Notícias



Câmara recebe evento para conscientização sobre o “Imposto do Bem”


Visualize fotos

Na tarde dessa quinta-feira (18), a Câmara de Vereadores de Pouso Alegre recebeu um evento para conscientização da população a respeito da destinação do imposto de renda a causas sociais, o chamado “Imposto do Bem”. Promovida pela Prefeitura, a iniciativa contou com a presença dos vereadores Dr. Edson e Igor Tavares; de Silvestre Turbino, Secretário Municipal de Finanças e Delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; e de Marcela Nascimento, Secretária Municipal de Políticas Sociais, além de membros da sociedade civil e representantes de instituições beneficiadas pela campanha nos últimos anos.

Até o dia 30 de abril, o contribuinte pode destinar até 3% do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e 3% ao Fundo do Idoso (FI) de Pouso Alegre. Os recursos arrecadados serão remetidos a projetos e ações de promoção e defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso na cidade.

Silvestre explicou que o contribuinte tem em mãos o poder de designar a esses fundos um valor que seria pago ao Governo Federal. “Por isso, trata-se de uma destinação, e não de uma doação”, esclarece. “Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda também pode fazer isso. Desse modo, o valor da restituição é acrescido.”

Para Dr. Edson, o movimento de conscientização sobre o “Imposto do Bem” é necessário e salutar. “É preciso destacar a excelência do trabalho da Secretaria de Políticas Sociais de Pouso Alegre e aproximar a população de ações importantes como esta.”

Hoje são mais de 30 entidades contempladas pelos fundos municipais, comenta Marcela. “Isso tem um resultado muito positivo, pois amplia o número de atendimentos. São mais de mil famílias assistidas por essas entidades, e o impacto social é grande: crianças são retiradas de uma condição de vulnerabilidade e idosos são retirados de uma situação de isolamento social, sendo levados a atividades que proporcionam bem-estar e qualidade de vida.”

Bruna Maria dos Santos, assistente social da Comunidade de Ação Pastoral de Pouso Alegre, relata que a entidade conta com dois projetos custeados integralmente pelo FIA: um com eixo infantil (6 meses até 6 anos de idade) e outro voltado para crianças e adolescentes (de 6 a 17 anos).

Questionada sobre a importância do “Imposto do Bem”, Bruna explica que a campanha possibilita à entidade ampliar sua capacidade de atendimento. “Esses projetos trabalham com mais de 200 pessoas atendidas no bairro São Cristovão. Lá temos atividades esportivas e aulas de artesanato e xadrez, por exemplo.” A Comunidade de Ação Pastoral trabalha atualmente em um terceiro projeto financiado pelo FIA.

A destinação do imposto aos fundos está hoje restrita àqueles que realizam o modelo completo da declaração; o modelo simplificado ainda não conta com essa possibilidade.

Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Políticas Sociais, na Rua Dr. Jorge Beltrão, 147 – Centro, pelos telefones (35) 3449-4233 e (35) 3449-4235, ou pelo e-mail atendimentosocialpa@gmail.com. O horário de atendimento é da 8h às 12h e das 14h às 17h.





Publicado em: 19 de abril de 2024

Publicado por: Ascom/Leonardo Ribeiro

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais