De acordo com a Constituição Federal, Pouso Alegre pode ter até 19 vereadores
O projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal (LOM) nº02/2011 foi apreciado durante a última sessão ordinária (20) da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Aprovado por unanimidade e em primeira votação, o projeto fixa em 15 o número de parlamentares para o próximo pleito.
O projeto visa à adequação da LOM ao disposto na Constituição Federal, especialmente após a Emenda nº58/2009. A emenda em questão prevê, para a composição das Câmaras Municipais, o limite máximo de 19 vereadores, nos Municípios com população entre 120 mil e 160 mil habitantes, situação em que se enquadra Pouso Alegre, que tem mais de 132 mil munícipes.
A Lei Orgânica de Pouso Alegre prevê que o número de vereadores será fixado de modo diverso ao que dispõe o atual artigo 29, IV, da Constituição Federal, com a redação da respectiva Emenda. Considerando que o dispositivo da Constituição Federal é de reprodução obrigatória pelos municípios, torna-se necessário que a Câmara Municipal se adeqúe à nova norma.
Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a representatividade tem que se fazer presente no legislativo e deve influenciar até no relacionamento entre Câmara e Prefeitura. Após algumas análises, o vereador afirma que chegou ao entendimento de que 15 vereadores seriam um bom número para que a população seja mais bem representada.
O vereador Marcus Teixeira (PSB), que também se posicionou a favor do projeto, lembrou que o percentual de verba municipal destinado à Câmara de Pouso Alegre para a próxima legislatura continuará sendo o mesmo de 2011, 6% do orçamento municipal, sem dedução de impostos.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) informou que analisou os critérios orçamentários e sempre foi favorável ao aumento de parlamentares, tendo em vista o número de habitantes no município. Ele disse, ainda, que com 15 vereadores será possível ter quatro comissões permanentes na Casa, o que amplia os estudos de projetos.
De acordo com a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), com o aumento do número de vereadores, a população terá mais opções na escolha de seu candidato para próxima legislatura. A vereadora disse que tem cumprido o seu papel de legisladora e, devido ao crescimento do município, é favorável ao aumento do parlamentares.
O vereador Hélio da Van (PT) questionou como os gastos públicos não vão aumentar, mesmo com o pagamento de subsídios aos novos ocupantes das quatro cadeiras do legislativo. Embora o vereador seja a favor do aumento dos representantes, para Hélio não será mais possível devolver parte do repasse aos cofres públicos, a partir da próxima legislatura.
Após análise da Lei Federal e com o crescimento populacional de Pouso Alegre, a vereadora Dulcinéia Costa (PV) disse que, junto aos outros vereadores, chegou a um consenso de que 15 parlamentares será um bom número para representar a população pouso-alegrense. Sobre a restituição de recursos financeiros, a vereadora, ainda, citou a construção da atual Câmara com recursos economizados pelo legislativo.
Para o vereador Frederico Coutinho (PSB), o Supremo Tribunal Federal (STF) errou ao diminuir o número de vereadores por município sem diminuir o repasse para as Casas Legislativas. Fred ainda ressaltou que o número de parlamentares, de acordo com os habitantes de uma cidade, foram definidos pela Câmara Federal e agora cabe à Câmara Municipal decidir qual número irá melhor representar o município.
O vereador Fabrício Machado (PT) lembrou que de acordo com a Constituição Federal, municípios com mais de 120 mil e até 160 mil habitantes podem ter o limite máximo de 19 vereadores. Atualmente Pouso Alegre conta com mais de 132 mil habitantes. Fabrício, ainda, afirmou que não concordou com a decisão do STF, em 2004, de diminuir o número de vereadores.
O Presidente da Casa, vereador Moacir Franco (PTB), afirmou que muitos candidatos com votação expressiva, nas últimas eleições, não puderam ser representantes do povo devido o coeficiente eleitoral, método pelo qual distribui as cadeiras do legislativo. Moacir Franco ressaltou também a necessidade de maior representatividade em diversos Bairros do Município, inclusive na zona rural.
O Projeto de emenda deve passar por segunda votação na próxima sessão ordinária, 27 de setembro.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
ASCOM/Câmara
Publicado em: 21 de setembro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...
Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...
Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre. Na ocasião, os presente...
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...