Durante uso da Tribuna vereadores comentam veto do Prefeito às emendas, aumento da tarifa do transporte público e alagamento nos bairros.
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre, desta terça-feira (08), o vereador Laércio Poteiro (PTB) apresentou fotos de diversos bairros do município, cobrando melhorias de infraestrutura. Muitos desses bairros estão inseridos nas emendas do vereador ao Orçamento Municipal 2011. Laércio cobrou também avanços na área da saúde e afirmou que atualmente a saúde não tem médicos para cobrir férias e afastamentos dos doutores concursados.
De acordo com o Presidente da Câmara, Moacir Franco (PTB), os vetos às emendas ao Orçamento 2011 devem ser apreciados na próxima terça-feira, 15 de fevereiro. Segundo Moacir Franco os parlamentares precisam de um tempo pra obter informações de onde estarão locados os recursos e só assim poderão se posicionar. “Iremos buscar uma solução adequada até a próxima semana ou colocar o veto para apreciação como está”, afirmou o Presidente.
O aumento da tarifa de transporte público voltou a ser assunto na Tribuna, desta vez, pelo vereador Hélio da Van (PT). Para Hélio a compra de seis ônibus acessíveis não é motivo de elogio à empresa e que o aumento da tarifa não garante melhorias nos pontos de ônibus. O vereador ainda elogiou o trabalho do secretário de Trânsito, Marco Aurélio e disse que a Chefe do Canil Municipal, Lidiane está insatisfeita com a ação de seus colegas de trabalho.
O vereador Raphael Prado (DEM) afirmou que é preciso conhecer os motivos da empresa de transporte púbico ter aumentado o valor da tarifa. Para ele é necessário levar em consideração o reajuste da classe e as 150 mil passagens gratuitas por mês. Prado disse ainda que o papel dos parlamentares é de apreciar o veto do Prefeito e que é preciso esquecer as brigas partidárias nesse momento, para que a população não seja prejudicada.
Durante o uso da Tribuna o vereador Frederico Coutinho (PSB) apresentou uma reportagem realizada pela Tv Câmara, na semana passada, no bairro Vale das Andorinhas. A reportagem abordou o alagamento das chuvas que deixou o bairro ilhado. Fred lembrou que uma das emendas ao orçamento municipal prevê a drenagem e canalização, com manilhamento, do córrego que corta o bairro Vale das Andorinhas, visando evitar inundações e mau cheiro.
A apreciação do projeto de lei referente ao novo Estatuto do Servidor foi lembrada pelo vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT). Ele afirmou que se deve resguardar os direitos dos servidores públicos. “Há uma necessidade na apreciação do projeto para garantir melhorias até de aposentadoria”, afirmou. Paulo Henrique aproveitou a oportunidade para parabenizar o Partido dos Trabalhadores pelo seu aniversário no próximo dia 10.
Sobre o “passe livre”, o vereador Fabrício Machado (PT) voltou a cobrar que as pessoas com deficiência sejam beneficiadas com o transporte gratuito. “A regulamentação não prevê gasto com pessoa com deficiência e isso não pode passar desse ano”, afirmou. As emendas ao Orçamento Municipal,também foram citada pelo vereador, Fabrício disse que embora esteja previsto a elaboração de emendas nas funções dos parlamentares, cabe ao Executivo determinadas decisões, como a elaboração do orçamento.
A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) informou que a construção de uma academia ao ar livre é resultado de uma emenda que a vereadora, juntamente com outros parlamentares, conseguiu junto ao ex-deputado Federal Marcos Lima. “A emenda que o deputado do meu partido destinou era para construção e reforma de quadras de esporte nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Yara e Campo do Bangu, agora o recurso será para outra obra.”, disse.
De acordo com o vereador Oliveira Altair (DEM), estão atacando os vereadores por conta da emenda da cultura, mas esqueceram da atual situação de descaso da cidade. O vereador lembrou das supostas irregularidades na licitação dos Kits escolares, da empresa Consaldel, responsável pelos radares do município e dos enfeites de natal de 2009. “É uma devassa com o dinheiro público”, ressaltou.
Para encerrar o uso da Tribuna, a vereadora Dulcinéia Costa (PV) comentou sua volta como supervisora do Caic Árvore Grande. Ela acredita que além de conseguir investimentos na escola, como vereadora, poderá contribuir para o desenvolvimento pedagógico. Dulcinéia comentou ainda a transferência do Gabinete do Prefeito para a Policlínica do bairro São Geraldo e disse que as doações estão sendo encaminhadas aos atingidos pela enchente.
ASCOM/ Leidiana Palma
Publicado em: 09 de fevereiro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dr. Edson Em sua terceira legislatura consecutiva, Dr. Edson tem sólida experiência jurídica e especializações em áreas como Direito Constitucional e Ciências Jurídicas, que embasam tecnicamente suas falas, discussões parlamentares e projetos de lei. Com a marca de 29 projetos aprovado...
A primeira semana de trabalho do novo presidente da Câmara de Pouso Alegre foi marcada por ações de diálogo e planejamento junto aos servidores do Legislativo Municipal. Em sua agenda inicial, o presidente Dr. Edson reafirmou seu compromisso com a transparência e a construção coletiva, promovendo...
Nesta primeira semana do ano a Mesa Diretora da Câmara de Pouso Alegre faz algumas definições importantes, como nomeações de comissões permanentes e diversas outras ações que marcam o início da gestão presidida pelo vereador Dr. Edson - Republicanos. Nesta sexta-feira (03), o Presidente nomeou o...
Na noite de quarta-feira (1), após a cerimônia de instalação e posse na Câmara de Pouso Alegre, aconteceu a eleição da Mesa Diretora para a sessão legislativa de 2025. Concorreram duas chapas. A primeira, composta pelos vereadores Dr. Edson (presidente), Renato Gavião (1º vice-presidente); Lívia...
Na noite de ontem, quarta-feira (1), os 15 vereadores eleitos em 2024 tomaram posse na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Presidiu a Sessão Solene de Posse o vereador Oliveira (Republicanos), o mais velho da Casa, conforme estabelecido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal. Os trabalhos da se...
Nesta quarta-feira (1), a poucas horas da Sessão Solene de Posse, que é seguida pela sessão que define a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre em 2025, foi protocolada na Secretaria Legislativa uma segunda chapa para concorrer à Mesa. A chapa é formada pelos seguintes parlamen...