Dulcinéia Costa (PV) comentou sobre o início da gestão de Perugini e disse que nos primeiros dois anos a demanda de pedidos popular foi grande, sendo atendidos, inclusive, através de indicações feitas pelos vereadores. Ela ainda destacou que a cidade possui diversas necessidades, mas que é preciso reconhecer o que já foi feito pela Administração e levar em conta que a demanda de serviços cresce juntamente com a cidade. Dulcinéia Costa lembrou as inúmeras obras de pavimentação em vários pontos da cidade e também a implantação de serviços como o Centro de Referência de Assistência Social, além de anunciar outras obras que estão previstas para serem realizadas em Pouso Alegre. A vereadora ainda comentou a visita do Ministro de Transportes ao Município, onde assinou a duplicação da ponte sobre o Rio Sapucaí.
Quem também reconheceu que a demanda de serviços na cidade teve aumento foi o vereador Moacir Franco (PTB), que aproveitou a oportunidade para chamar a atenção do Executivo em relação aos projetos que precisam receber atenção da Administração, como por exemplo, a coleta do lixo. Outro assunto tratado pelo parlamentar foi o pagamento das bolsas de estudos para os alunos beneficiados pelo programa, para Moacir Franco o benefício é importante para o desenvolvimento desses estudantes e educação profissional, fundamental para o futuro dos mesmos. Ainda sobre educação, o vereador disse que é preciso melhorar a acesso da criança na escola e capacitar os jovens para o futuro.
Marcus Vinícius Teixeira (PSB) comentou sobre a mudança na Secretaria Municipal de Trânsito e disse que apesar do cargo de Secretário estar sendo ocupado interinamente, os acordos feitos com o Legislativo não podem parar, o vereador ainda destacou que a situação pode piorar em dezembro, quando a cidade recebe um grande número de motoristas de outras cidades. Para Marcus Teixeira o ideal seria a contratação de um engenheiro de trânsito que possa apresentar propostas de mudança. Outro assunto tratado por ele foi o programa “Minha Casa Minha Vida”, para o vereador a população precisa ser melhor orientada, para que seja contemplada, em grande número, no programa.
Rogéria Ferreira (PMDB) levou para a Tribuna a apresentação de dois Projetos de Lei elaborados por ela, o que institui no Município, a Campanha de Saúde Vocal do professor e o que obriga a fixação de cartazes anunciando que a violência contra a criança e adolescente é crime. Outro assunto tratado pela vereadora foi o atraso do Executivo nas respostas dos requerimentos encaminhados pelos vereadores, o que segundo ela, pode ser motivo para denúncia no Ministério Público, já que de acordo com o artigo 71 da Lei Orgânica, é infração político-administrativa e sujeita o Prefeito a julgamento e cassação do mandato pela Câmara, o desatendimento, sem motivo justo, às convocações ou aos pedidos de informações.
Paulo Henrique Pereira Alves (PT) lembrou a urgência para os debates em torno do Estatuto dos Servidores, bem como sua apreciação em Plenário. Sobre o Projeto de Lei que Institui o Programa de Valorização do Pastel de Farinha de Milho, como ação de turismo cultural no Município, o vereador comentou a importância da aprovação. Outro assunto tratado por Paulo Henrique foi o resultado alcançado pelo censo do IBGE que apontou Pouso Alegre como uma das cidades do Sul de Minas que mais cresceu em números de habitantes, alcançando uma população de 126.836, o que para ele proporciona boas perspectivas para a cidade. O vereador ainda comentou sobre o ICMS turístico, um recurso que visa incentivar os municípios nas melhorias dos serviços e na conservação dos patrimônios histórico, cultural e ambiental.
Laércio Poteiro (PTB) também comentou sobre os prazos para as respostas dos requerimentos encaminhados ao Executivo, que de acordo com o artigo 69 da Lei Orgânica e com o artigo 138 do Regimento Interno é de 20 dias, não está sendo cumprido pelo Executivo, além disso, várias respostas deixam a desejar chegando incompletas ou distorcidas.
Hélio da Van (PT) falou sobre os resultados do Passeio Ciclístico que todos os anos contribui com as entidades carentes através da arrecadação e do repasse de alimentos. Sobre o Projeto de Lei que Institui o Programa de Valorização do Pastel de Farinha de Milho, como ação de turismo cultural no Município, o vereador lamentou a falta de reconhecimento do trabalho por parte da população e disse que o trabalho da administração deve ser reconhecido. Outro assunto tratado pelo vereador foi o atendimento na Farmácia Municipal, que para ele, está deixando a desejar.
Oliveira Altair (DEM) considerou o pastel de milho como uma cultura na cidade de Pouso Alegre e se apresentou favorável ao Projeto Lei que Institui o Programa de Valorização do Pastel de Farinha de Milho, como ação de turismo cultural no Município. Sobre o lixo urbano, disse que faltam lixeiras na cidade e cobrou uma atitude do Executivo. Oliveira Altair também cobrou responsabilidade da Administração nos serviços prestados e lembrou sobre a função fiscalizadora do Legislativo.
Fabrício Machado (PT) parabenizou o Secretário Municipal de Cultura, Rafael Huhm, bem como os pasteleiros pelo Projeto que Institui o Programa de Valorização do Pastel de Farinha de Milho. O parlamentar também comentou sobre o IPRAM e lembrou as parcerias e as funções do instituto, destacando os resultados já alcançados. Outro assunto tratado por Fabrício Machado foi o princípio de igualdade, para ele é preciso refletir sobre o tratamento das pessoas com deficiência.
ASCOM/ Karine Pagliarini
Publicado em: 10 de novembro de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pouso Alegre inaugurou, na última sexta-feira (22), suas novas instalações administrativas, localizadas na Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades loca...
Na terça-feira (26), das 8h30 às 11h30, acontece na Câmara de Pouso Alegre o Coffee Job, evento exclusivo para profissionais de RH que debate as principais tendências e os desafios que do mercado de trabalho para 2025. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, trocar ideia...
Na tarde desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar se houve irregularidades no contrato nº 89/2023, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Engetech, realizou sua terceira reunião na Câmara de Pouso Alegre. Na ocasião, os presente...
Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em única votação o projeto de resolução nº 1.366/2024, que institui a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico. A Câmara já utiliza um sistema legislativo informatizado desde 1998, mas o projeto de resolução reco...
Na tarde desta terça-feira (19), o Presidente da Câmara de Pouso Alegre, Elizelto Guido, recebeu a visita de mais de 30 alunos da Escola Municipal (EM) Professora Rita de Cássia Campos Silva, do município de Cachoeira de Minas (MG). Os estudantes do 4º e do 5º ano foram acompanhados pela diretora...
Nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 17h, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Pouso Alegre, em parceria com a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a Polícia Civil, realiza agendamentos especiais para emissão do documento de identidade. A ação é voltada para os candidatos que pa...