Plano Habitacional do servidor é destaque na votação
Nesta semana o projeto que teve destaque no Plenário da Câmara de Pouso Alegre, foi o que cria o programa habitacional do servidor municipal. Após entrar na pauta através de requerimento da vereadora Dulcinéia Costa (PV), o Projeto Substitutivo nº306/11 foi aprovado por oito votos, em primeira votação.
Por se tratar de matéria de alienação de área, de acordo com o artigo 13, parágrafo 4º, da Lei Orgânica Municipal, é necessário voto favorável de dois terços dos edis presentes para que o projeto seja aprovado.
De acordo com o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT), com a aprovação do projeto será possível implementar um programa habitacional, beneficiando aos servidores públicos, inclusive os aposentados. Ele ressaltou ainda que a assistência social irá visitar as famílias inscritas no programa, a fim de constatar as suas reais necessidades.
A vereadora Dulcinéia Costa lembrou que o projeto deu entrada na Casa no início do ano e após sofrer algumas alterações, através de cinco emendas, retornou à Câmara. Dulcinéia pediu aos colegas vereadores que aprovassem o projeto e também ressaltou que a proposição traz benefícios aos servidores municipais.
Para o vereador Oliveira Altair (DEM) é importante que seja feita uma análise criteriosa dos projetos que tramitam na Casa, pois além de averiguar sua constitucionalidade, é possível garantir mais benefícios à população, através de uma nova redação.
Segundo a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), a redação do projeto original foi caracterizada como inconstitucional. Ela afirma que, como presidente da comissão de justiça e redação, tem a obrigação de analisar com critério a constitucionalidade e legalidade da matéria, levando em consideração o parecer jurídico da Casa.
A dificuldade em adquirir um imóvel e o sonho da casa própria foi citado pelo vereador Raphael Prado (DEM). Para ele a aprovação do projeto é uma oportunidade dos servidores públicos de Pouso Alegre construírem suas casas.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) disse que como legislador, seu papel é ler e estudar os projetos em prol da população para que não seja aprovada nenhuma proposição inconstitucional. O vereador ressaltou que não concorda com a redação do projeto no que diz respeito à forma de descaracterização de áreas verdes.
Denominação de logradouros públicos
Projeto de Lei n° 6831/11 foi aprovado em única votação e por oito votos. De autoria da vereadora Dulcinéia Costa, a proposição denomina a praça comunitária do bairro Morumbi de Praça da Esperança.
O local foi inaugurado no dia 20 de março deste ano e o nome escolhido foi votado através de um plebiscito realizado pela Associação dos Moradores do bairro Morumbi no dia 24 de abril.
Também em única votação e por oito votos, foi aprovado o Projeto nº6832/11, de autoria do vereador Oliveira Altair, que denomina de Rua dos Pinheiros a atual Rua dos Cedros do loteamento Ibirá II.
A mudança se faz necessária a fim de evitar transtornos aos moradores do loteamento, pois se trata de uma via de ligação entre os loteamentos Ibirá I e Ibirá II. Além disso, a alteração facilita a eficiência nos serviços das empresas de água, luz, telefonia e correios.
Ainda de autoria do vereador Oliveira Altair, foi aprovado por oito votos e em única votação o Projeto de Lei nº 6833/11 que denomina Rotatória José Augusto de Almeida a rotatória localizada no cruzamento das avenidas Alfredo Custódio de Paula e Sapucaí.
José Augusto de Almeida, natural de Pouso Alegre, foi estudante do Colégio São José e sonhava em cursar medicina. Mas uma leucemia aguda interrompeu seu sonho e ele veio a falecer no dia 13 de maio de 1983. A denominação da rotatória é uma homenagem a um jovem dedicado à família, amigos e estudos.
SHINE
O Projeto de Lei nº 351/11 também foi aprovado por oito votos. Em sua segunda votação, a matéria, de autoria do Executivo, autoriza a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 10 mil para complementar as despesas da Shine, no exercício de 2011.
A entidade foi beneficiada com uma subvenção de R$ 38 mil por meio da Lei Municipal nº 5030/11, mas o valor é insuficiente para o desenvolvimento adequado dos trabalhos realizados.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara
Publicado em: 06 de julho de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...
Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...
Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre. Na ocasião, os presente...
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...