O projeto, que foi discutido por representantes da guarda e vereadores em reunião, foi aprovado por unanimidade
Com o voto favorável de todos os representantes do Poder Legislativo, o Projeto de Lei nº 357/11 é de autoria do Executivo e tem por objetivo principal extinguir o cargo de vigilantes no Município e renomear o cargo dos guardas para Guarda Civil Municipal, que deve unir as duas categorias.
O projeto também propõe a capacitação de todos os membros desta nova categoria, a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados e possibilitar que elas possam ter condições mais amplas de trabalho e remuneração.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) lembrou da reunião que alguns vereadores realizaram com a guarda. Ele disse que pretende elaborar uma emenda para ser apreciada durante a segunda votação, sugerindo que o cargo de diretor seja ocupado, indistintamente, por um membro que já pertence à guarda.
Em seguida, o vereador Frederico Coutinho (PSB) parabenizou os profissionais da categoria pela sua organização e luta por melhorias no trabalho e destacou o empenho do Comandante Mariano que, à frente da guarda, tem feito um excelente trabalho. Ele também comentou sobre a elaboração da emenda.
A importância do projeto foi ressaltada pela vereadora Rogéria Ferreira (PMDB). Segundo ela, a elaboração dessa matéria representa a força da coletividade dos guardas municipais e uma maturidade por parte do Poder Executivo, principalmente no que diz respeito à capacitação destes profissionais.
O vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) destacou que a aprovação da matéria se deu pelo esforço dos próprios vigilantes e guardas e apontou que o projeto trará uma maior segurança jurídica para essa classe de trabalhadores, com melhorias de nível salarial e nas atribuições. Lembrou ainda que a segurança pública é de competência das Polícias Civil e Militar.
O esforço conjunto dos guardas municipais também foi parabenizado pela vereadora Dulcinéia Costa (PV). Ela voltou a lembrar da reunião que fizeram com os representantes da categoria, onde diversas alterações foram acatadas e incluídas num novo texto para o projeto. Dulcinéia também destacou que a matéria não é perfeita e pode sofrer alterações com o tempo, de acordo com as necessidades.
O vereador Oliveira Altair (DEM) disse que é favorável à criação de uma emenda, conforme sugerida pelo vereador Laércio, para definir que o diretor da guarda seja um dos membros já pertencentes a ela, como é o caso do Comandante Mariano, que já está preparado para o trabalho. Ele também parabenizou a categoria pela união e organização.
Assim como Oliveira, o vereador Hélio da Van (PT) também se mostrou inteiramente favorável à emenda. Parabenizando a classe, Hélio se disse feliz com a aprovação deste projeto e também destacou que guardar prédios públicos não deve ser uma atribuição desta categoria.
Já o vereador Raphael Prado (DEM) disse que essa união da guarda deve servir de exemplo para outros setores da Administração Pública, que em vez de se unirem preferem um embate. Ele cogitou a possibilidade de se colocar uma ambulância em poder da guarda municipal e parabenizou os vereadores pela aprovação e pela proposta de emenda para a segunda votação.
O dia da guarda, comemorado em 03 de setembro, foi lembrado pelo vereador Fabrício Machado (PT). Após parabenizar os membros pela conquista do projeto, o vereador sugeriu que eles criassem um regimento interno. A iniciativa tornaria padrão todos os procedimentos no trabalho e o tornaria ainda mais ágil e eficaz.
O vereador Marcus Vinícius Teixeira (PSB) rememorou uma audiência pública realizada no ano passado, com a participação da guarda municipal de Varginha. Ele destacou que essa categoria tem sim papel importante na segurança pública que, em muitos casos, se confundem com a Polícia Civil e Militar. Ele ressaltou que a guarda precisa trabalhar de forma independente, sem vínculo político.
O presidente da Casa, vereador Moacir Franco (PTB), ressaltou que a guarda está ao lado da população. Ele comentou que este projeto deve trazer uma maior valorização da categoria, seja pelos vencimentos ou pela capacitação. Assim como o vereador Fabrício, Moacir Franco também considera importante a criação de um regimento interno, para o crescimento uniforme de todo esse grupo.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 28 de setembro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...
Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...
Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre. Na ocasião, os presente...
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...