Plenário aprova em 1º votação projeto que institui Semana Municipal do Incentivo à Doação de Medula óssea
O Projeto de Lei nº323/11 foi aprovado por 10 votos e em primeira votação. A matéria cria o programa “prevenção e qualidade de vida com amor exigente” destinado aos professores, alunos e suas famílias, através da secretaria Municipal de Educação em parceria com a Coordenação Regional do Amor Exigente do Sul de Minas.
O Programa “prevenção e qualidade de vida com amor exigente” atende à lei municipal nº 3.953/2001, que determina a obrigatoriedade da inclusão do estudo referente à dependência química em disciplinas constantes no currículo escolar de 1º e 2º grau e a lei municipal n°5000/2010, que determina a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao “bullying” no projeto pedagógico das instituições de ensino públicas e particulares.
De acordo com o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT), o projeto vem ao encontro das solicitações feitas pelos vereadores em relação aos cuidados que a prefeitura deve ter sobre o combate às drogas. Ele ressaltou que o projeto irá possibilitar o enriquecimento pedagógico no quadro dos professores, ao que diz respeito à capacitação destes profissionais.
O vereador Frederico Coutinho (PSB) parabenizou a Administração e a secretária de Educação pelo trabalho realizado ao combate às drogas.
Segundo a vereadora Dulcinéia Costa (PV) o trabalho realizado pelo Amor Exigente será muito importante, já que a partir deste projeto será desenvolvida, nas escolas municipais, a matéria de ética e cidadania. Dulcinéia lembrou da importância da prevenção e afirmou que a violência dentro da escola pode ser uma consequência das drogas.
De acordo com a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), o projeto busca a melhoria tanto na escola quanto no ambiente familiar. Para ela, a proposição prevê uma “visão mais humanística”, com temas relevantes, os quais serão desenvolvidos nas escolas. Rogéria ressaltou também a capacitação dos professores, a fim de realizarem um trabalho mais humanizado dentro da sala de aula.
O vereador e autor do projeto nº5000/2010 que prevê o combate ao “bullying”, Laércio Poteiro (PTB), lembrou que o projeto nº 323/11 não terá custo para o município. Além disso, para Poteiro, este projeto complementa a lei de prevenção ao bullying, bem como o estudo referente e a dependência química na grade escolar do município.
Foram aprovadas também as Emendas nº01 e nº02/2011, de autoria do vereador Oliveira Altair (DEM), que suprimem os artigos 4º, 5º e 6º do Projeto de Lei nº6818/11. Os artigos referentes não são de competência do Legislativo, pois geram gastos ao município.
Após aprovação das emendas o Projeto nº6818/2011, que institui a Semana Municipal do Incentivo à Doação de Medula Óssea, de autoria da vereadora Rogéria Ferreira, foi aprovado em primeira votação por dez votos.
O Plenário aprovou ainda, por dez votos e em única votação, o Projeto de Resolução nº 1152/11, de autoria da vereadora Rogéria Ferreira. A autora do projeto afirmou que a matéria tem o objetivo de estimular novos escritores através de exposições de livros, realização de debates, fóruns e conhecimentos de novos escritores.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Ascom/Câmara
Publicado em: 22 de junho de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...
1ª Secretária Lívia Macedo Lívia Macedo é mãe de Inácio, professora de Sociologia, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente do PC do B de Pouso Alegre. Participa ativamente de movimentos sociais no município. Buscando transformar as demandas e a...
Na tarde desta quinta-feira (9), quatro vereadores da Câmara de Pouso Alegre realizaram uma coletiva de imprensa na qual apresentaram a intenção de criar uma comissão especial de estudo, com o objetivo de avaliar os contratos da Prefeitura que, segundo eles, podem estar irregulares ou superfat...