A Comissão de Ordem Social da Câmara de Pouso Alegre realiza Audiência Pública para debater a demora na liberação da guia do ITBI.
A Comissão de Ordem Social da Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou nesta quarta-feira (02) uma Audiência Pública para debater as burocracias impostas pelo município para liberação da guia do Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI). A Audiência foi presidida pelo Presidente da Comissão, o vereador Frederico Coutinho (PSB).
No início da Audiência a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) leu um ofício enviado à Câmara, pelo Executivo, esclarecendo os motivos pelos quais nenhum representante da Prefeitura compareceu à Audiência. O ofício afirma que o tema debatido é “imprestável, no sentido técnico, para ser objeto de audiência pública e, foge à legitimidade da respeitável Comissão de Ordem Social, nos termos do Regimento desta E. Casa de Leis“. O documento foi assinado pelo Secretário Municipal de Finanças, Paulo Henrique Reis da Costa.
O delegado e corretor de imóveis, José Tadeu Pereira de Carvalho, questionou a competência do Executivo que leva três dias para assinar uma guia de ITBI e afirmou que há mais de dois meses tenta marcar uma reunião com o prefeito para tratar do assunto. “Por não ser recebido na prefeitura, é que essa Audiência Pública está sendo realizada hoje. Só estamos ocupando o tempo dessa Egrégia Casa por conta do descaso do Executivo”, disse.
De acordo com o construtor de imóveis, Arthur Moreira Mendes, Pouso Alegre é uma cidade próspera e por isso deve seguir os exemplos das grandes cidades onde a guia de ITBI pode ser retirada via internet.
Segundo o funcionário público, Afonso Vieira de Vilela, há no município mais de 25 loteamentos clandestinos e uma forma de evitar essa proliferação é através da liberação da guia do TBI, evitando assim que as vendas dos lotes clandestinos aconteçam.
A vereadora Rogéria Ferreira lembrou que é preciso usar do bom senso para avaliar a situação. Rogéria afirmou que é a favor das reivindicações, mas que os documentos necessários devem ser entregues para a liberação da guia de ITB. “Como professora, posso dizer que sem os documentos necessários, como a certidão de nascimento, não se pode fazer matricula de um aluno na escola. Quando fala de ITBI, todos sabem que é preciso a documentação adequada para a liberação da guia”, disse Rogéria.
Para o vereador Oliveira Altair (DEM) a incompetência na demora da liberação da guia de ITBI não é dos funcionários, e sim da administração pública. ”O prefeito precisa tomar providências para garantir um atendimento adequado, não é coreto enviar um ofício à Câmara como o que foi lido no início desta Audiência”, afirmou Oliveira.
O vereador Frederico Coutinho fez uma breve leitura do Projeto de Lei nº 147 /2009 que trata da liberação de crédito de mais de 2 (dois) milhões de reais, visando proporcionar recursos para desenvolver ações de melhorias dos serviços prestados pela Administração à comunidade. Os recursos advindos deste financiamento deverão ser aplicados 35 % em serviços técnicos especializados; 35% em tecnologia da informação e equipamentos de informática. O vereador lembrou que tal investimento na área de informática, a fim de agilizar a emissão da guia do ITBI, não aconteceu.
A Audiência foi marcada devido a reclamações dos corretores, imobiliárias, construtores e incorporadores que em ofício enviado ao Executivo solicitam: que seja excluído o pedido da xerox certidão de matrícula, pois esta função é do Registro de Imóveis; que sejam tolerantes com a documentação de contratos da Caixa e demais agentes financeiros; que seja mudado o prazo hoje aplicado na liberação das guias de ITBI e que sejam respeitados os profissionais e secretários dos mesmos que procuram a prefeitura para resolver tais assuntos.
ASCOM/ Leidiana Palma
Publicado em: 03 de março de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (15), a Câmara de Pouso Alegre aprovou o requerimento nº 54/2025, de autoria dos vereadores Leandro Morais, Israel Russo e Fred Coutinho. O documento solicita a convocação da Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento, para...
Checar é responsabilidade. Espalhar fake news é crime! Salve este número nos seus contatos: (35) 3429-6518. Este é o WhatsApp oficial da Ascom da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Recebeu alguma informação sobre a Câmara e ficou em dúvida? Encaminhe para a gente! Estamos aqui para esclarecer e...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, na última terça-feira (8), o pedido de vistas dos vereadores Dionísio Pereira e Oliveira a dois projetos de lei que dispõem sobre a tradição do rodeio no município. De autoria dos vereadores Leandro Morais e Fred Coutinho, os PLs tratam da regulamentaçã...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei nº 8.003/2025, de autoria do vereador Delegado Renato Gavião, que estabelece novas regras para o controle de ruídos provocados por escapamentos adulterados em motocicletas e automóveis.O projeto proíbe a circulação...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu, nesta quinta-feira (3), o segundo dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento reuniu importantes lideranças femininas para discutir temas fundamentais sobre a presença e a atuação das mulheres nos espaços de poder. A abertura ficou a cargo do...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu ontem, quarta-feira (3), o primeiro dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento, realizado no Plenário da Câmara, reuniu lideranças femininas para debater temas fundamentais relacionados à participação da mulher na política, como a promoção da equ...