Na Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Pouso Alegre aprovou o Projeto de Lei 1.535 que denominou, de Doutor Eduardo Ribeiro de Magalhães, o Centro de Saúde localizado na Rua Marechal Deodoro, no bairro Santa Lúcia. O PL é de autoria do Poder Executivo.
Eduardo Ribeiro de Magalhães nasceu em Pouso Alegre no ano de 1962, filho dos médicos Fábio Magalhães e Armanda Ribeiro de Magalhães.
Desde pequeno, pelo exemplo de seu pai, já sabia que queria ser médico. Iniciou o curso de medicina em Itajubá no ano de 1983. Em 1984, Eduardo transferiu-se para a Faculdade de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre, onde se graduou em 1988.
Após a formatura, cursou Residência Médica em Pediatria no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Já casado, mudou-se para Campinas para se pós-graduar em Neonatologia e voltar para Pouso Alegre, cidade que amava.
O “Tio Dudu” como a maioria de seus pacientes o chamavam, jamais parou de estudar e aperfeiçoar seus conhecimentos para oferecer o que havia de melhor e mais atualizado para seus pacientes.
Eduardo tornou-se membro da Unimed Sul-Mineira em 1992, 4 anos após sua inauguração. Nesta instituição, atuou como conselheiro fiscal efetivo e suplente de 1995 a 2015 e no Conselho de Administração, como vogal, no ano de 2016.
Paralelamente ao trabalho em sua clínica particular e atendimento no HCSL, exerceu a função de Diretor da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre entre 1997 e 1999.
Foi convidado pelo então prefeito, Jair Siqueira, na gestão 1997 a 2000, para assumir o cargo de Secretário de Saúde de Pouso Alegre.
No Hospital Samuel Libânio, Doutor Eduardo atuou por sete anos e meio como Diretor Clínico e, posteriormente, Coordenador da Residência Médica em Pediatria. Durante este período auxiliou na implementação da UTI Neonatal, que se tornou referência em atendimento no Sul de Minas.
Doutor Eduardo Magalhães também atuou na Associação Médica de Pouso Alegre, tendo exercido as funções de presidente, Vice-Presidente e 1º Secretário.
No ano de 2020, após se infectar com COVID-19, trabalhando frente à pandemia, teve uma trombose e um AVC, que o deixou com afasia e sem a perna esquerda, não conseguindo mais trabalhar com o que tanto amava.
Foram 60 anos de vida e 35 anos dedicados à Medicina. Doutor Eduardo Ribeiro de Magalhães foi um grande homem, pai, filho, amigo e médico, que nos deixou como lembrança os seus exemplos.
Publicado em: 21 de junho de 2024
Publicado por: Ascom/Alberto Alves
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Nessa terça-feira (18), os vereadores da Câmara de Pouso Alegre aprovaram, por unanimidade, três requerimentos de informações sobre atuação da Prefeitura Municipal. São eles: Requerimento Nº 9/2025 Requer ao Poder Executivo informações com relação à arrecadação de ITBI nos anos de 2023 e 202...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, nesta terça-feira (18), o projeto de lei nº 1.561/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o programa "Saber Saúde". A iniciativa permitirá a cooperação entre o município e instituições de ensino superior para a capacitação de estudantes da área da...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (18), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou em segunda votação o projeto de lei nº 1.562/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece novas regras para as festividades de Carnaval na cidade. O projeto reconhece a importância cultural, social e eco...
Na noite de terça-feira (18), os vereadores da Câmara de Pouso Alegre aprovaram, por unanimidade, o Requerimento Nº 20/2025, de autoria do Presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. Edson, que solicita a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Fazendinha. A reunião está agendada para o...
Na última sexta-feira (14), o plenário da Câmara de Pouso Alegre foi palco da solenidade de passagem de comando da 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros. A unidade, que atende 43 cidades do Sul de Minas, passa a ser comandada pelo tenente-coronel Mauro Martins, bombeiro há mais de 20 an...
A Câmara Municipal realizou uma força-tarefa para garantir a tramitação e votação de dois projetos de lei encaminhados com pouco tempo de antecedência. As propostas, que tratam das festividades de Carnaval e da criação do programa de preceptoria "Saber Saúde", foram incluídas na pauta da sessão d...