A creche funciona como anexo ao “Centro de Educação Infantil Ismênia Vita Reis” e, com aprovação do projeto, será desvinculada
Foi aprovado, em primeira votação e por dez votos, o Projeto de Lei nº 337/11 que trata da criação da unidade escolar de atendimento à educação infantil - Centro de Educação Infantil Municipal “Professora Leonor Pereira de Faria”.
O Projeto, de autoria do Executivo, prevê a regularização do Centro de Educação que já existe, mas que funciona junto ao Centro de Educação Infantil “Ismênia Vita Reis”, acarretando dificuldades financeiras e na administração.
O Projeto ainda prevê que com a criação do Centro, a instituição será inserida na listagem fornecida ao Ministério da Educação, com número de alunos e profissionais e ainda terá regularizada as despesas e transferência de verbas como o Fundeb (Fundo Nacional da Educação Básica) e PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).
A escolha do nome para o Centro surgiu de uma votação entre pais de alunos. A homenageada, Leonor Pereira de Faria, faleceu no dia 19 de abril deste ano. Professora esforçada, ela fazia o trajeto de sua casa até a escola a cavalo e dedicou sua vida ao magistério.
Para a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), o projeto é importante devido a independência financeira do Centro de Educação Infantil Municipal. Rogéria pediu que após ser regularizada a vida administrativa da creche, que seja revisto o local para instalação do Centro Educacional Professora Leonor Pereira de Faria.
Segundo a vereadora Dulcinéa Costa (PV) o Centro Educacional surgiu da necessidade da criação de uma creche. Ela explicou que caso a creche seja apenas denominada e continue anexada à Escola, o Centro Educacional ficará sem receber as verbas e os professores continuarão lotados na creche do Jardim Yara.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) afirmou que a creche já existe e que o correto seria a denominação da creche e não criação. Ele disse que irá fazer uma emenda ao projeto para “não criar algo que já existe”.
Para o vereador Paulo Henrique (PT) o projeto é simples tendo em vista que propõe a criação de uma unidade escolar infantil. Ele disse que o centro funciona atualmente como anexo, o que causa dificuldades de ordem administrativa e financeira.
Frederico Coutinho (PSB) questionou o Executivo sobre a possível criação de uma creche no bairro cidade jardim. De acordo com o vereador, ele foi informado no ano passado que uma unidade infantil seria instalada no bairro.
O Presidente da Casa, Moacir Franco (PT), que não precisa votar a matéria, neste caso, disse que é favorável e aproveitou para solicitar ao Executivo que responda aos requerimentos dos vereadores.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara
Publicado em: 15 de junho de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...
1ª Secretária Lívia Macedo Lívia Macedo é mãe de Inácio, professora de Sociologia, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente do PC do B de Pouso Alegre. Participa ativamente de movimentos sociais no município. Buscando transformar as demandas e a...
Na tarde desta quinta-feira (9), quatro vereadores da Câmara de Pouso Alegre realizaram uma coletiva de imprensa na qual apresentaram a intenção de criar uma comissão especial de estudo, com o objetivo de avaliar os contratos da Prefeitura que, segundo eles, podem estar irregulares ou superfat...