Notícias



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara


Visualize fotos

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do governo, vereador Dionísio Pereira. O documento, de número 73/2025, foi protocolado às 18h23, já durante a sessão ordinária e incluído na pauta após decisão do presidente em exercício, vereador Delegado Renato Gavião.
 
A proposta cumpriu todo o trâmite regimental, passando por cinco comissões permanentes da Casa e pela análise da Assessoria Jurídica. Não houve, por parte do Executivo ou da liderança do governo, solicitação de regime de urgência durante o trâmite inicial do projeto. Por essa razão, ele não pôde ser incluído na pauta antes do esgotamento dos prazos regimentais para emissão de pareceres.
 
Durante a tramitação, o projeto recebeu sete emendas parlamentares, além de uma subemenda, exigindo pareceres técnicos e jurídicos específicos para cada uma delas. O prazo final para a emissão dos pareceres se encerrou na segunda-feira (19), um dia antes da sessão ordinária.
 
Três novas emendas – de números 8, 9 e 10 – haviam sido protocoladas por volta das 16h30 do mesmo dia, exigindo nova análise pelas comissões e pela Assessoria Jurídica. Diante disso, a sessão foi suspensa durante 2h44 para emissão dos pareceres.
 
A inclusão e deliberação do projeto seguiram os critérios regimentais e legais, após deliberação do plenário e a apresentação formal dos requerimentos necessários. As comissões que emitem parecer sobre o projeto da Guarda Municipal são: Comissão de Comissão de Segurança Pública; Comissão de Administração Pública; Comissão de Ordem Social; Comissão de Legislação, Justiça e Redação; e Comissão de Administração Financeira e Orçamentária.
 
Veja quais foram as emendas adicionadas ao projeto:
• Emenda Nº 1 (rejeitada), autor Fred Coutinho: garante que os guardas civis municipais de Pouso Alegre sejam regidos pelo Estatuto do Servidor Público Municipal (Lei nº 1.042/1971), pelo Código de Ética e demais normas próprias.
• Emenda Nº 2 (rejeitada), autor Fred Coutinho: garante que os atuais guardas municipais de Pouso Alegre, já estáveis no serviço público, continuem sendo regidos pelo Estatuto do Servidor Municipal (Lei nº 1.042/1971), preservando seus direitos adquiridos e evitando a exclusão desses profissionais da nova estrutura da Guarda Civil Municipal.
• Emenda Nº 3 (aprovada), autor Israel Russo, coautores Fred Coutinho e Delegado Renato Gavião: amplia o limite de idade para ingresso na Guarda de 30 para 35 anos.
• Emenda Nº 4 (aprovada), autor Israel Russo: permite que a Guarda de Pouso Alegre, em apoio ao Departamento de Fiscalização de Posturas, apreenda mercadorias de ambulantes sem licença e as encaminhe ao setor competente.
• Emenda Nº 5 (aprovada), autor Delegado Renato Gavião: propõe uma série de mudanças, entre as quais a inclusão do patrulhamento escolar como atribuição da corporação; a exigência de suspensão (e não cancelamento) da inscrição na OAB para guardas advogados; a obrigatoriedade da formação baseada na matriz da Senasp; o reconhecimento do papel fiscalizador do Ministério Público; a garantia de cela separada aos guardas presos, antes e depois da condenação; e a proibição do exercício de funções investigativas ou típicas de polícia judiciária, reafirmando o caráter preventivo da Guarda.
• Emenda Nº 6 (aprovada), autor Israel Russo: permite que, nos primeiros quatro anos de funcionamento da Guarda, cargos de comando possam ser ocupados por profissionais externos à corporação, desde que tenham experiência ou formação na área de segurança ou defesa social.
• Emenda Nº 7 (retirada), autor Israel Russo: limita a atuação da Guarda às funções de orientação de trânsito e outras competências conferidas mediante convênio, suprimindo o poder de polícia administrativa de trânsito.
• Emenda Nº 8 (aprovada), autora Lívia Macedo: assegura a formação continuada dos agentes por meio de cursos técnicos e profissionais periódicos, atendimento em saúde mental quando necessário, além da exigência de avaliação psicológica regular para guardas que portarem armas de fogo.
• Emenda Nº 9 (aprovada), autora Lívia Macedo: estabelece a reserva mínima de 20% das vagas em todos os níveis da carreira da Guarda de Pouso Alegre para pessoas autodeclaradas negras, com regulamentação pelo Poder Público e observância da Lei Federal nº 12.990/2014.
• Emenda Nº 10 (aprovada), autora Lívia Macedo: prevê formação continuada obrigatória em direitos humanos para seus agentes, com foco em grupos vulneráveis como mulheres, população negra, LGBTQIAPN+, pessoas em situação de rua, idosos e crianças.





Publicado em: 21 de maio de 2025

Publicado por: Ascom/Gab Delfino

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais