Notícias



Pouso Alegre sedia Plenária Final da Etapa Regional do PJ


Visualize fotos

Nesta quinta-feira, 04, mais de 60 jovens da região discutiram formas de melhorar a qualidade de vida para os idosos no Estado. O tema “Envelhecimento e qualidade de vida” norteou as discussões da Plenária Final da etapa regional do PJ, que aconteceu na Câmara de Pouso Alegre. Nessa etapa, foram eleitas as propostas que vão representar a região Sul na etapa estadual do Parlamento Jovem. Os jovens apresentaram as propostas, argumentam sua fundamentação e depois votam se aquela proposta deve ou não ser levada adiante. O tema é divido em três subtemas: “Direito ao envelhecimento com qualidade”, “Promoção da convivência intergeracional” e “Protagonismo social e político do idoso”. 
Ao todo, 27 Câmaras participam do PJ 2014. Neste ano o Parlamento Jovem foi regionalizado, possibilitando a participação de mais câmaras no projeto. Junto com Poços de Caldas, Pouso Alegre é uma das cidades-polo. Segundo a coordenadora do polo regional, Tatiana Rezende, a organização da plenária final exigiu um esforço integrado das cidades e um trabalho intenso dos servidores da Câmara de Pouso Alegre. “A preparação começou bem antes. Há dois meses Pouso Alegre já está se preparando para receber bem os estudantes dos Parlamento Jovem, os coordenadores e visitantes que estão conhecendo melhor como funciona a dinâmica. Nos preparamos para que tudo pudesse acontecer nos moldes da plenária final e assim os jovens já podem se acostumar com a dinâmica que vão encontrar na Assembleia Legislativa”, explica Tatiana Resende.   
O Polo Sul de Minas é composto pelas cidades de Carvalhópolis, Monte Sião, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Santa Rita de Caldas. Maria Inês Silva é presidente da Câmara de Santa Rita de Caldas e ainda coordena as atividades do PJ na cidade. “Nos reunimos quinzenalmente há seis meses e os estudantes se identificaram tanto com o tema que desenvolveram, para as Comemorações do 7 de Setembro,um informativo para os idosos: ‘Saber seus direitos também é independência’. Acredito que, em todos os municípios que integram a nosso polo, fizemos um trabalho intenso de despertar para a cidadania, que é o intuito do PJ”, conta Maria Inês Silva. 
O evento foi prestigiado por presidentes, vereadores e servidores de 11 Câmaras da região. Assembleia Legislativa junto com os deputados estaduais. O presidente da Câmara de Monte Sião participou da atividade e explica como a câmara da cidade incentivou as discussões. 
“É com muita alegria que viemos a Pouso Alegre, sabendo da importância de incentivar esse tipo de discussão e de participação política nos nossos jovens. Temos certeza de que muitos desses jovens terão ainda mais interesse na vida política do município, poderão participar mais”, comenta o Hércules.       
O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da PUC Minas. Para Alexandre Teixeira, representante da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais a escolha do tema vem de encontro com uma necessidade da própria sociedade. “Para nós foi uma grata surpresa ver que este foi um dos temas que teve mais adesão, mais envolvimento. Nossa hipótese para isso é que este é um tema que toca emocionalmente a todos, afinal todo mundo tem um idoso na família e todos que tiverem sorte vão envelhecer. Este é um tema muito feliz devido a sua efetividade dentro do projeto e da necessidade de se discutir a questão já que a   população brasileira está envelhecendo”, argumenta Alexandre Teixeira. 
Fernanda Machado é uma das coordenadoras do projeto na Assembleia Legislativa. Para ela, os resultados do projeto em todo o estado demonstram a importância de se dar ao jovem a oportunidade de expor suas ideias e colaborar de forma efetiva. “É muito gratificante essa experiência. Nossa expectativa é ter muito mais participação nas próximas edições. Vemos o comprometimento das Câmaras, como é o caso de Pouso Alegre e da região do polo Sul de Minas que se dedicam em aprofundar as discussões com os jovens ao trabalhar cada tema”, conta a coordenadora Fernando Machado. 
Conheça as propostas eleitas na plenária final da etapa regional do PJ: 
Subtema 1: DIREITO AO ENVELHECIMENTO COM QUALIDADE DE VIDA
1. Criação e manutenção de locais de atendimento onde os idosos terão acesso a atividades físicas, alimentação controlada e seriam desenvolvidas atividades de cultura, esporte e lazer.
2. Criação de um programa que propicie a construção de moradias populares adaptadas às necessidades dos idosos, em que as casas são destinadas aos idosos sem recursos e moradia; sendo necessárias comprovações de renda. O idoso se tornaria morador da casa sem ter de pagar e após seu falecimento a residência seria repassada a outro idoso.
Subtema 2: PROMOÇÃO DA CONVIVÊNCIA INTERGERACIONAL
1. Realização de campanhas públicas para conscientização a respeito dos direitos dos idosos, bem como a promoção intergeracional, com atividades socioculturais contínuas realizadas em parceria com o poder público e a sociedade civil, a fim de repassar experiências sociais, entre outras, gerando a aproximação jovem-idoso.
Subtema 3: PROTAGONISMO SOCIAL E POLÍTICO DO IDOSO
1. Encaminhamento ao Governo Federal de proposta de modificação da legislação vigente no Estatuto do Idoso no tocante à obrigatoriedade da criação de um Conselho Tutelar do Idoso, nos moldes do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, em que os conselheiros se dediquem integralmente à proteção do idoso e serão remunerados para essa atividade.
2. Criação do programa “Idoso Mais Digital”, pelo Governo do Estado, em todas as instituições que oferecem cursos de informática, tais como Instituto Federal (IF), Uai TEC, Sistema S de Educação e outros presentes no município, para disponibilizá-los aos idosos.
 
Veja as fotos no Flickr da Câmara.  





Publicado em: 05 de setembro de 2014

Publicado por: Ascom - CMPA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara homenageia profissionais da enfermagem em Sessão Especial

23 de maio de 2025

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...

Leia Mais



Projeto que cria a Guarda Civil Municipal é aprovado por unanimidade em Regime de Urgência em sessão da Câmara

21 de maio de 2025

O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...

Leia Mais



REQUERIMENTO PARA SESSÃO ITINERANTE NOS BAIRROS CAJURU, ANHUMAS, FARIAS E IMBUIA É APROVADO

14 de maio de 2025

O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...

Leia Mais



Projeto de Lei sobre Transparência das Emendas Parlamentares é rejeitado

14 de maio de 2025

O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...

Leia Mais



Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais