O presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, vereador Adriano da Farmácia (PR) esteve na última quinta-feira, 24 de agosto, na Câmara de São José dos Campos para conhecer o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), uma parceria entre a prefeitura e a Câmara Municipal da cidade paulista, que oferece serviços de utilidade pública para a população, tornou-se referência para o Legislativo de Pouso Alegre (MG).
A ideia do presidente Adriano da Farmácia é buscar informações para implantação do serviço com modelo semelhante em Pouso Alegre.
A comitiva foi formada pelo presidente da Casa, pela diretora de Comunicação, Yuri Sato, e pelo controlador da Câmara, Nícholas Ferreira. Eles foram recebidos pelo presidente da Câmara de São José, vereador Juvenil Silvério (PSDB), que explicou qual o objetivo do CAC, e depois conheceram as dependências da Casa – setor de Comunicação, transmissão da TV, estúdio de gravação, plenário, além do próprio CAC. “Nosso objetivo é trazer a população para mais perto da Câmara, pois sabemos como está o desgaste da classe política. Queremos mostrar mais os nossos trabalhos e oferecer serviços ao cidadão também”, afirmou o presidente Adriano da Farmácia.
A diretora de comunicação da Câmara, Yuri Sato conheceu toda a infraestrutura de comunicação do Legislativo de São José dos Campos. “Gostei do trabalho desenvolvido pela equipe de comunicação da Câmara de São José e vou compartilhar algumas ideias em Pouso Alegre”, disse.
O controlador da Câmara, Nícholas Ferreira achou positiva a visita. “Podemos constatar que o referido serviço tem ganhado importância estratégica na administração pública já que proporciona ao cidadão a oportunidade de apresentar suas demandas, opinar sobre os serviços realizados pelos Órgãos Públicos, receber informações de seu interesse e participar efetivamente da gestão pública. Além disso, o serviço facilita a geração constante de soluções inovadoras para a população, tais como orientação jurídica, emissão de carteira de trabalho, elaboração de currículo entre outros”, disse.
No Centro de Apoio ao Cidadão, o grupo conheceu os setores que atendem o público com a realização de vários serviços. Eles tiveram acesso também aos documentos de criação e de orientação sobre os serviços prestados.
Somente no ano passado, foram realizados quase 60 mil atendimentos diversos, incluindo requisição de certidões (casamento, nascimento e óbito), emissão de carteira de trabalho, acesso à internet e orientação jurídica.
Além dos atendimentos tradicionais (veja na lista abaixo), o CAC ainda auxilia o cidadão em algumas questões específicas, como foi o caso do cadastro para os interessados em receber gratuitamente o kit de conversor digital e a consulta às contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Criado em 2005, o CAC (Centro de Apoio ao Cidadão) “João Paulo II” é mantido por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Câmara. É uma forma também de o Legislativo municipal estar cada vez mais próximo do dia a dia do cidadão. “Minha ideia é formatar uma parceria com o prefeito Rafael Simões (PSDB) para implantação um serviço semelhante como este em Pouso Alegre”, disse o presidente Adriano da Farmácia.
Publicado em: 25 de agosto de 2017
Publicado por: Ascom
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Categoria: Notícias da Câmara
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