Após ser reprovado pelo Plenário, o Projeto de Lei nº 336/11 voltou à Casa através de ofício assinado pelos vereadores de Pouso Alegre.
O Projeto de Lei nº 336/11 foi aprovado por nove votos em segunda votação. A matéria recebeu duas emendas: a primeira, de autoria do vereador Frederico Coutinho (PSB) foi aprovada por 10 votos e acrescenta parágrafo único ao art. 2º, determinando o recrutamento dos agentes por meio de concurso público.
Já a segunda emenda, de autoria do vereador Laércio Machado (PTB), foi aprovada por nove votos e modifica a redação do caput dos artigos 1º e 2º e acrescenta artigo 3º e parágrafo único ao projeto. O objetivo é a melhoria do texto da matéria que cria cargos e vagas de agente de trânsito a fim de aliviar o tráfego de veículos e pedestres no município.
O vereador Frederico Coutinho, que votou contrário ao projeto, disse que o intuito da emenda proposta é reforçar o concurso público como meio de contratação. Assim, após o agente concursado ser capacitado através de curso ele poderá exercer suas funções.
Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a emenda do vereador Frederico é desnecessária tendo em vista que no projeto propõe a criação de cargos e modifica o quadro de funcionários permanentes da Prefeitura. Mas ainda assim, o vereador se disse favorável à emenda.
A vereadora Dulcinéia Costa (PV) se mostrou satisfeita com a aprovação e disse que com a volta da matéria, houve um melhor entendimento do seu teor. Ela parabenizou a Acipa e a secretaria de Trânsito pelo empenho, já que a aprovação deste projeto é o primeiro passo para implantação da zona azul;
O vereador Laércio Machado (PTB) falou da Audiência Pública, realizada na semana passada, em que pôde ouvir representantes da Guarda Municipal e que todas as informações adquiridas durante a reunião foram de grande valia. Ele lembrou da fala do Ten. Cel. Sérgio Henrique sobre a capacitação dos agentes através de curso preparatório de ao menos cinco meses.
De acordo com o vereador Oliveira Altair (DEM) o projeto foi rejeitado a princípio na busca de melhorias.
Fred Coutinho disse que não votou favorável ao projeto, mas não é contra a zona azul, porém entende que tais atividades poderiam ser exercidas pela Guarda Municipal, como é feito em Varginha. Ele espera que o projeto venha trazer melhoria no trânsito e que não seja apenas uma forma de arrecadação.
O vereador Fabrício Machado falou sobre o teor do projeto, bem como as atividades que serão exercidas pelos agentes de trânsito. Ele disse que o projeto deveria ter sido aprovado antes e que através desta proposição, o trânsito terá mais ordem e consequentemente o município irá arrecadar.
O Presidente da Casa, vereador Moacir Franco (PTB), lembrou que o projeto voltou a Casa através de solicitação dos vereadores, por requerimento, e após conversa com o secretário de trânsito. Para ele, a maior demora não foi na aprovação do projeto e sim na sua elaboração, uma vez que a atual Administração demorou dois anos para enviar o projeto à Câmara.
Medula
O Projeto de Lei nº 6818/11 foi aprovado, em segunda votação e por nove votos. De autoria dos vereadores Frederico Coutinho (PSB) e Rogéria Ferreira (PMDB), o projeto institui a Semana Municipal do Incentivo à Doação de Medula Óssea.
A criação da Semana tem como objetivo principal facilitar a captação de doadores de medula óssea, uma vez que muitos pacientes que sofrem de leucemia e outras doenças do sangue têm apenas no transplante a possibilidade de cura.
Além disso, a doação de Medula Óssea é uma questão de relevância pública e encontra-se respaldada nos artigos 196 e 197 da Constituição Federal de 1988.
PQV-EA
Foi aprovado também, em segunda votação e por nove votos, o projeto de Lei nº 323/11. De autoria da vereadora Dulcinéia Costa (PV), a proposição trata da criação do programa “Prevenção e Qualidade de vida com o Amor Exigente” (PQV-EA).
O programa irá observar, nas escolas, aspectos como raízes culturais, exigência e disciplina, entre outros, com o objetivo de estimular o indivíduo a reconhecer as limitações do ser humano, seja de caráter social, financeiro e até mesmo pessoal; pretende ainda ensinar a lidar bem as com as situações de frustração.
O projeto, que inicialmente contemplava as escolas municipais, teve a Emenda Modificativa nº 01/11 também aprovada por nove votos e passa a contemplar as escolas estaduais do município.
Creche
Foi aprovado ainda, por dez votos e também em segunda votação, o Projeto de Lei nº 337/11. De autoria do Executivo, a matéria prevê a regularização do Centro de Educação que funciona junto ao Centro de Educação Infantil “Ismênia Vita Reis”, o que gera dificuldades financeiras e administrativas.
SHINE
O Plenário aprovou, em primeira votação e por nove votos, o Projeto de Lei 351/11, de autoria do Executivo. O projeto autoriza a abertura de crédito suplementar na forma dos artigos 42 e 43 da lei nº4.320/64 e altera a lei 5.029 (Orçamento de 2011).
Com a aprovação do projeto o Poder Executivo fica autorizado a abrir crédito no valor de R$ 10 mil para complementar as despesas do exercício de 2011 da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais - Shine.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara
Publicado em: 29 de junho de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...
1ª Secretária Lívia Macedo Lívia Macedo é mãe de Inácio, professora de Sociologia, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente do PC do B de Pouso Alegre. Participa ativamente de movimentos sociais no município. Buscando transformar as demandas e a...
Na tarde desta quinta-feira (9), quatro vereadores da Câmara de Pouso Alegre realizaram uma coletiva de imprensa na qual apresentaram a intenção de criar uma comissão especial de estudo, com o objetivo de avaliar os contratos da Prefeitura que, segundo eles, podem estar irregulares ou superfat...