Entre as funções dos agentes estão a fiscalização e operação de trânsito, travessia de pedestres, blitz educativa ou repressiva e sinalização
Após ser reprovado pelo Plenário, o Projeto de Lei nº 336/11 voltou à Casa através de ofício assinado pelos vereadores de Pouso Alegre. A matéria que cria o cargo e vagas de agente de trânsito foi aprovada em primeira votação por nove votos.
O projeto prevê que quinze vagas sejam criadas com as funções de fiscalização e operação de trânsito, travessia de pedestres, blitz educativa ou repressiva, sinalização e vistoria, entre outras.
Esses tipos de serviços são prestados hoje com o apoio da Polícia Militar, mas caso venha a ser criado o Estacionamento Rotativo (Zona Azul), esta atividade será prestada pelos agentes.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) informou que irá sugerir algumas emendas e solicitar uma Audiência Pública antes que o projeto passe por segunda votação. Ele disse ainda que o projeto não estabelece a zona azul na cidade.
Segundo a vereadora Dulcinéia Costa (PV) há na Casa um parecer do Ministério Público do estado de Minas Gerais que fala sobre a inconstitucionalidade do guarda civil municiapl agir neste setor.
O vereador Frederico Coutinho (PSB) citou leis municipais de 1992 e 2005 que possibilita que o guarda de civil municipal realize as atribuições propostas pelo Projeto de Lei nº 336/11.
Para o vereador Marcus Teixeira (PSB) a Administração Pública alega que o número de guardas é insuficiente, mas eles poderiam criar esses cargos através da guarda municipal atendendo a necessidade e valorizando estes profissionais.
De acordo com a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), ela foi informada por um guarda municipal de que a maioria das atribuições descritas no projeto estariam dento de suas competências.
Para o vereador Raphael Prado (DEM) o projeto está correto e deve ser aprovado. Com relação a não cobrança do estacionamento, ainda este ano, o vereador disse que se trata de um prazo para a Prefeitura se adaptar às modificações propostas.
Segundo o vereador Paulo Henrique (PT) as atribuições dos agentes de trânsito são dar apoio a obras, fiscalizar o trânsito fazendo cumprir-se as leis (como a lei da carga e descarga) e realização de campanhas educativas.
O vereador Oliveira Altair (DEM) afirmou que é necessária aprovação desse projeto e que seja feito um trabalho mais aprofundado em relação ao trânsito do município.
Para o vereador Fabrício Machado (PT) a administração, junto à secretaria de Trânsito, terá um papel importante na reestruturação do trânsito. Ele falou ainda sobre uma maior fiscalização quanto a utilização de vagas para deficientes.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara
Publicado em: 15 de junho de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (15), a Câmara de Pouso Alegre aprovou o requerimento nº 54/2025, de autoria dos vereadores Leandro Morais, Israel Russo e Fred Coutinho. O documento solicita a convocação da Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento, para...
Checar é responsabilidade. Espalhar fake news é crime! Salve este número nos seus contatos: (35) 3429-6518. Este é o WhatsApp oficial da Ascom da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Recebeu alguma informação sobre a Câmara e ficou em dúvida? Encaminhe para a gente! Estamos aqui para esclarecer e...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, na última terça-feira (8), o pedido de vistas dos vereadores Dionísio Pereira e Oliveira a dois projetos de lei que dispõem sobre a tradição do rodeio no município. De autoria dos vereadores Leandro Morais e Fred Coutinho, os PLs tratam da regulamentaçã...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei nº 8.003/2025, de autoria do vereador Delegado Renato Gavião, que estabelece novas regras para o controle de ruídos provocados por escapamentos adulterados em motocicletas e automóveis.O projeto proíbe a circulação...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu, nesta quinta-feira (3), o segundo dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento reuniu importantes lideranças femininas para discutir temas fundamentais sobre a presença e a atuação das mulheres nos espaços de poder. A abertura ficou a cargo do...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu ontem, quarta-feira (3), o primeiro dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento, realizado no Plenário da Câmara, reuniu lideranças femininas para debater temas fundamentais relacionados à participação da mulher na política, como a promoção da equ...