Empresa responsável pelos radares de Pouso Alegre está entre as apontadas, em reportagem de TV nacional, por fraude na licitação.
O principal assunto debatido pelos vereadores de Pouso Alegre, durante sessão ordinária desta quinta-feira (17), foi a matéria veiculada no Fantástico, 13 de março, sobre a “máfia das multas e radares”. De acordo com a reportagem a indústria das multas fatura R$ 2 bilhões por ano no Brasil. A empresa responsável pela instalação dos radares em Pouso Alegre está entre as apontadas, pela reportagem, por fraude na licitação.
O primeiro vereador a fazer uso da tribuna, Raphael Prado (DEM), ele afirmou que embora, sempre foi contrário aos radares no município, não acredita que o conteúdo vinculado na matéria seja condizente com a realidade de Pouso Alegre.
Trechos da reportagem sobre as multas foram passados durante a fala do vereador Frederico Coutinho (PSB). Fred Coutinho e enfatizou o fato da empresa contrata por Pouso Alegre fornecer edital pronto para algumas prefeituras. “Por que não abrir uma CPI para averiguar uma empresa que trabalha ilegalmente?”, questionou.
Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a implantação dos radares no município foi uma tentativa de educar os motoristas em respeito às leis de trânsito, visando diminuir os acidentes. Paulo Henrique disse que é preciso averiguar os fatos e que não se pode generalizar.
A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) lembrou que faz parte do trabalho do vereador fiscalizar a Administração Pública do município e com a suspensão da CEI o vereador fica impossibilitado de exercer a principal atividade parlamentar. Ela disse ainda que como relatora da CEI irá aguardar a decisão judicial para se manifestar.
De acordo com o vereador Oliveira Altair (DEM) o Prefeito assumiu diante dos vereadores que iria avaliar as multas e retirá-las, em caso de irregularidade. O vereador afirmou que com a repercussão na mídia espera que o Executivo tome providências sobre o caso.
Sobre os radares, a vereadora Dulcinéia Costa (PV) disse que os vereadores terão várias oportunidades de debater o assunto e esclarecer às dúvidas da população de Pouso Alegre. Para Dulcinéia, antes de fazer colocações sobre o assunto é preciso analisar, estudar e ter respeito pela população.
Foram apresentadas fotos do trânsito municipal durante o pronunciamento do vereador Laércio Poteiro (PTB). O vereador lembrou que havia suspeita de irregularidade na contratação da empresa responsável pelos radares, antes da reportagem ir ao ar no último domingo. Laércio ressaltou que é preciso fiscalizar os atos públicos.
Para o vereador Fabrício Machado (PT) é importante a realização de uma Audiência Pública para debater o assunto e mostrar a população que os problemas abordados na reportagem não fazem parte do contrato firmado entre o município e a empresa fornecedora de radares.
Sobre a suposta irregularidade na contratação da empresa fornecedora de radares, o Presidente da Câmara, Moacir Franco (PTB), disse que Pouso Alegre tem passado por dificuldades administrativas e para que o Executivo caminhe, é preciso pessoa capacitadas à frente da Administração.
O vereador Hélio da Van (PT) disse que confia no secretário municipal de Trânsito e que estão sendo feitas mudanças positivas nesta pasta. Para Hélio, mais importante do que apontar possíveis falhas da secretaria de trânsito averiguar às mudanças que estão sendo feitas.
O vereador Marcus Teixeira (PSB) afirmou que na contratação da empresa responsável pelos radares não tinha projeto básico aprovado pelas autoridades competentes. Teixeira questionou o por que do Executivo não ter tomado providências sobre o assunto antes da matéria ser veiculada na TV, quando alguns parlamentares alertaram sobre possíveis irregularidades.
ASCOM/ Leidiana Palma
Publicado em: 18 de março de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (15), a Câmara de Pouso Alegre aprovou o requerimento nº 54/2025, de autoria dos vereadores Leandro Morais, Israel Russo e Fred Coutinho. O documento solicita a convocação da Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento, para...
Checar é responsabilidade. Espalhar fake news é crime! Salve este número nos seus contatos: (35) 3429-6518. Este é o WhatsApp oficial da Ascom da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Recebeu alguma informação sobre a Câmara e ficou em dúvida? Encaminhe para a gente! Estamos aqui para esclarecer e...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, na última terça-feira (8), o pedido de vistas dos vereadores Dionísio Pereira e Oliveira a dois projetos de lei que dispõem sobre a tradição do rodeio no município. De autoria dos vereadores Leandro Morais e Fred Coutinho, os PLs tratam da regulamentaçã...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei nº 8.003/2025, de autoria do vereador Delegado Renato Gavião, que estabelece novas regras para o controle de ruídos provocados por escapamentos adulterados em motocicletas e automóveis.O projeto proíbe a circulação...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu, nesta quinta-feira (3), o segundo dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento reuniu importantes lideranças femininas para discutir temas fundamentais sobre a presença e a atuação das mulheres nos espaços de poder. A abertura ficou a cargo do...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu ontem, quarta-feira (3), o primeiro dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento, realizado no Plenário da Câmara, reuniu lideranças femininas para debater temas fundamentais relacionados à participação da mulher na política, como a promoção da equ...