Projeto de Lei nº330/11 é pauta em Sessão Itinerante
Na noite desta segunda-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Pouso Alegre foram até o bairro Jatobá para esclarecer aos moradores sobre a matéria do Projeto de Lei nº 330/11.
O projeto, que deu entrada na casa no ano passado, sofreu diversas emendas com a finalidade de melhorar sua redação e proporcionar mais benefícios ao município. A proposição trata da permuta de áreas no bairro com a empresa Delta Empreendimentos Imobiliários e ainda a descaracterização e ampliação de áreas verdes.
No início da Sessão, o Presidente da Câmara, vereador Moacir Franco (PTB), convidou o secretário de Meio Ambiente Maurício Tutty Sales para falar sobre o projeto representando o Poder Executivo.
Por meio de uma exposição de imagens o secretário explicou quais as áreas seriam desapropriadas, permutadas e as mudanças que o Projeto de Lei pode trazer, caso seja aprovado, como a possibilidade de construção de uma creche e biblioteca. Ele ainda comentou sobre as mudanças que o projeto sofreu depois que este chegou à Câmara. “Nós buscamos elaborar o melhor projeto. Estamos dialogando o tempo todo”, afimou.
Participação Popular
Após a fala do secretário de Meio Ambiente, o vereador Moacir Franco cedeu a palavra a quatro moradores para que, representando a comunidade, dessem sua opinião sobre o projeto e tirassem dúvidas sobre a matéria.
O primeiro morador a fazer uso da palavra foi Fabiano dos Santos. Ao iniciar, ele destacou que é favorável ao projeto e que gostaria de conhecer mais a fundo o teor da matéria, pois espera que o bairro cresça, mas com segurança e responsabilidade.
Em seguida, quem fez uso da palavra foi Luciana de Paiva. A moradora reitera as questões de segurança, pois se preocupa com o trânsito, caso a Avenida Gil Teixeira torne-se uma via expressa de veículos. Ela ainda fez vários questionamentos sobre o valor das obras.
A terceira pessoa a fazer uso da palavra foi a moradora do bairro Sangrilá, Rafaela Cristina Gonzaga Gomes. Para ela, o Projeto de Lei será muito benéfico para o município, caso seja aprovado, pois aliviará o trânsito em zonas de muito movimento como no bairro São Geraldo e, além disso, irá valorizar seu bairro.
A última moradora a discorrer sobre o projeto foi Ana Paula Petinato. Ela acredita que, se aprovado o projeto, as mudanças serão úteis para o bairro, principalmente se possibilitarem a construção de uma creche e biblioteca.
Vereadores
Após os moradores, cada vereador teve oportunidade de falar um pouco sobre o projeto. O primeiro inscrito foi o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT).
Segundo ele, o bairro Jatobá apresenta problemas de segurança, em transportes e que a realização do referido projeto representa um passo inicial para a busca de melhorias. Quanto à questão de segurança no trânsito, ele ressalta que além de fiscalização deve haver também responsabilidade e educação dos usuários das vias.
O vereador Marcus Vinícius Teixeira (PSB) comenta que o primeiro projeto que chegou à Câmara não contemplava benefícios ao município, sobretudo para os moradores do bairro e por isso foi rejeitado. Depois de uma análise criteriosa e detalhada, a matéria retornou à Casa com alterações que podem viabilizar sua aprovação.
A importância de posições contrárias foi destaque na fala do vereador Hélio da Van (PT). Para ele, é a partir de alguma objeção que é possível fazer um projeto que seja suficientemente bom para os munícipes. O vereador ainda ressalta que a aprovação viabiliza, mas não assegura a construção de creche ou biblioteca.
O vereador Oliveira Altair (DEM) cedeu seu espaço para que o vereador Laércio Poteiro (PTB) pudesse fazer uma exposição mais abrangente e apenas disse que foi contra o projeto inicialmente para que pudessem ser feitas mais melhorias na matéria através de emendas.
Ao iniciar, a vereadora Dulcinéia Costa (PV) parabenizou os moradores presentes por lutarem por seu bairro. Ela explicou que o projeto em questão trata apenas da permuta entre áreas públicas e privadas. Ressaltou que a aprovação trará melhorias para o Jatobá, São Geraldo e Sangrilá.
Assim como Hélio, o vereador Raphael Prado (DEM), reforçou que a empresa não está responsabilizada em construir creche biblioteca ou campo de futebol. Ele afirma que a Administração não tem dinheiro suficiente para fazer todas as mudanças necessárias, mas que este projeto é um passo inicial.
Por meio de uma exposição de imagens, o vereador Laércio Poteiro (PTB) apresentou todas as áreas que sofrerão mudanças caso o projeto seja aprovado. Ele destacou algumas áreas institucionais que poderiam ser aproveitadas para construir e fazer melhorias para o bairro.
O papel do legislador foi destaque na fala do vereador Fabrício Machado (PT). Segundo ele é preciso analisar cada projeto com afinco para que as mudanças sejam benéficas e não causem transtornos na vida dos moradores. “Existem vários projetos, em todos os bairros, em todas as áreas”, completa.
Frederico Coutinho (PSB) comentou sobre as diversas emendas e mudanças que o projeto sofreu desde que deu entrada na Câmara, no ano passado. Ele afirmou que as alterações foram necessárias a fim de não lesar o município nem moradores. “Prefiro contrariá-los hoje, que depois ser questionado”, encerra.
Para encerrar, o Presidente, vereador Moacir Franco (PTB), disse que é importante que os moradores do bairro fiquem atentos às mudanças que o projeto acarretar. Para ele, é importante que todos pensem também no futuro, mas estejam conscientes de que nem todas as melhorias necessárias são contempladas em um único projeto.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara
Publicado em: 12 de julho de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...
Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...
Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre. Na ocasião, os presente...
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...