Hélio da Van (PT) comentou a visita do Secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, à Pouso Alegre quando foram anunciadas verbas para obras e investimentos e cobrou o recurso que ainda não foi liberado para o credenciamento do setor de oncologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. O vereador ainda destacou as feiras de adoção de cães e gatos que têm sido realizadas na cidade com a parceria da SOS Bichos e Abrigão e cobrou melhorias No Canil Municipal.
Dulcinéia Costa (PV) destacou as ações desenvolvidas pelo Legislativo e Executivo em prol da comunidade e informou que solicitou do Secretário Municipal de finanças o orçamento do Município, para que o mesmo seja apresentado para a população. A vereadora ainda comentou sobre a importância das parcerias e das emendas parlamentares e finalizou seu discurso comentando uma reportagem veiculada na imprensa esta semana, onde foram divulgados os números de emendas solicitadas ao Governo do Estado.
Fabrício Machado (PT) deu início ao seu pronunciamento comentando a reunião realizada pela Frente Sul Mineira de Defesa da Pessoa com Deficiência, onde foram discutidas propostas de políticas públicas para a pessoa com deficiência. O vereador também disse que é preciso orçamento para a criação de uma secretaria municipal que possa desenvolver ações voltadas para a pessoa com deficiência.
O credenciamento do setor de oncologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio também foi comentado pelo vereador Oliveira Altair (DEM) que cobrou providência do Estado. Outros assuntos tratados pelo vereador foram problemas do Município como os radares e a quantidade andarilhos no centro da cidade que deveriam ser encaminhados para a Casa de Passagem.
O Presidente Frederico Coutinho (PSB) utilizou seu tempo na tribuna para fazer a leitura do depoimento do ex-secretário Municipal de Trânsito, Sérgio Carvalho e da Secretária de Desenvolvimento Urbano, Sustentável e habitação, Eliana Soares Nogueira, ao Ministério Público, onde fizeram esclarecimento sobre a contratação de serviço prestado ao Município. Fred Coutinho ainda disse que é preciso tomar providências em relação às possíveis irregularidades.
Moacir Franco (PTB) também comentou sobre o credenciamento do setor de oncologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio e disse que a preocupação é de todos. Segundo ele em conversa com o Diretor Regional de Saúde recebeu a informação de que as alas para receber os pacientes da oncologia estarão prontas no mês de fevereiro, ainda segundo o vereador a UTI do HCSL (Hospital das Clínicas Samuel Libânio) também deve receber ampliação no número de leitos. Outro assunto tratado por Moacir Franco foi sua viagem à Brasília onde representou a Escola do Legislativo e teve a oportunidade de visitar deputados com o objetivo de pedir apoio para o Município.
A falta de pagamento da bolsa de estudos da prefeitura foi o assunto abordado pelo vereador Raphael Prado (DEM), que lembrou que enquanto Presidente da Câmara, na gestão passada, tomou medidas rígidas, com o objetivo de cobrar ação do Executivo. Ele ainda criticou alguns radares instalados em rodovias estaduais, que para ele, estão fora do padrão de velocidade adequado. Raphael Prado ainda lembrou sobre o Projeto de Lei que aumenta a taxa de ocupação de solo no Município e possibilita a construção do Shopping na cidade, um empreendimento que pode gerar empregos e recursos, mas que está paralisado. Sobre as emendas parlamentares ele destacou que os recursos não chegam à Pouso Alegre.
Marcus Vinícius Teixeira (PSB) disse que sobre o sistema único de saúde é preciso conhecer o projeto, bem como seu funcionamento e destacou que as dificuldades existem por falta de investimento. Sobre as buscas por recursos ele comentou que é preciso pensar em mudanças e conviver com políticos eleitos, vendo suas qualidades e seus erros. Outro assunto tratado por ele foi a volta da CPMF já que o problema da saúde pública é grande. Em relação ao depoimento do ex-secretário Municipal de Trânsito, Sérgio Carvalho e da Secretária de Desenvolvimento Urbano, Sustentável e habitação, Eliana Soares Nogueira, ao Ministério Público, disse ter se decepcionado com as falhas apontadas.
Rogéria Ferreira comentou sobre sua viagem à Brasília, onde participou da Décima Sexta Plenária de Conselho de Saúde e criticou a falta da participação do Executivo. Segundo ela, na plenária, foi elaborado um documento que será encaminhado ao Governo federal. Sobre o credenciamento do setor de oncologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio a vereadora disse que em 17 de agosto enviou um requerimento ao Executivo pedindo informações sobre o recurso e que detectou falhas no plano de trabalho. Sobre o Projeto de Lei que aumenta a taxa de ocupação de solo no Município e possibilita a construção do Shopping na cidade, ela disse que recebeu reclamações dos moradores e lembrou que o Projeto foi retirado pela administração.
A falta do recurso para o credenciamento do setor de oncologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio também foi comentado pelo vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) que destacou ainda recursos repassados pelo Governo Federal ao Estado e ao Município. Com relação aos recursos para a saúde ele lembrou que a CPMF foi derrubada pela “elite”, já que são ele que mais movimentam os bancos. Paulo Henrique encerrou seu discurso anunciando os novos números do senso, que registrou em Pouso Alegre uma população de 128.542.
Laércio Poteiro (PTB) lembrou que a Câmara votou um Projeto de Lei que autoriza o Município a regularizar os loteamentos irregulares. O vereador ainda cobrou do Executivo resposta aos requerimentos encaminhados pelos vereadores e melhor critério no Projeto de Lei que aumenta a taxa de multas aplicadas na cidade. Outra crítica apresentada por Laércio Poteiro foi em relação aos serviços efetuados pela secretaria de agricultura.
ASCOM/ Karine Pagliarini
Publicado em: 24 de novembro de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dr. Edson Em sua terceira legislatura consecutiva, Dr. Edson tem sólida experiência jurídica e especializações em áreas como Direito Constitucional e Ciências Jurídicas, que embasam tecnicamente suas falas, discussões parlamentares e projetos de lei. Com a marca de 29 projetos aprovado...
A primeira semana de trabalho do novo presidente da Câmara de Pouso Alegre foi marcada por ações de diálogo e planejamento junto aos servidores do Legislativo Municipal. Em sua agenda inicial, o presidente Dr. Edson reafirmou seu compromisso com a transparência e a construção coletiva, promovendo...
Nesta primeira semana do ano a Mesa Diretora da Câmara de Pouso Alegre faz algumas definições importantes, como nomeações de comissões permanentes e diversas outras ações que marcam o início da gestão presidida pelo vereador Dr. Edson - Republicanos. Nesta sexta-feira (03), o Presidente nomeou o...
Na noite de quarta-feira (1), após a cerimônia de instalação e posse na Câmara de Pouso Alegre, aconteceu a eleição da Mesa Diretora para a sessão legislativa de 2025. Concorreram duas chapas. A primeira, composta pelos vereadores Dr. Edson (presidente), Renato Gavião (1º vice-presidente); Lívia...
Na noite de ontem, quarta-feira (1), os 15 vereadores eleitos em 2024 tomaram posse na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Presidiu a Sessão Solene de Posse o vereador Oliveira (Republicanos), o mais velho da Casa, conforme estabelecido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal. Os trabalhos da se...
Nesta quarta-feira (1), a poucas horas da Sessão Solene de Posse, que é seguida pela sessão que define a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre em 2025, foi protocolada na Secretaria Legislativa uma segunda chapa para concorrer à Mesa. A chapa é formada pelos seguintes parlamen...