Após ser reprovado pelo Plenário, o Projeto de Lei nº 336/11 voltou à Casa através de ofício assinado pelos vereadores de Pouso Alegre.
O Projeto de Lei nº 336/11 foi aprovado por nove votos em segunda votação. A matéria recebeu duas emendas: a primeira, de autoria do vereador Frederico Coutinho (PSB) foi aprovada por 10 votos e acrescenta parágrafo único ao art. 2º, determinando o recrutamento dos agentes por meio de concurso público.
Já a segunda emenda, de autoria do vereador Laércio Machado (PTB), foi aprovada por nove votos e modifica a redação do caput dos artigos 1º e 2º e acrescenta artigo 3º e parágrafo único ao projeto. O objetivo é a melhoria do texto da matéria que cria cargos e vagas de agente de trânsito a fim de aliviar o tráfego de veículos e pedestres no município.
O vereador Frederico Coutinho, que votou contrário ao projeto, disse que o intuito da emenda proposta é reforçar o concurso público como meio de contratação. Assim, após o agente concursado ser capacitado através de curso ele poderá exercer suas funções.
Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a emenda do vereador Frederico é desnecessária tendo em vista que no projeto propõe a criação de cargos e modifica o quadro de funcionários permanentes da Prefeitura. Mas ainda assim, o vereador se disse favorável à emenda.
A vereadora Dulcinéia Costa (PV) se mostrou satisfeita com a aprovação e disse que com a volta da matéria, houve um melhor entendimento do seu teor. Ela parabenizou a Acipa e a secretaria de Trânsito pelo empenho, já que a aprovação deste projeto é o primeiro passo para implantação da zona azul;
O vereador Laércio Machado (PTB) falou da Audiência Pública, realizada na semana passada, em que pôde ouvir representantes da Guarda Municipal e que todas as informações adquiridas durante a reunião foram de grande valia. Ele lembrou da fala do Ten. Cel. Sérgio Henrique sobre a capacitação dos agentes através de curso preparatório de ao menos cinco meses.
De acordo com o vereador Oliveira Altair (DEM) o projeto foi rejeitado a princípio na busca de melhorias.
Fred Coutinho disse que não votou favorável ao projeto, mas não é contra a zona azul, porém entende que tais atividades poderiam ser exercidas pela Guarda Municipal, como é feito em Varginha. Ele espera que o projeto venha trazer melhoria no trânsito e que não seja apenas uma forma de arrecadação.
O vereador Fabrício Machado falou sobre o teor do projeto, bem como as atividades que serão exercidas pelos agentes de trânsito. Ele disse que o projeto deveria ter sido aprovado antes e que através desta proposição, o trânsito terá mais ordem e consequentemente o município irá arrecadar.
O Presidente da Casa, vereador Moacir Franco (PTB), lembrou que o projeto voltou a Casa através de solicitação dos vereadores, por requerimento, e após conversa com o secretário de trânsito. Para ele, a maior demora não foi na aprovação do projeto e sim na sua elaboração, uma vez que a atual Administração demorou dois anos para enviar o projeto à Câmara.
Medula
O Projeto de Lei nº 6818/11 foi aprovado, em segunda votação e por nove votos. De autoria dos vereadores Frederico Coutinho (PSB) e Rogéria Ferreira (PMDB), o projeto institui a Semana Municipal do Incentivo à Doação de Medula Óssea.
A criação da Semana tem como objetivo principal facilitar a captação de doadores de medula óssea, uma vez que muitos pacientes que sofrem de leucemia e outras doenças do sangue têm apenas no transplante a possibilidade de cura.
Além disso, a doação de Medula Óssea é uma questão de relevância pública e encontra-se respaldada nos artigos 196 e 197 da Constituição Federal de 1988.
PQV-EA
Foi aprovado também, em segunda votação e por nove votos, o projeto de Lei nº 323/11. De autoria da vereadora Dulcinéia Costa (PV), a proposição trata da criação do programa “Prevenção e Qualidade de vida com o Amor Exigente” (PQV-EA).
O programa irá observar, nas escolas, aspectos como raízes culturais, exigência e disciplina, entre outros, com o objetivo de estimular o indivíduo a reconhecer as limitações do ser humano, seja de caráter social, financeiro e até mesmo pessoal; pretende ainda ensinar a lidar bem as com as situações de frustração.
O projeto, que inicialmente contemplava as escolas municipais, teve a Emenda Modificativa nº 01/11 também aprovada por nove votos e passa a contemplar as escolas estaduais do município.
Creche
Foi aprovado ainda, por dez votos e também em segunda votação, o Projeto de Lei nº 337/11. De autoria do Executivo, a matéria prevê a regularização do Centro de Educação que funciona junto ao Centro de Educação Infantil “Ismênia Vita Reis”, o que gera dificuldades financeiras e administrativas.
SHINE
O Plenário aprovou, em primeira votação e por nove votos, o Projeto de Lei 351/11, de autoria do Executivo. O projeto autoriza a abertura de crédito suplementar na forma dos artigos 42 e 43 da lei nº4.320/64 e altera a lei 5.029 (Orçamento de 2011).
Com a aprovação do projeto o Poder Executivo fica autorizado a abrir crédito no valor de R$ 10 mil para complementar as despesas do exercício de 2011 da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais - Shine.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara
Publicado em: 29 de junho de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...
Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...
Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre. Na ocasião, os presente...
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...