Notícias



Câmara aprova projeto que assegura matrícula para aluno portador de deficiência locomotora


Visualize fotos

 

IMG 7719 MediumNa Sessão Ordinária desta terça-feira, 22, foi votado o Projeto de Lei 7020/13, que assegura matrícula para aluno portador de deficiência locomotora na escola pública mais próxima de sua residência. De acordo com a justificativa, o Projeto visa contribuir com a melhoria de vida da pessoa com deficiência física, garantindo seu direito de acesso à educação, visto que o número de veículos adaptados no transporte público não consegue contemplar o número de usuários. De autoria do vereador Flávio Alexandre, o projeto foi aprovado, em 2ª votação.

De acordo com Flávio Alexandre, o projeto visa a melhoria da qualidade de vida de Pessoas com Deficiência, garantindo seu direito de acesso à educação. “Com este projeto buscamos garantir a vaga na instituição de ensino e posteriormente as adaptações. Consequentemente, teremos muitos avanços. É de extrema necessidade a aplicação desse projeto, pois a locomoção dessas pessoas e de suas famílias até as instituições de ensino são muito complicadas”, ressalta.

O vereador Flávio Alexandre apresentou ainda a Emenda aditiva 01 ao Projeto de Lei nº 7020/13, que modifica a redação do Artigo 2º: “Esta lei entra em vigor na data da sua publicação, devendo ser regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de cento e oitenta dias.

Demais projetos

Foi votado o Projeto de Lei 7023/2013, que institui no calendário oficial do município de Pouso Alegre, a “Semana do Hip Hop” a ser comemorada anualmente, na semana do dia 12 de novembro, e dá outras providências. De acordo com a Justificativa do Projeto, a criação da Semana do Hip Hop tem a importância de estreitar relações do Movimento Hip Hop com o Poder Público e a população e divulgar o movimento que mobiliza jovens das periferias através da arte e da cultura. A data foi legitimada por Afrika Bambaatta, que é considerado o pai do Hip Hop e quem estabeleceu os quatro pilares: rap, DJ, breakdance e graffitti. De autoria do vereador Rafael Huhn, o projeto foi aprovado em 2ª votação.

Rafael Huhn explica que o evento é mais do que uma semana comemorativa, mas uma ação que traz oficialmente toda a cultura Hip Hop no intuito das ações de políticas publicas. “Essa ação cultural está presente na periferia e é capaz de fazer as discussões necessárias com jovens dessa região”, ressalta.

O vereador Maurício Tutty apresentou a Emenda 01 ao Projeto de Lei 7023/2013, que altera a redação da ementa e dos artigos 1º e 2º do Projeto de Lei nº 7023/2013. Alterando os textos onde era citada a “Semana do Hop Hop” para “Semana da Cultura Hip Hop”.

O Projeto de Lei 549/2013, que altera os parágrafos 2º e 3º do art. 8º da Lei Municipal 4.862/2009, também foi votado. As alterações referem-se às decisões do Comdema, Comdu. De autoria do Executivo, o projeto foi aprovado em 2ª votação.

Foi votado ainda o Projeto de Decreto Legislativo 24/2013, que dispõe sobre a filiação da Câmara Municipal de Pouso Alegre à Associação dos Amigos da Escola do Legislativo “Professor Rômulo Coelho”. De autoria da presidenta Dulcinéia Costa, o projeto foi aprovado em única votação. Dulcinéia considera a criação da Associação um grande avanço para a região. “A Associação é muito importante para o fortalecimento e desenvolvimento do poder Legislativo, por meio da troca de experiências, capacitação dos servidores e vereadores e união das câmaras da região”, afirma a presidenta.

Foi votado o Projeto de Lei 7024/13, que dispõe sobre denominação de via pública: Travessa Antônio Álvaro Camilo, a atual Travessa Manoel Pedro da Silva, no bairro Santo Antônio. De autoria do vereador Paulo Valdir, o projeto foi aprovado.

Foi votado ainda o Projeto de Lei 7025/13, que dispõe sobre denominação de logradouro público: Avenida Xuzhou, a avenida que faz ligação entre a Avenida dos Alecrins, no Distrito Industrial e a XCMG. De autoria do vereador Wilson Tadeu Lopes, o projeto foi aprovado.

Homenagem

A pedido do vereador Hélio da Van, a Câmara Municipal prestou uma homenagem ao SEST/SENAT, que completa 15 anos de instalação em Pouso Alegre, e vem participando ativamente do desenvolvimento da cidade. Receberam os diplomas de Honra ao Mérito: a diretora, Cristina Narbot Siqueira Rodrigues; o instrutor, Waldyr Teles; a instrutora, Claudia Magalhães Caldas, representada pela irmã Flávia Caldas; o dentista, Antônio Tadeu Vieira; a dentista, Flávia Campos; a Coordenadora do SENAT, Juliana Briante Campos Parreiras; o coordenador do SEST, Renato Melquíades Vitoriano. Foi entregue também à instituição uma placa comemorativa pelos 15 anos da entidade.

O SEST - Serviço Social do Transporte e o SENAT -  Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte são entidades civis sem fins lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transporte. As instituições surgiram em 14 de setembro de 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e das entidades sindicais.

Na área social, o Sest /Senat são responsáveis por gerenciar, desenvolver e apoiar programas que prezam pelo bem-estar do trabalhador em áreas como saúde, cultura, lazer e segurança no trabalho. Na área educacional, o foco se volta a programas de aprendizagem, que incluem preparação, treinamento, aperfeiçoamento e formação profissional.
A entidade busca também desenvolver e disseminar a cultura de transporte, promovendo a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador, bem como a formação e a qualificação de novos profissionais para eficiência e eficácia dos serviços a serem prestados à sociedade.

 

Fotos: http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157636870144114/

 





Publicado em: 23 de outubro de 2013

Publicado por: Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais