De acordo com a Constituição Federal, Pouso Alegre pode ter até 19 vereadores
O projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal (LOM) nº02/2011 foi apreciado durante a última sessão ordinária (20) da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Aprovado por unanimidade e em primeira votação, o projeto fixa em 15 o número de parlamentares para o próximo pleito.
O projeto visa à adequação da LOM ao disposto na Constituição Federal, especialmente após a Emenda nº58/2009. A emenda em questão prevê, para a composição das Câmaras Municipais, o limite máximo de 19 vereadores, nos Municípios com população entre 120 mil e 160 mil habitantes, situação em que se enquadra Pouso Alegre, que tem mais de 132 mil munícipes.
A Lei Orgânica de Pouso Alegre prevê que o número de vereadores será fixado de modo diverso ao que dispõe o atual artigo 29, IV, da Constituição Federal, com a redação da respectiva Emenda. Considerando que o dispositivo da Constituição Federal é de reprodução obrigatória pelos municípios, torna-se necessário que a Câmara Municipal se adeqúe à nova norma.
Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a representatividade tem que se fazer presente no legislativo e deve influenciar até no relacionamento entre Câmara e Prefeitura. Após algumas análises, o vereador afirma que chegou ao entendimento de que 15 vereadores seriam um bom número para que a população seja mais bem representada.
O vereador Marcus Teixeira (PSB), que também se posicionou a favor do projeto, lembrou que o percentual de verba municipal destinado à Câmara de Pouso Alegre para a próxima legislatura continuará sendo o mesmo de 2011, 6% do orçamento municipal, sem dedução de impostos.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) informou que analisou os critérios orçamentários e sempre foi favorável ao aumento de parlamentares, tendo em vista o número de habitantes no município. Ele disse, ainda, que com 15 vereadores será possível ter quatro comissões permanentes na Casa, o que amplia os estudos de projetos.
De acordo com a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), com o aumento do número de vereadores, a população terá mais opções na escolha de seu candidato para próxima legislatura. A vereadora disse que tem cumprido o seu papel de legisladora e, devido ao crescimento do município, é favorável ao aumento do parlamentares.
O vereador Hélio da Van (PT) questionou como os gastos públicos não vão aumentar, mesmo com o pagamento de subsídios aos novos ocupantes das quatro cadeiras do legislativo. Embora o vereador seja a favor do aumento dos representantes, para Hélio não será mais possível devolver parte do repasse aos cofres públicos, a partir da próxima legislatura.
Após análise da Lei Federal e com o crescimento populacional de Pouso Alegre, a vereadora Dulcinéia Costa (PV) disse que, junto aos outros vereadores, chegou a um consenso de que 15 parlamentares será um bom número para representar a população pouso-alegrense. Sobre a restituição de recursos financeiros, a vereadora, ainda, citou a construção da atual Câmara com recursos economizados pelo legislativo.
Para o vereador Frederico Coutinho (PSB), o Supremo Tribunal Federal (STF) errou ao diminuir o número de vereadores por município sem diminuir o repasse para as Casas Legislativas. Fred ainda ressaltou que o número de parlamentares, de acordo com os habitantes de uma cidade, foram definidos pela Câmara Federal e agora cabe à Câmara Municipal decidir qual número irá melhor representar o município.
O vereador Fabrício Machado (PT) lembrou que de acordo com a Constituição Federal, municípios com mais de 120 mil e até 160 mil habitantes podem ter o limite máximo de 19 vereadores. Atualmente Pouso Alegre conta com mais de 132 mil habitantes. Fabrício, ainda, afirmou que não concordou com a decisão do STF, em 2004, de diminuir o número de vereadores.
O Presidente da Casa, vereador Moacir Franco (PTB), afirmou que muitos candidatos com votação expressiva, nas últimas eleições, não puderam ser representantes do povo devido o coeficiente eleitoral, método pelo qual distribui as cadeiras do legislativo. Moacir Franco ressaltou também a necessidade de maior representatividade em diversos Bairros do Município, inclusive na zona rural.
O Projeto de emenda deve passar por segunda votação na próxima sessão ordinária, 27 de setembro.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
ASCOM/Câmara
Publicado em: 21 de setembro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dionísio Ailton Pereira nasceu em 1969, na cidade de Cachoeira de Minas. Filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (já falecidos), décimo filho de uma família de 13 irmãos. Casado e pai de um filho, possui licenciatura em Filosofia pela PUC-Minas, bacharelado em Teologia, mestrado em M...
Aos 24 anos, Davi Andrade foi o vereador mais jovem do município de Pouso Alegre eleito em 2024, com 1.294 votos.Sua trajetória acadêmica começou na escola pública, onde estudou até o 9º ano. No ensino médio, foi bolsista no SESI/SENAI e formou-se como Técnico em Automação Industrial. Participou...
Leandro MoraisNascido em 10 de outubro de 1987, iniciou sua trajetória na Escola Estadual Vinícius Meyer, onde foi estudante e cofundador do Grêmio Estudantil. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, ocupando a presidência do Diretório Acadêmico por dois mandatos. Desde o...
Odair Pereira de Souza, conhecido como Odair Quincote, nasceu em Pouso Alegre, em 1975. Filho de João Pereira de Souza (João Quincote) e Maria de Fátima Pereira de Souza, é casado com Maria Helena Pereira da Silva e Souza e pai de Enzo Benício. Formado em Contabilidade pela Escola Estadual Jos...
1ª Secretária Lívia Macedo Lívia Macedo é mãe de Inácio, professora de Sociologia, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente do PC do B de Pouso Alegre. Participa ativamente de movimentos sociais no município. Buscando transformar as demandas e a...
Na tarde desta quinta-feira (9), quatro vereadores da Câmara de Pouso Alegre realizaram uma coletiva de imprensa na qual apresentaram a intenção de criar uma comissão especial de estudo, com o objetivo de avaliar os contratos da Prefeitura que, segundo eles, podem estar irregulares ou superfat...