Câmara de Pouso Alegre cobra do Executivo melhorias para o município, fala sobre o orçamento participativo e o caso dos radares.
Na última sessão ordinária da Câmara de Pouso Alegre (22), o vereador Frederico Coutinho (PSB) voltou a cobrar que a empresa responsável pelo saneamento básico no município trabalhe com mais competência na realização das obras. Fred Coutinho informou que no processo de contratação da empresa responsável pelos radares existem três projetos diferentes. Para o vereador está claro que todas as multas aplicadas no município estão irregulares. “Houve irregularidade, temos que trabalhar para cancelar todas as multas aplicadas no semáforo”, disse.
A implantação de uma agência de correios no bairro Foch foi solicitada pelo vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT). O vereador comentou também a abertura do orçamento participativo e convidou a população a participar e junto com os vereadores ajudar o prefeito a elaborar o orçamento de Pouso Alegre. Paulo Henrique comentou ainda que a antiga sede da Cadeia irá se tornar um Centro Cultural para o município.
A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) informou que na última sexta-feira (18) uma Kombi da Saúde, com logomarca da Prefeitura, estava entregando jornais do Executivo no bairro Vale das Andorinhas. A vereadora ressaltou que enquanto o veículo é usado para distribuição de jornais, funcionários da saúde aguardam transporte na zona rural. De acordo com a vereadora o motorista foi indelicado e não quis comentar o fato.
Há mais de dois anos, Pouso Alegre está sem Zona Azul na cidade. Para o vereador Oliveira Altair (DEM), quando a Administração fala em aumentar a arrecadação do município é preciso lembrar que a cidade está deixando de arrecadar com o estacionamento rotativo. O vereador voltou a cobrar providências na rotatória da Perimetral com Av. Ver. Costa Rios, a fim de garantira a segurança da população.
Sobre a fala do vereador Moacir Franco, a respeito do bairro São Geraldo, Oliveira afirmou que a frase foi usada por um jornal local de forma maldosa para tirar proveito em momentos eleitorais.
A vereadora Dulcinéia Costa (PV) parabenizou a secretaria de Cultura pela conquista, em transformar a sede da antiga Cadeia em Centro Cultural de Pouso Alegre. Para a vereadora, o parlamentar deve denunciar e buscar soluções para melhorar as ações no município. Dulcinéia informou ainda que a Kombi, que estava sendo usada para distribuição de impressos, foi substituída e será leiloada.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) comentou a falta de infraestrutura na Rua Alberto Pacciulli, onde não constam calçadas nem acostamento. De acordo com Laércio o orçamento participativo existe desde a gestão do ex-prefeito Enéias Chiarini. “A Administração Agnaldo Perugini não é pioneira nesse projeto”, afirmou. Para Laércio é inaceitável que o Executivo não responda aos requerimentos solicitados pela Casa de Leis e afirmou que o prefeito não está respeitando a Lei Orgânica Municipal, que prevê que os requerimentos devem ser respondidos em 20 dias.
Sobre a Aula Magna proferida pelo Governador Antônio Anastasia, o vereador Fabrício Machado (PT), disse que o governador deve colocar as teorias da aula em prática no Estado e que acredita que Anastasia, enquanto Governador de Minas, pode fazer muito para o Estado e para o município. Fabrício solicitou ao Governador, através de ofício, uma van adaptada para a Escola Estadual de educação Especial Dr. Custódio Ribeiro de Miranda.
Quem também comentou a Aula do Professor Antônio Anastasia foi o Presidente da Casa, Moacir Franco (PSB). O Presidente disse que a aula deixou todos aptos para colocar em prática uma Gestão Pública de qualidade. Moacir Franco lembrou da fala do Governador, de que não adianta um país crescer, aumentar o PIB, se os estados e os municípios não tiverem a capacidade de acompanhar o crescimento. Sobre o bairro São Geraldo, Moacir Franco afirmou que sua fala foi interpretada de forma errônea.
O vereador Hélio da Van (PT) informou que recebeu um ofício do Ibama solicitando prazo maior para responder ao requerimento referente aos leões do Parque Municipal de Pouso Alegre feito pela Câmara Municipal, uma vez que o Ibama depende da secretaria de Meio Ambiente para divulgar determinadas informações. Sobre o caso da Kombi, Hélio informou que o veículo foi substituído e que tinham outros oito carros trabalhando para o setor.
De acordo com o vereador Marcus Teixeira (PSB) alguns jornais da cidade têm como objetivo gerar conflitos políticos, deturpando a fala do Presidente Moacir Franco a respeito do bairro São Geraldo. “Quando o Presidente Moacir fez a menção comparativa, assim como o câncer, por vários anos foi considerado incurável e hoje as pessoas portadores de câncer têm grandes chances de serem curadas; o bairro São Geraldo nunca foi levado em consideração com o compromisso e investimento que a doença foi tratada. Eu tenho certeza que a partir do momento em que nós paramos de prometer, como é feito há muitos anos no bairro, e ter uma atitude mais séria, não tenho dúvida que o bairro irá se beneficiar e a população terá uma vida mais digna”
O vereador Teixeira informou ainda que há três meses fez um requerimento solicitando informações sobre a compra de peças automotivas pela Prefeitura. De acordo com Teixeira, existiam vários indícios de direcionamento no contrato de compra.
Para encerrar o uso da tribuna, o vereador Raphael Prado (DEM) apresentou fotos da inauguração da Praça do bairro Morumbi no último domingo (19) e do Posto de Saúde do bairro São João, que se encontra em condições precárias, com goteiras dentro do local. Prado também parabenizou a organização da Copa COE, maior competição de futebol amador do interior de Minas Gerais. O vereador questionou as intenções e se é de competência de um Deputado Estadual realizar uma Audiência Pública na Casa, no próximo dia 30, para debater o caso dos radares.
ASCOM/ Leidiana Palma
Publicado em: 24 de março de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (15), a Câmara de Pouso Alegre aprovou o requerimento nº 54/2025, de autoria dos vereadores Leandro Morais, Israel Russo e Fred Coutinho. O documento solicita a convocação da Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento, para...
Checar é responsabilidade. Espalhar fake news é crime! Salve este número nos seus contatos: (35) 3429-6518. Este é o WhatsApp oficial da Ascom da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Recebeu alguma informação sobre a Câmara e ficou em dúvida? Encaminhe para a gente! Estamos aqui para esclarecer e...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou, na última terça-feira (8), o pedido de vistas dos vereadores Dionísio Pereira e Oliveira a dois projetos de lei que dispõem sobre a tradição do rodeio no município. De autoria dos vereadores Leandro Morais e Fred Coutinho, os PLs tratam da regulamentaçã...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei nº 8.003/2025, de autoria do vereador Delegado Renato Gavião, que estabelece novas regras para o controle de ruídos provocados por escapamentos adulterados em motocicletas e automóveis.O projeto proíbe a circulação...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu, nesta quinta-feira (3), o segundo dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento reuniu importantes lideranças femininas para discutir temas fundamentais sobre a presença e a atuação das mulheres nos espaços de poder. A abertura ficou a cargo do...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu ontem, quarta-feira (3), o primeiro dia do 4º Simpósio Mulheres na Política. O evento, realizado no Plenário da Câmara, reuniu lideranças femininas para debater temas fundamentais relacionados à participação da mulher na política, como a promoção da equ...