Notícias



Câmara aprova Reajuste Salarial para servidores públicos municipais



 

sessão 21 de maioA Sessão Ordinária dessa semana teve início com uma homenagem à 4ª Vara Cívil de Pouso Alegre, que completou 10 anos no dia 16 de maio. O juiz titular, Dr. José Hélio da Silva, e a escrivã Judicial, Regina de Fátima Pereira Reis, representaram todos os servidores recebendo a Moção de Congratulação de todos os vereadores e o Diploma de Honra ao Mérito, homenagem prestada pela presidenta Dulcinéia Costa.

Em seguida, foram votados os Projetos em pauta. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal 10/2013 altera os incisos I e II do § 7º e incisos I, II e III, do § 8º, do artigo 135, da Lei Orgânica do Município de Pouso Alegre. De acordo com a Justificativa, o objetivo do Projeto é organizar os prazos previstos na lei orgânica municipal, para possibilitar primeiro a aprovação do Plano Plurianual e depois apresentar os projetos de LDO e LOA, executando melhor os instrumentos de planejamento estabelecidos dentro dos prazos de envio dos projetos à Câmara Municipal. O Projeto foi aprovado em única votação.

De autoria do Executivo, o Projeto de Lei 501/13, que dispõe sobre a limpeza, conservação, construção de muros e passeios em terrenos particulares do município de Pouso Alegre também foi discutido. De acordo com o projeto, os proprietários de terrenos no perímetro urbano ficarão obrigados a mantê-los limpos e com mato controlado; murar ou cercar com alambrados ou tela de arame, com, no mínimo, 1,50 m de altura; executar a pavimentação do passeio em frente ao terreno ou imóvel, com material não derrapante ou superfície áspera; locais não loteados, com área superior 20 mil m² poderão ser fechados com cerca de arame liso com no mínimo quatro fios e desobrigados da construção imediata do passeio. Constatada a irregularidade, o proprietário será notificado por escrito, com prazo de 90 dias para proceder a regularização, com exceção de pequenos reparos que terão o prazo de 30 dias, com pena de multa. De acordo com a justificativa da Prefeitura, a falta de limpeza nos lotes é foco de aparecimento de insetos e outros animais peçonhentos e descarte de lixo, causando riscos à saúde da população. O projeto foi aprovado em única votação, definida mediante requerimento apresentando pelo vereador Rafael Huhn..

O Projeto de Lei 502/13 autoriza o Poder Executivo a celebrar escritura de doação, mediante compromisso, com o espólio de Antônio Almeida e Milton Arouca de Morais, casado em comunhão de bens com Diver Vono Silva de Moraes, com a finalidade de implantar a segunda fase da Via Noroeste. De acordo com a justificativa do Executivo, autor do Projeto, será objeto de doação uma área de terreno no bairro Ribeirão das Mortes, com 11.637,35 m² para construção do restante da via Noroeste, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana próxima à rodovia BR 459, passando pelos bairros Recanto dos Fernandes, Barreiros, Dindinha, Santa Edwiges, até a Rua Alberto Paciulli. Para viabilizar a implantação da via Noroeste ocorreu a doação do terreno à Prefeitura sem custos, possibilitando investir os recursos em outras obras. O Projeto por unanimidade foi aprovado em 1ª votação.

O Executivo apresentou o Requerimento 10/13 solicitando votação única para o Projeto de Lei 505/13, que foi aprovado.

O Projeto de Lei 505/13 altera o anexo da Lei Municipal 5.282/13 com a finalidade de ampliar zona especial de interesse social (ZEIS-3). De acordo com a justificativa do Projeto, o objetivo da ampliação é possibilitar a implantação de conjunto habitacional, localizado na divisa do loteamento São Fernando e a zona de Empreendimento de Porte, através do programa Minha Casa Minha Vida para população com renda de até três salários mínimos. O projeto foi aprovado em 1ª votação.

O Projeto de Resolução 1210/13 dispõe sobre alteração do Regimento Interno art. 264. O projeto inclui o “Pedido de urgência”, no caso de proposições que necessitem de votação com urgência, levando em conta que em caso de proposições sem pareceres, as comissões se reunirão para elaborá-los, suspendendo a Sessão por 15 minutos, em caso de impossibilidade, será consultado o plenário sobre a sustação da urgência. O projeto foi aprovado em única votação.

Foram incluídos na pauta dois outros projetos em caráter de urgência, mediante requerimento:

O Projeto de Lei 510/2013 autoriza o Executivo a conceder reajuste salarial aos servidores municipais e reajusta o valor do cartão alimentação. O reajuste será de 8%, retroativo a 1º de abril de 2013. Também haverá um reajuste de 10% no cartão alimentação, passando para R$ 220. Além do reajuste, o qüinqüênio de 10%, que antes era benefício somente dos servidores da educação, será ampliado de 5% para 10% para os demais servidores públicos. O benefício será aplicado de forma gradativa para os demais servidores públicos, sendo 6% em 2014, 7% em 2015 e 10% em 2016. O projeto foi aprovado por todos os vereadores.

O Projeto de Lei 6995/ 2013 concede reajuste de vencimentos aos servidores da Câmara Municipal de Pouso Alegre, a partir de 1º de abril, bem como reajuste do cartão alimentação. Os reajustes serão os mesmos aplicados pelo Executivo. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Na última sexta-feira, a presidente do Sipromag (Sindicato dos Profissionais do Magistério), Ana Cecília de Paiva Rodrigues, se reuniu com a presidenta da Câmara, Dulcinéia Costa para apresentar ao Legislativo as propostas oferecidas pelo Executivo à categoria.  Segundo a presidente do Sindicato, as propostas estão atendendo às reivindicações da categoria, no entanto, a mesa de negociações continuará aberta. O que poderá viabilizar novas conquistas aos servidores. 

Confira as fotos: http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157633603638200/





Publicado em: 22 de maio de 2013

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais