Reconhecimento, emoção e gratidão marcaram a Sessão Solene de entrega da Insígnia Tiradentes 2014. Os vereadores e a Mesa Diretora indicaram 18 personalidades, nascidas ou não em Pouso Alegre, que prestam serviços relevantes à comunidade e se destacaram nos setores social, cultural e educacional.
A Sessão foi iniciada com a composição da Mesa, pelo presidente da Casa, Gilberto Barreiro (PMDB), o prefeito Municipal, Agnaldo Perugini e o juiz de Direito, Mário Lúcio Pereira. Os homenageados entraram, juntamente com os vereadores que os indicaram, ocupando lugar de destaque no plenário da Câmara. A banda da Polícia Militar executou o Hino Nacional, abrilhantando ainda mais o evento.
A TV Câmara preparou um vídeo especial contando a história de cada homenageado, emocionando a todos os presentes. Em seguida, cada agraciado subiu ao plenário para receber a Insígnia Tiradentes pelas mãos dos vereadores. O goleiro Aranha, do Santos Futebol Clube, que foi indicado pelo vereador Flávio Alexandre (PR), foi representado por sua mãe, Benedita Duarte Costa, devido a compromissos assumidos com o Clube.
Em nome de todos os agraciados, o deputado Federal Odair Cunha discursou, agradecendo a homenagem e ressaltando o desenvolvimento e prosperidade de Pouso Alegre. “Em Pouso Alegre são diversos os atores do crescimento e do desenvolvimento. A cidade, que já era referência no sul de Minas, se torna cada vez mais referência em todo o país. Os resultados positivos e o crescimento, aliados a uma gestão que investe em educação, infraestrutura e saúde, faz com que a cidade seja um exemplo de desenvolvimento econômico e inclusão social”, afirmou.
O vereador Wilson Lopes (PV) exaltou a história de Tiradentes, que lutou em favor da democracia e a importância da inconfidência para a história de Minas. “Todos nós precisamos ter em nossas veias, o sangue desses inconfidentes, mais que isso, temos como obrigação diariamente lutar para sermos um pouco do que foi Joaquim José da Silva Xavier. E a política precisa de fato ser instrumento de liberdade, de qualidade de vida e de independência da população. O ser humano se torna independente quando tem uma casa digna, um trabalho digno, uma saúde digna e pode proporcionar uma boa vida para seus familiares”, ressaltou.
Em seguida, o prefeito Agnaldo Perugini também exaltou a importância da homenagem às personalidades. “O que distingue os homenageados dos demais cidadãos para que recebam a Insígnia, marcando-os com os sinal de Tiradentes, de luta e liberdade? É o trabalho realizado em prol do desenvolvimento de Pouso Alegre”, exaltou.
Para encerrar com chave de ouro, o ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel foi agraciado com o Título de Cidadão Pouso-Alegrense. A homenagem foi prestada em 2013, mas devido a compromissos, o então ministro não pôde estar presente à solenidade. Um vídeo, contando sua trajetória, foi exibido, seguido pela entrega do Título pelos vereadores que o indicou. Em seu pronunciamento, Fernando Pimentel elogiou o trabalho dos pouso-alegrenses, que lutam pelo desenvolvimento da cidade. Pimentel lembrou que, assim como ele e o ex-ministro Patrus Ananias também foram prefeitos da capital mineira e receberam o Título de Cidadão Pouso-Alegrense, outros dois cidadãos nascidos em Pouso Alegre também foram prefeitos de Belo Horizonte, Benjamin Franklin “Silviano Brandão” e Adalberto Ferraz, que foi o 1º prefeito da capital.
O presidente da Câmara Municipal, Gilberto Barreiro, encerrou o evento agradecendo a todos que contribuíram com o crescimento de Pouso Alegre. “A vocês homenageados não cabe somente receber a Insígnia, mas também dar continuidade ao trabalho para que isto sirva de justiça pelo futuro próximo”, ressaltou.
Dentre os convidados, prestigiaram o evento os Deputados Federais Miguel Corrêa (PT) e Ademir Camilo (PROS) e o Deputado Estadual Ulysses Gomes (PT).
Conheça os agraciados e quem os indicou:
Adriano da Farmácia - Jésus de Souza Pagliarini
Ayrton Zorzi - Sergio Roberto da Silva
Braz Andrade - Ronaldo Aparecido Correa
Dulcinéia Costa - Ivan José Felipe da Silva
Flávio Alexandre - Mário Lúcio Duarte Costa
Gilberto Barreiro - Pastor Fagner de Oliveira Silva
Hamilton Magalhães - Fabiano Pagliarini Garcia
Hélio Carlos de Oliveira - José Arlindo de Souza
Ney Borracheiro - Willian de Abrête Pinto
Lilian Narbot Siqueira - Carlos Mosconi
Mário de Pinho - Benedito José Pereira
Maurício Tutty - Neimar Gonçalves Costa
Paulo Valdir - Silvia Regina Pereira da Silva
Rafael Huhn – Paulo Henrique Pereira Alves
Wilson Lopes - Gilson Assis Garcia
Mesa Diretora - Carla Viviane Fernandes de Sousa
João Batista Ribeiro Custódio
Odair Cunha