Notícias



Doação de medula óssea é tema de Audiência Pública



Câmara Municipal recebe profissionais da área para debater o assunto

A AudiênciaAP_01.09.4 Pública, de iniciativa da Comissão de Ordem Social da Câmara Municipal de Pouso Alegre, realizada nesta quinta-feira (01), tratou do incentivo à doação de medula óssea no Município. Durante a Audiência foram abordadas as dificuldades em encontrar um doador compatível, o deslocamento dos pouso-alegrenses para outros municípios, em busca do tratamento de câncer, atualização dos dados dos doadores, entre outros.

De acordo com a Coordenadora do Hemocentro, Dra. Josiane Maria Pollini, Minas Gerais é o 3º Estado que mais cadastra doadores de medula, seguido de São Paulo e Paraná. Josiane comentou a miscigenação de etnias em território Brasileiro, o que dificulta o encontro de um doador compatível. “É necessário que outras regiões do país intensifiquem as campanhas para que a possibilidade genética seja maior.” Ela ressaltou, ainda, as dificuldades em entrar em contato com doador devido mudança dos dados pessoais, sem que eles sejam atualizados.

Representando a Fundação do Vale do Sapucaí (FUVS), a Diretora Administrativa do Hospital Samuel Libânio, Maria Donizete, informou que as instalações do Hospital estão prontas para que seja feito o credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), a fim de possibilitar o diagnóstico, atendimento e tratamento de pacientes com câncer. Ela reafirmou, ainda, a luta do Hospital para ser credenciado. A ampliação destes serviços é uma reivindicação antiga dos pacientes que residem em Pouso Alegre e precisam se deslocar para outros municípios, em busca de tratamento.

A Câmara Jovem, que também participou da audiência, foi representada por Anaísa Esteves. Ela questionou a possibilidade de realização de campanhas nas Escolas do Município. A vereadora jovem foi informada de que existe a campanha de doador do futuro, onde um representante do programa vai às escolas e tAP_01.09.3enta sensibilizar os jovens a serem doadores de sangue e medula óssea.

O vereador mirim, Ramon Martinez falou em nome da Câmara Mirim. O estudante questionou a proibição da campanha no município. Ele foi informado que apenas o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é responsável por avaliar a possibilidade e regularizar a realização destes trabalhos. Ramon convidou Renata para acompanhar os estudantes da Escola do Legislativo na mobilização das escolas de Pouso Alegre.

A paciente com câncer e incentivadora de campanhas de doação, Renata Couto, já conseguiu salvar 12 vidas através do seu trabalho. Durante sua fala, ela apresentou fotos de mais de dez cidades da região onde foram realizadas “passeatas pela vida”. De acordo com Renata, as campanhas conseguem no mínimo 800 cadastros de doadores de medula óssea. Ela questionou as dificuldades de se realizar uma campanha deste porte em Pouso Alegre.

A vereadora Dulcinéia Costa (PV) indagou o porquê da campanha de incentivo ter sido realizada em tantos municípios da região e ainda não em Pouso Alegre. A vereadora pediu que seja encaminhado ao Inca o desejo dos vereadores em realizar uma campanha no Município. Ela afirmou que a secretária de saúde do município, com a Administração Pública, podem dar suporte e ajudar.

A realização de uma campanha em Pouso Alegre também foi abordada pela vereadora Rogéria Ferreira (PMDB). Ela cobrou dos colegas vereadores uma atitude em relação ao caso. A vereadora lembrou do trabalho realizado pela Casa de São Rafael, direcionada à Assistência Social e ao atendimento à pessoas carentes e portadoras de Câncer. Para Rogéria, o tratamento da radioterapia não pode ser deixado de lado.

Laércio Poteiro (PTB) disse que teve um caso de câncer em sua família, uma sobrinha que prestes a fazer o transplante veio a falecer aos 18 anos. Para Laércio, Renata é um exemplo de vitória. O vereador afirmou que Pouso Alegre teAP_01.09.7m a possibilidade de conseguir 50 mil cadastros de doadores, tendo em vista o porte da cidade. Ele lembrou, ainda, as políticas de saúde previstas no Plano Plurianual do Município.

O Presidente da Casa, vereador Moacir Franco (PTB), comparou a dificuldade em achar um doador compatível com o de ganhar na loteria. Para o vereador, a realização de uma campanha em Pouso Alegre é de grande importância, tendo em vista a possibilidade de salvar apenas uma vida.

O vereador Oliveira Altair (DEM) lembrou das várias famílias que sofrem por terem um parente com câncer e afirmou que todos devem se unir em prol desta campanha pela vida.

O vereador Hélio da Van (PT) comentou as diversas viagens que fez para levar pacientes com câncer a outras cidades em busca de tratamento. O vereador questionou as dificuldades para realização de Campanha em Pouso Alegre e a demora no credenciamento do Hospital Samuel Libânio para realização de tratamento de oncologia.

O relator da comissão de Ordem Social, vereador Raphael Prado (DEM), cobrou do Estado a liberação do credenciamento do Hospital, bem como realização de campanhas. Prado informou que a Administração Pública de Pouso Alegre pode contribuir no que for necessário para que haja uma manifestação em prol da vida do Município.

Para o Presidente da Comissão, vereador Frederico Coutinho (PSB), é preciso criar um debate parAP_01.09.5a unir forças em prol da campanha de doação de medula óssea. De acordo com Fred, o intuito da Audiência é de tornar pública a luta dos portadores de câncer e, assim, somar as forças do Legislativo, Executivo, Governo Estadual e Hospital, em busca de doadores.

O Deputado Estadual, Dalmo Ribeiro, autor de um projeto de lei que visa conscientizar a comunidade sobre a doação de medula óssea, informou que, quando a lei for sancionada, levará o nome de Renata Couto, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ela. De acordo com o deputado, no próximo dia 21, durante encontro em Brasília com demais parlamentares, será finalizado o procedimento de credenciamento do Hospital de Pouso Alegre.

Evandro de Limas Lins, do Hospital de Passos; o superintendente da Secretaria Regional de Saúde, Dr. Gilberto Carvalho Teixeira; o anestesista do HCSL, Dr. Denival Dorta; representante da Acipa Mulher, Márcia Camargo; cirurgião Dr. Mário Luís Mariottoni; secretário municipal de Saúde, João Batista e ex-vereador e Presidente da Câmara, Geraldo Cunha também participaram da Audiência Pública.

Caso você decida doar

Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

Onde e quando doar

É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea no Hemocentro do Município através do telefone (35) 3422-9277 ou pelo endereço: Rua Comendador José Garcia, 825- Pouso Alegre.

Onde e quando doar

É retirada uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma fichaAP_01.09 com informações pessoais. O sangue passará por um teste de laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante. O tipo de HLA será incluído no cadastro.

Os dados do doador serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se o doador for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, o doador será consultado para confirmar que deseja realizar a doação.

-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.

Leidiana Palma
ASCOM/Câmara





Publicado em: 02 de setembro de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Presidente da Câmara participa de inauguração de nova sede administrativa da PRF

25 de novembro de 2024

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida.   A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...

Leia Mais



Coffee Job: Desafios e tendências para empregabilidade em 2025

25 de novembro de 2024

  Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025.   Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...

Leia Mais



CPI da Câmara que investiga se houve irregularidades no contrato entre Prefeitura e Engetech prepara convocação dos envolvidos

22 de novembro de 2024

Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre.   Na ocasião, os presente...

Leia Mais



Câmara aprova Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico

19 de novembro de 2024

Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico.    A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...

Leia Mais



Presidente da Câmara recebe visita de alunos do 4º e 5º ano da EM Professora Rita de Cássia Campos Silva, de Cachoeira de Minas

19 de novembro de 2024

Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...

Leia Mais



CAC, UAI e Polícia Civil promovem agendamento para emissão de carteira de identidade para candidatos ao vestibular do IFSULDEMINAS

19 de novembro de 2024

Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...

Leia Mais