Na Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Pouso Alegre aprovou o Projeto de Lei 1.535 que denominou, de Doutor Eduardo Ribeiro de Magalhães, o Centro de Saúde localizado na Rua Marechal Deodoro, no bairro Santa Lúcia. O PL é de autoria do Poder Executivo.
Eduardo Ribeiro de Magalhães nasceu em Pouso Alegre no ano de 1962, filho dos médicos Fábio Magalhães e Armanda Ribeiro de Magalhães.
Desde pequeno, pelo exemplo de seu pai, já sabia que queria ser médico. Iniciou o curso de medicina em Itajubá no ano de 1983. Em 1984, Eduardo transferiu-se para a Faculdade de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre, onde se graduou em 1988.
Após a formatura, cursou Residência Médica em Pediatria no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Já casado, mudou-se para Campinas para se pós-graduar em Neonatologia e voltar para Pouso Alegre, cidade que amava.
O “Tio Dudu” como a maioria de seus pacientes o chamavam, jamais parou de estudar e aperfeiçoar seus conhecimentos para oferecer o que havia de melhor e mais atualizado para seus pacientes.
Eduardo tornou-se membro da Unimed Sul-Mineira em 1992, 4 anos após sua inauguração. Nesta instituição, atuou como conselheiro fiscal efetivo e suplente de 1995 a 2015 e no Conselho de Administração, como vogal, no ano de 2016.
Paralelamente ao trabalho em sua clínica particular e atendimento no HCSL, exerceu a função de Diretor da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre entre 1997 e 1999.
Foi convidado pelo então prefeito, Jair Siqueira, na gestão 1997 a 2000, para assumir o cargo de Secretário de Saúde de Pouso Alegre.
No Hospital Samuel Libânio, Doutor Eduardo atuou por sete anos e meio como Diretor Clínico e, posteriormente, Coordenador da Residência Médica em Pediatria. Durante este período auxiliou na implementação da UTI Neonatal, que se tornou referência em atendimento no Sul de Minas.
Doutor Eduardo Magalhães também atuou na Associação Médica de Pouso Alegre, tendo exercido as funções de presidente, Vice-Presidente e 1º Secretário.
No ano de 2020, após se infectar com COVID-19, trabalhando frente à pandemia, teve uma trombose e um AVC, que o deixou com afasia e sem a perna esquerda, não conseguindo mais trabalhar com o que tanto amava.
Foram 60 anos de vida e 35 anos dedicados à Medicina. Doutor Eduardo Ribeiro de Magalhães foi um grande homem, pai, filho, amigo e médico, que nos deixou como lembrança os seus exemplos.
Publicado em: 21 de junho de 2024
Publicado por: Ascom/Alberto Alves
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O Projeto de Lei nº 7.979/2025, de autoria dos vereadores Leandro Moraes, Israel Russo e Delegado Renato Galvão, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública de saúde municipal de Po...
Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma Sessão Especial em homenagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município. A cerimônia foi proposta pelo vereador Miguel Tomatinho do Hospital, também enfermeiro, em reconhecimento ao trabalho e...
O Projeto de Lei que institui a Guarda Civil Municipal foi aprovado por unanimidade em votação única durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta terça-feira (20). A inclusão do projeto na pauta ocorreu após a apresentação de um requerimento de urgência pelo líder do gover...
O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...
O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...