Câmara de Pouso Alegre cobra do Executivo melhorias para o município, fala sobre o orçamento participativo e o caso dos radares.
Na última sessão ordinária da Câmara de Pouso Alegre (22), o vereador Frederico Coutinho (PSB) voltou a cobrar que a empresa responsável pelo saneamento básico no município trabalhe com mais competência na realização das obras. Fred Coutinho informou que no processo de contratação da empresa responsável pelos radares existem três projetos diferentes. Para o vereador está claro que todas as multas aplicadas no município estão irregulares. “Houve irregularidade, temos que trabalhar para cancelar todas as multas aplicadas no semáforo”, disse.
A implantação de uma agência de correios no bairro Foch foi solicitada pelo vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT). O vereador comentou também a abertura do orçamento participativo e convidou a população a participar e junto com os vereadores ajudar o prefeito a elaborar o orçamento de Pouso Alegre. Paulo Henrique comentou ainda que a antiga sede da Cadeia irá se tornar um Centro Cultural para o município.
A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) informou que na última sexta-feira (18) uma Kombi da Saúde, com logomarca da Prefeitura, estava entregando jornais do Executivo no bairro Vale das Andorinhas. A vereadora ressaltou que enquanto o veículo é usado para distribuição de jornais, funcionários da saúde aguardam transporte na zona rural. De acordo com a vereadora o motorista foi indelicado e não quis comentar o fato.
Há mais de dois anos, Pouso Alegre está sem Zona Azul na cidade. Para o vereador Oliveira Altair (DEM), quando a Administração fala em aumentar a arrecadação do município é preciso lembrar que a cidade está deixando de arrecadar com o estacionamento rotativo. O vereador voltou a cobrar providências na rotatória da Perimetral com Av. Ver. Costa Rios, a fim de garantira a segurança da população.
Sobre a fala do vereador Moacir Franco, a respeito do bairro São Geraldo, Oliveira afirmou que a frase foi usada por um jornal local de forma maldosa para tirar proveito em momentos eleitorais.
A vereadora Dulcinéia Costa (PV) parabenizou a secretaria de Cultura pela conquista, em transformar a sede da antiga Cadeia em Centro Cultural de Pouso Alegre. Para a vereadora, o parlamentar deve denunciar e buscar soluções para melhorar as ações no município. Dulcinéia informou ainda que a Kombi, que estava sendo usada para distribuição de impressos, foi substituída e será leiloada.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) comentou a falta de infraestrutura na Rua Alberto Pacciulli, onde não constam calçadas nem acostamento. De acordo com Laércio o orçamento participativo existe desde a gestão do ex-prefeito Enéias Chiarini. “A Administração Agnaldo Perugini não é pioneira nesse projeto”, afirmou. Para Laércio é inaceitável que o Executivo não responda aos requerimentos solicitados pela Casa de Leis e afirmou que o prefeito não está respeitando a Lei Orgânica Municipal, que prevê que os requerimentos devem ser respondidos em 20 dias.
Sobre a Aula Magna proferida pelo Governador Antônio Anastasia, o vereador Fabrício Machado (PT), disse que o governador deve colocar as teorias da aula em prática no Estado e que acredita que Anastasia, enquanto Governador de Minas, pode fazer muito para o Estado e para o município. Fabrício solicitou ao Governador, através de ofício, uma van adaptada para a Escola Estadual de educação Especial Dr. Custódio Ribeiro de Miranda.
Quem também comentou a Aula do Professor Antônio Anastasia foi o Presidente da Casa, Moacir Franco (PSB). O Presidente disse que a aula deixou todos aptos para colocar em prática uma Gestão Pública de qualidade. Moacir Franco lembrou da fala do Governador, de que não adianta um país crescer, aumentar o PIB, se os estados e os municípios não tiverem a capacidade de acompanhar o crescimento. Sobre o bairro São Geraldo, Moacir Franco afirmou que sua fala foi interpretada de forma errônea.
O vereador Hélio da Van (PT) informou que recebeu um ofício do Ibama solicitando prazo maior para responder ao requerimento referente aos leões do Parque Municipal de Pouso Alegre feito pela Câmara Municipal, uma vez que o Ibama depende da secretaria de Meio Ambiente para divulgar determinadas informações. Sobre o caso da Kombi, Hélio informou que o veículo foi substituído e que tinham outros oito carros trabalhando para o setor.
De acordo com o vereador Marcus Teixeira (PSB) alguns jornais da cidade têm como objetivo gerar conflitos políticos, deturpando a fala do Presidente Moacir Franco a respeito do bairro São Geraldo. “Quando o Presidente Moacir fez a menção comparativa, assim como o câncer, por vários anos foi considerado incurável e hoje as pessoas portadores de câncer têm grandes chances de serem curadas; o bairro São Geraldo nunca foi levado em consideração com o compromisso e investimento que a doença foi tratada. Eu tenho certeza que a partir do momento em que nós paramos de prometer, como é feito há muitos anos no bairro, e ter uma atitude mais séria, não tenho dúvida que o bairro irá se beneficiar e a população terá uma vida mais digna”
O vereador Teixeira informou ainda que há três meses fez um requerimento solicitando informações sobre a compra de peças automotivas pela Prefeitura. De acordo com Teixeira, existiam vários indícios de direcionamento no contrato de compra.
Para encerrar o uso da tribuna, o vereador Raphael Prado (DEM) apresentou fotos da inauguração da Praça do bairro Morumbi no último domingo (19) e do Posto de Saúde do bairro São João, que se encontra em condições precárias, com goteiras dentro do local. Prado também parabenizou a organização da Copa COE, maior competição de futebol amador do interior de Minas Gerais. O vereador questionou as intenções e se é de competência de um Deputado Estadual realizar uma Audiência Pública na Casa, no próximo dia 30, para debater o caso dos radares.
ASCOM/ Leidiana Palma
Publicado em: 24 de março de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dr. Edson Em sua terceira legislatura consecutiva, Dr. Edson tem sólida experiência jurídica e especializações em áreas como Direito Constitucional e Ciências Jurídicas, que embasam tecnicamente suas falas, discussões parlamentares e projetos de lei. Com a marca de 29 projetos aprovado...
A primeira semana de trabalho do novo presidente da Câmara de Pouso Alegre foi marcada por ações de diálogo e planejamento junto aos servidores do Legislativo Municipal. Em sua agenda inicial, o presidente Dr. Edson reafirmou seu compromisso com a transparência e a construção coletiva, promovendo...
Nesta primeira semana do ano a Mesa Diretora da Câmara de Pouso Alegre faz algumas definições importantes, como nomeações de comissões permanentes e diversas outras ações que marcam o início da gestão presidida pelo vereador Dr. Edson - Republicanos. Nesta sexta-feira (03), o Presidente nomeou o...
Na noite de quarta-feira (1), após a cerimônia de instalação e posse na Câmara de Pouso Alegre, aconteceu a eleição da Mesa Diretora para a sessão legislativa de 2025. Concorreram duas chapas. A primeira, composta pelos vereadores Dr. Edson (presidente), Renato Gavião (1º vice-presidente); Lívia...
Na noite de ontem, quarta-feira (1), os 15 vereadores eleitos em 2024 tomaram posse na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Presidiu a Sessão Solene de Posse o vereador Oliveira (Republicanos), o mais velho da Casa, conforme estabelecido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal. Os trabalhos da se...
Nesta quarta-feira (1), a poucas horas da Sessão Solene de Posse, que é seguida pela sessão que define a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre em 2025, foi protocolada na Secretaria Legislativa uma segunda chapa para concorrer à Mesa. A chapa é formada pelos seguintes parlamen...