Notícias



Pouso Alegre perde o guardião de sua memória


Visualize fotos

Alexandre de Araujo nasceu em Pouso Alegre, em 17 de abril de 1922 e faleceu em 15 de janeiro de 2014.
Filho de Sebastião de Araujo e Maria Luiza Laira de Araujo estudou no Grupo Escolar Monsenhor José Paulino, na escola de Dona Zequinha Wolf e Dona Carlinda (Praça João Pinheiro) e no São José até o 2º ano.
Seu pai, Sebastião de Araujo, era proprietário da Casa Araujo, que abrangia livraria, tipografia e encadernação. Em 1939, foi para o Exército, onde permaneceu por dois anos e dos  12 aos 16 anos trabalhou no estabelecimento comercial de seu pai. 
De 1939 a 1941, serviu no 8º Regimento de Artilharia Montada (RAM), em Pouso Alegre e na 2ª Bateria Independente de Artilharia Automóvel, em Olinda (PE). 
Residiu no Rio de Janeiro, em Juiz de Fora e Belo Horizonte, trabalhando em firmas particulares. De 1950 a 1978, foi funcionário do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), chefiando a Sessão Pessoal na construção da BR 381, a Rodovia Fernão Dias. 
Na década de 1960, foi gerente da PRJ-7 e do Cine Glória. Em 1964, foi convidado por Argentino de Paula, então presidente da Câmara, para ocupar o cargo de secretário executivo no legislativo, assessorando presidentes e vereadores.
Em 1965, promoveu uma exposição de fotos e documentos relacionados a Pouso Alegre, nas vitrines da Casa Vitale, na Avenida Dr. Lisboa. A idéia de se criar um museu já amadurecera quando visitava museus de Recife e do Rio de Janeiro nos idos de 1950/1960, e a primeira peça que o despertou foi uma vestimenta militar de seu avô, capitão da Guarda Nacional Maurício Braz de Araujo, cuja espada está preservada no Museu.
Em 1976, a Câmara lhe conferiu o título de “Grande Pouso-alegrense”, pelos serviços prestados à comunidade na legislatura 1973/1977.
Em 1984, instalou no piso superior do prédio da Câmara a “Galeria para Exposição de Fotos e Documentos” relacionados a Pouso Alegre. 
No mesmo ano, foi nomeado, pela Câmara, supervisor da Galeria Tuany Toledo, posteriormente denominada de Museu Histórico Municipal Tuany Toledo. Alexandre de Araujo foi o idealizador, criador e era o atual diretor do Museu.
Em 1996, foi condecorado pelo 14º GAC com os diplomas “Amigo do Grupo Fernão Dias” e “Colaborador Emérito do Exército”.
Publicou dois livros, “Ex-chefes do Executivo” e “Pouso Alegre através dos tempos: sequência histórica”, em 1997.
Em 2002, foi homenageado pela Prefeitura com o diploma “Fundador da Cidade”, e em 2003, pela Câmara Municipal com a “Insígnia Tiradentes”.
Alexandre de Araujo era casado com Leonor Rocha de Araujo e deixa três filhos: Wanderley, Lúcia Helena e Emerson, cinco netos e dois bisnetos.
A Câmara Municipal mesmo com a dor da perda do guardião da memória de Pouso Alegre se compromete em não medir esforços na manutenção e zelo do Museu Histórico que é o maior legado que Alexandre de Araujo deixa para as nossas gerações futuras, que a partir desse visionário terão a possibilidade de conhecer e vivencias as historias da terra do Mandu.





Publicado em: 16 de janeiro de 2014

Publicado por: Ascom/Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais




Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.