fundação João Pinheiro.
De acordo com o vereador Frederico Coutinho (PSB) o projeto está incompleto e o Executivo precisa definir algumas medidas da ZEP, que não constam no projeto, como está afirmado no Plano Diretor. O vereador sugeriu que os colegas parlamentares cobrem da Administração Pública que a legislação seja colocada em vigor. “As medidas no mapa de ampliação não estão definidas, o projeto amplia uma área que não existe.”
Para o vereador Paulo Henrique (PT), seu voto ao projeto é favorável devido a sua legalidade. Ele lembrou que a votação do projeto de lei não está condicionada a apreciação de outros projetos que complementam o Plano Diretor. Outra observação do vereador é de que a ZEP fica ao longo da rodovia para não causar impacto nas residências, não comprometer o transito da cidade e causar o mínimo possível de impacto ambiental.
Segundo o Presidente da Câmara, vereador Moacir Franco (PTB), a Mesa Diretora, ao colocar um projeto em votação, está respaldada pelos pareceres jurídicos da Casa de leis e dos pareceres das comissões permanentes da Câmara.
O vereador Fabrício Machado (PT) parabenizou o Comdu, o secretário municipal Renato Torres, as pessoas envolvidas e os vereadores pela importância do projeto para o município.
Denominação de via
Foi aprovado por nove votos, em única votação, o projeto de Lei n 6825/11, de autoria do vereador Frederico Coutinho, de denominação de logradouro público: Rua Rheno de Carvalho Coutinho.
Nascido em 16 de junho de 1925 em Pouso Alegre, estudou o curso primário no colégio São José. Aos 17 anos foi estudar e trabalhar no Rio de Janeiro e trabalhou por 36 na Fábrica Nacional de Vagões AS. Em Cruzeiro, distinguiu-se na parte comunitária, prestando serviços à APAE e deu seu apoio àqueles que precisavam.
Ao se aposentar voltou a sua cidade natal e em seu regresso prestou relevantes serviços na Praça de Esporte sempre valorizando os funcionários e sócios. Trabalhou na Praça de Esporte até os 80 anos e veio a falecer em 19 de novembro de 2006.
Criação de vagas
Foi aprovado em 1ª votação, por nove votos, o Projeto de Lei n 321/11, de autoria do Poder Executivo, que trata da criação 80 vagas para cargos públicos efetivos, sendo 10 para motoristas, 20 para cozinheiros e 50 para monitor de creche.
De acordo com a justificativa do projeto, o número de alunos nas creches têm aumentado nos últimos anos e em todas as creches existem listas de nomes de alunos a espera de vagas e o número de monitores e cozinheiros está aquém do estabelecido pela legislação vigente.
O vereador Frederico pediu que a secretária de educação, o secretário de recursos humanos e o secretário de finanças compareçam a Casa para lhe dar algumas explicações sobre o projeto. O Presidente Moacir Franco pediu que sejam tomadas as devidas providências para a realização da reunião com membros do Executivo, a fim de esclarecer as dúvidas do vereador.
Foram aprovados ainda três projetos de lei e um de resolução concedendo reajuste salarial aos servidores municipais, servidores da Câmara, prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores de Pouso Alegre.
Assista às sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Ascom/Câmara
Publicado em: 25 de maio de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...
1ª Secretária Lívia Macedo Lívia Macedo é mãe de Inácio, professora de Sociologia, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente do PC do B de Pouso Alegre. Participa ativamente de movimentos sociais no município. Buscando transformar as demandas e a...
Na tarde desta quinta-feira (9), quatro vereadores da Câmara de Pouso Alegre realizaram uma coletiva de imprensa na qual apresentaram a intenção de criar uma comissão especial de estudo, com o objetivo de avaliar os contratos da Prefeitura que, segundo eles, podem estar irregulares ou superfat...