Uma homenagem marcada pelo reconhecimento e engrandecimento de artistas da região, foi realizada na noite de ontem na Câmara Municipal de Pouso Alegre. A Comenda Nonô e Naná condecorou 16 artistas, duplas e grupos da região, indicados pelos 15 vereadores e mais um pela Mesa Diretora.
O filho de Nonô e Naná, Odilon, falou em nome de todos os agraciados e os irmãos Odilon, Henrique e Nininha Basílio cantaram canções dos pais e emocionaram a todos. “Ficamos muito felizes com este reconhecimento e com esta homenagem aos meus pais, que fizeram história na música brasileira. Uma das músicas que escolhemos para cantar hoje, Casa de Caboclo, é a música de maior sucesso de meus pais, que já foi trilha de filme e já até perdemos as contas de quantas vezes foi regravada”, anunciou Odilon antes de cantar a música dos pais, juntamente com os irmãos.
O vereador Maurício Tutty (PROS), que é o autor do Projeto de Lei 7053/2014, que cria a Comenda, falou em nome de todos os vereadores.
O presidente da Casa, Gilberto Barreiro encerrou a Sessão Especial falando da importância da homenagem para os artistas. “A cultura com certeza é alma de uma sociedade. Nossos costumes culturais apresentam e dignificam nossa história e nossos costumes. A cultura mantém viva as nossas origens e preserva o que existe de mais importante em uma cidade, estado ou país, que é a nossa identidade. Através de músicas, pinturas, danças, peças de teatro e muitas outras demonstrações artísticas a sociedade conta a sua historia e consegue perceber a evolução que vivemos e que a cada dia é mais rápida e intensa. A comenda Nonô e Naná é uma homenagem que leva o nome de artistas que engrandeceram nossas raízes e que representam manter vivas as tradições do povo mineiro. A música caipira é um dos nossos maiores patrimônios”, falou o presidente em seu discurso.
Confira os agraciados e os vereadores que os indicaram:
Adriano César Pereira Braga (PTN) - Elizelto & Rafhael (dupla musical)
Ayrton Zorzi (PMDB) - Benedito Faria Machado (artista plástico)
Braz Andrade (PPS) – Nadir Batista Souza (artista plástica)
Dulcinéia Costa (PV) – Chokolate (dançarino/coreógrafo)
Flávio Alexandre (PR) – Rafael Toledo (músico)
Gilberto Barreiro (PMDB) – José Roardo (maestro/arranjador)
Hamilton Magalhães (PTB) - Grupo Teatro Experimental de Pouso Alegre
Hélio Carlos de Oliveira (PT) – Rafael Brandão (cineasta)
José Vianei Bernardino Filho (PPS) - Em Palco Companhia de Teatro e Eventos
Lilian Narbot Siqueira (PSDB) – Leonor Lopes (ceramista/escultora)
Mário Mendes de Pinho (PT) - Grupo J-A (grupo de Folia de Reis)
Maurício Donizeti de Sales (PROS) – Henrique e Odilon (dupla musical)
Paulo Valdir Ferreira (PSL) – Didu Toledo (poeta/escritor)
Rafael Camargo Huhn (PT) – José Brasileu (folião de Reis)
Wilson Tadeu Lopes (PV) – Mariano (cantor)
Mesa Diretora – Luiz de Castro (compositor)
A Comenda Nonô e Naná homenageou uma dupla da microrregião de Pouso Alegre, cuja memória está eternizada nas canções e também no livro Memórias do Povo – Vozes de Mestres, de autoria dos pouso-alegrenses Ana Beraldo e Eunice Reis.
Conheça a história de Nonô e Naná:
Alcides Felisbino Basílio (Nonô) nasceu em Formiga - MG no dia 22 de novembro de 1922 e começou a compor com 16 anos. O encontro com Maria de Lourdes (Naná) , nascida em Divinópolis, no dia 19 de agosto de 1934, ocorreu em Formiga, quando ela fazia teatro amador e Nonô formava dupla com seu irmão, Dudu.
Nonô conheceu Pouso Alegre ao visitar o amigo compositor Luiz de Castro. Gostou tanto que decidiu morar aqui. No início, o casal morou no bairro Primavera e depois num sítio no Cantagalo, onde ficaram por anos.
Nessa época, profissionalmente, eles já tinham atingido o auge e faziam shows na região. Com discos gravados e diversas músicas compostas, a dupla fez grande sucesso em todo o Brasil, sendo referência para o cancioneiro sertanejo nacional até os dias de hoje.
Confira as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157646936819856/