Na noite desta quinta-feira, 19, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma homenagem especial ao Instituto Fillipo Smaldone, por seus 30 anos de trabalho em prol da educação inclusiva.
Irmã Inoveide Gonzaga Ribeiro, diretora do Instituto, recebeu a homenagem pelo trabalho realizado, além de Antonio Célio da Silva, Wilma Conceição da Silva, Daniele Jacques Braga e Regina Fátima de Souza Leopoldino, que também receberam a homenagem por seu trabalho.
A homenagem foi um pedido do vereador Wilson Tadeu Lopes. Compareceram à Sessão os vereadores Arlindo da Mota Paes, Mariléia Franco, Adelson do Hospital e Dr. Edson.
HISTORICO DO INSTITUTO FILIPPO SMALDONE
A convite do Arcebispo Dom José D’Ângelo Neto, as Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, contando sempre com a ajuda da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, deram início a um Centro Especializado para crianças surdas, com atendimento inicial de aproximadamente 60 crianças. Foi com essas condições da época que a partir do dia 15 de março de 1988, os pais puderam dirigir-se ao Instituto, que se situava na Rua Francisco Sales, nº 95, centro, para efetivarem as matrículas. O Instituto dirigido pelas Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, tendo como a primeira diretora Irmã Clemens Gadaleta, deu início ao atendimento às crianças na faixa etária entre 1 e 3 anos, também crianças de 4 a 6 anos, no maternal e jardim e crianças de 7 a 10 anos na primeira série.
Além dos professores o Instituto também dispunha de uma equipe técnica formada por: psicólogo, pedagoga, assistente social e otorrino, para que o atendimento às crianças fosse realizado de uma forma individual. As Irmãs trabalharam e moraram por muitos anos no antigo Instituto. Com a necessidade de espaço para salas de aula e um espaço para comunidade das Irmãs, Irmã Eva Filomena Parrella, com autorização da Madre Geral Irmã Délia Olita, no dia 14 de fevereiro de 1997 efetuou a compra de uma pequena casa, situada na Rua Francisco Sales, nº 95, centro, que se tornou a atual residência das Irmãs naquela época.
Foi então que no ano de 1990 o Arcebispo de Pouso Alegre Dom José D’Ângelo Neto nas mãos de Irmã Clemens Gadaleta na época superiora, fez doação do terreno com área de 14.250m² para construção de uma sede maior para as crianças surdas de Pouso Alegre e as demais cidades vizinhas.
Passaram vários anos e por falta de recursos financeiros não foi dado início à construção. Mas a Providência de Deus para quem confia, nunca fica desamparado, foi assim que após varias dúvidas e tanta fé, no ano 2002 com a chegada da nova superiora da comunidade Irmã Piera de Bellonia, tendo o apoio dos superiores maiores da Congregação, deu início à construção do novo Instituto Filippo Smaldone com projeto apresentado pela equipe da construtora, Carlos Moreira.
No dia 19 de junho de 2003, no lindo e imenso espaço verde no Bairro Jardim Canadá, o Arcebispo Dom Ricardo com tanta felicidade ao lado das Irmãs, funcionários crianças e familiares, deu a benção da primeira pedra para a realização desta obra, hoje tão bonita e acolhedora de crianças portadoras de necessidades especiais. Muitos colaboraram: Embaixada da Itália no Brasil, a Associação São José da Itália, a própria Congregação Religiosa, a Nunciatura Apostólica no Brasil, CARITAS no Brasil, Cuore Amigo e vários amigos operários italianos.
Após muitos sacrifícios e tanta confiança em Deus, no dia 07 de fevereiro de 2005 com a Celebração Eucarística e benção por Dom Ricardo, com a presença do Prefeito Jair Siqueira, Deputado Estadual Dalmo Ribeiro, demais autoridades políticas, civis e religiosas, da Madre Geral da Congregação Irmã Maria Longo, a conselheira Irmã Inês Giorgi, dos pais dos alunos, demais irmãs da comunidade local, Associação São José, benfeitores e amigos, foi inaugurado o Instituto Filippo Smaldone no novo endereço, Rua Major Rubens Storino nº 1339 no Bairro Jardim Canadá.
Hoje o Instituto é uma Instituição de caráter filantrópico, que oferece atendimento: pedagógico, fonoaudiológico, odontológico, psicológico, serviço social, fisioterapêutico, terapêutico ocupacional e enfermagem às crianças com deficiência auditiva e outros comprometimentos leves, da cidade de Pouso Alegre e Região Sul Mineira.
Publicado em: 19 de julho de 2018
Publicado por: Ascom
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...