A Comissão de Ordem Social da Câmara de Pouso Alegre realiza Audiência Pública para debater a demora na liberação da guia do ITBI.
A Comissão de Ordem Social da Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou nesta quarta-feira (02) uma Audiência Pública para debater as burocracias impostas pelo município para liberação da guia do Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI). A Audiência foi presidida pelo Presidente da Comissão, o vereador Frederico Coutinho (PSB).
No início da Audiência a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) leu um ofício enviado à Câmara, pelo Executivo, esclarecendo os motivos pelos quais nenhum representante da Prefeitura compareceu à Audiência. O ofício afirma que o tema debatido é “imprestável, no sentido técnico, para ser objeto de audiência pública e, foge à legitimidade da respeitável Comissão de Ordem Social, nos termos do Regimento desta E. Casa de Leis“. O documento foi assinado pelo Secretário Municipal de Finanças, Paulo Henrique Reis da Costa.
O delegado e corretor de imóveis, José Tadeu Pereira de Carvalho, questionou a competência do Executivo que leva três dias para assinar uma guia de ITBI e afirmou que há mais de dois meses tenta marcar uma reunião com o prefeito para tratar do assunto. “Por não ser recebido na prefeitura, é que essa Audiência Pública está sendo realizada hoje. Só estamos ocupando o tempo dessa Egrégia Casa por conta do descaso do Executivo”, disse.
De acordo com o construtor de imóveis, Arthur Moreira Mendes, Pouso Alegre é uma cidade próspera e por isso deve seguir os exemplos das grandes cidades onde a guia de ITBI pode ser retirada via internet.
Segundo o funcionário público, Afonso Vieira de Vilela, há no município mais de 25 loteamentos clandestinos e uma forma de evitar essa proliferação é através da liberação da guia do TBI, evitando assim que as vendas dos lotes clandestinos aconteçam.
A vereadora Rogéria Ferreira lembrou que é preciso usar do bom senso para avaliar a situação. Rogéria afirmou que é a favor das reivindicações, mas que os documentos necessários devem ser entregues para a liberação da guia de ITB. “Como professora, posso dizer que sem os documentos necessários, como a certidão de nascimento, não se pode fazer matricula de um aluno na escola. Quando fala de ITBI, todos sabem que é preciso a documentação adequada para a liberação da guia”, disse Rogéria.
Para o vereador Oliveira Altair (DEM) a incompetência na demora da liberação da guia de ITBI não é dos funcionários, e sim da administração pública. ”O prefeito precisa tomar providências para garantir um atendimento adequado, não é coreto enviar um ofício à Câmara como o que foi lido no início desta Audiência”, afirmou Oliveira.
O vereador Frederico Coutinho fez uma breve leitura do Projeto de Lei nº 147 /2009 que trata da liberação de crédito de mais de 2 (dois) milhões de reais, visando proporcionar recursos para desenvolver ações de melhorias dos serviços prestados pela Administração à comunidade. Os recursos advindos deste financiamento deverão ser aplicados 35 % em serviços técnicos especializados; 35% em tecnologia da informação e equipamentos de informática. O vereador lembrou que tal investimento na área de informática, a fim de agilizar a emissão da guia do ITBI, não aconteceu.
A Audiência foi marcada devido a reclamações dos corretores, imobiliárias, construtores e incorporadores que em ofício enviado ao Executivo solicitam: que seja excluído o pedido da xerox certidão de matrícula, pois esta função é do Registro de Imóveis; que sejam tolerantes com a documentação de contratos da Caixa e demais agentes financeiros; que seja mudado o prazo hoje aplicado na liberação das guias de ITBI e que sejam respeitados os profissionais e secretários dos mesmos que procuram a prefeitura para resolver tais assuntos.
ASCOM/ Leidiana Palma
Publicado em: 03 de março de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dr. Edson Em sua terceira legislatura consecutiva, Dr. Edson tem sólida experiência jurídica e especializações em áreas como Direito Constitucional e Ciências Jurídicas, que embasam tecnicamente suas falas, discussões parlamentares e projetos de lei. Com a marca de 29 projetos aprovado...
A primeira semana de trabalho do novo presidente da Câmara de Pouso Alegre foi marcada por ações de diálogo e planejamento junto aos servidores do Legislativo Municipal. Em sua agenda inicial, o presidente Dr. Edson reafirmou seu compromisso com a transparência e a construção coletiva, promovendo...
Nesta primeira semana do ano a Mesa Diretora da Câmara de Pouso Alegre faz algumas definições importantes, como nomeações de comissões permanentes e diversas outras ações que marcam o início da gestão presidida pelo vereador Dr. Edson - Republicanos. Nesta sexta-feira (03), o Presidente nomeou o...
Na noite de quarta-feira (1), após a cerimônia de instalação e posse na Câmara de Pouso Alegre, aconteceu a eleição da Mesa Diretora para a sessão legislativa de 2025. Concorreram duas chapas. A primeira, composta pelos vereadores Dr. Edson (presidente), Renato Gavião (1º vice-presidente); Lívia...
Na noite de ontem, quarta-feira (1), os 15 vereadores eleitos em 2024 tomaram posse na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Presidiu a Sessão Solene de Posse o vereador Oliveira (Republicanos), o mais velho da Casa, conforme estabelecido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal. Os trabalhos da se...
Nesta quarta-feira (1), a poucas horas da Sessão Solene de Posse, que é seguida pela sessão que define a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre em 2025, foi protocolada na Secretaria Legislativa uma segunda chapa para concorrer à Mesa. A chapa é formada pelos seguintes parlamen...