Vereadores de Pouso Alegre comentam doação de medula óssea, Audiência Pública sobre os radares e Manduzão.
Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (05), os vereadores de Pouso Alegre parabenizaram a atitude de Renata do Couto Rosa Ribeiro, que fez uso da tribuna livre para apelar aos cidadãos pouso-alegrenses que sejam doares de medula óssea. Os parlamentares também comentaram outros assuntos de relevância para o município.
A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) foi a primeira a fazer uso da tribuna nesta terça-feira. Durante seu discurso, Rogéria leu a cópia de uma carta encaminhada ao Executivo, que criticava o veto total do Prefeito ao projeto de lei nº 6800/2010. O projeto determinava que a rede pública municipal de saúde tivesse prazo estipulado para atendimento direcionado ao idoso.
Rogéria disse ainda que tem trabalhado incessantemente em prol da comunidade, porém cabe ao Executivo executar obras e ao vereador fiscalizar as ações do Poder Pública e indicar as melhorias para o município. Para Rogéria, a Administração precisa construir um local para realização de shows e eventos ao invés de fechar vias para a realização dos mesmos.
O vereador Oliveira Altair (DEM) lembrou que as licitações fraudulentas, de serviço de radares, repercutiram no município a ponto da Assembleia de Minas Gerais realizar uma Audiência Pública na casa para debater o tema. “Tivemos que parar com os trabalhos da CEI por conta de uma liminar do Executivo, mas não paramos de fiscaliza”, afirmou.
Oliveira comentou também a corrupção do país e a falta de punição Disse também que quando um parlamentar recebe uma denúncia é de sua obrigação fiscalizar os atos do Poder Público e se não há irregularidade nas ações da Administração, não tem porque temer as investigações.
Sobre a Audiência Pública que tratou dos radares, a vereadora Dulcinéia Costa (PV) afirmou que a reunião era para averiguar não só a situação dos radares de Pouso Alegre, bem como os de todo o Estado de Minas Gerais. Ela disse que espera que a Comissão da Assembleia leve o trabalho a sério e investigue os radares do município e região.
Para Dulcinéia é preciso regulamentar o trabalho prestado pelos Autos Socorros do município e o Detran precisa realizar um leilão com os carros que se encontram nos pátios há cerca de dez anos. A vereadora disse ainda que diante da demora na apreciação do Estatuto do Servidor, o Executivo deveria retirar o projeto da Casa.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) citou algumas promessas feitas pela atual Administração e não cumpridas até o momento, como o aumento da capacidade do Pronto Atendimento do Bairro São Geraldo. Sobre maior participação popular, o vereador lembrou que o Prefeito não tem respondido aos requerimentos dos vereadores, dificultando assim que seja dado um respaldo a sociedade.
Para Poteiro o Executivo não vem cumprindo a parte dele, enquanto os vereadores vêm realizando o trabalho de fiscalizar. O vereador pediu que a população entre em seu blog e acompanhe o seu trabalho através das mais de 1200 indicações de melhorias feitas á Administração.
A realização da Feria Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), nos dias 16 e 17 de abril, foi lembrada pelo vereador Fabrício Machado (PT), que há três anos tem acompanhado portadores de deficiência, do município, para conhecerem o evento.
Durante seu pronunciamento, Fabrício apresentou fotos da AADC, entidade que tem como propósito oferecer atendimento especializado aos portadores de deficiência visual em Poços de Caldas, onde esteve na semana passada, 1º de abril. A visita do vereador teve como objetivo buscar novas ideias para melhorar o atendimento dos deficientes visuais do município. O vereador informou que dentro de três meses Pouso Alegre irá contar com a mesma tecnologia.
Aproveitando a fala do vereador Fabrício, o presidente da Casa, Moacir Franco (PTB) disse que Poços De Caldas é uma cidade modelo e que Pouso Alegre precisa se espelhar nas cidades da região, “nosso município precisa atingir o patamar de uma cidade com qualidade de vida”, afirmou. De acordo com Moacir Franco, cabe aos vereadores solicitar melhorias para o município através de indicações e requerimentos encaminhados ao Executivo. Dessa forma os parlamentares podem contribuir e acompanhar os trabalhos do Poder Público.
O vereador Hélio da Van (PT) manifestou o seu apoio à greve do Sindicato dos Transportes Rodoviários do município, que tem reivindicado melhores salários, tendo em vista que a tarifa subiu 300% nos últimos anos, enquanto o salário teve aumento de 18%.
Hélio voltou a comentar a realização de shows no estádio do Manduzão e disse que não é contra os eventos, mas é preciso que seja construído um local para tais fins. O vereador solicitou ainda que a Administração lembre do bairro São João na operação tapa buraco e não apenas do centro da cidade.
Durante seu pronunciamento, o vereador Raphael Prado (DEM) informou que irá indicar um dos títulos de Insígnia Tiradentes a Renata do Couto pelo seu trabalho em prol da vida. De acordo com vereador os parlamentares devem reivindicar melhorias para Instituições que precisam de apoio, como a Casa de São Rafael que trata de pessoas portadoras de câncer.
Para Prado, a Audiência Pública sobre os radares teve intenções políticas. Ele questionou a preocupação do Deputado Dalmo Ribeiro em relação aos radares de Pouso Alegre, já que o Deputado retirou sua assinatura de pedido de abertura de CPI para investigar os radares no Estado.
A situação que se encontra o Horto Florestal da cidade foi mostrada pelo vereador Frederico Coutinho (PSB), através de fotos tiradas do local. De acordo com Fred, em visita ao Horto, ele pôde constatar o abandono e o descaso com uma das poucas opções de lazer do município.
Em relação a Audiência Pública dos radares, Fred Coutinho parabenizou o deputado Dalmo Ribeiro por solicitar a realização da Audiência e disse que durante a reunião não discutiu questões políticas e sim mostrou a situação do município em relação aos radares.
Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a denúncia de Fred em relação ao Horto merece uma ação rápida da Administração. Paulo Henrique solicitou ao Prefeito e ao secretário Municipal de Meio Ambiente que tome providências, já que a população precisa de um local de lazer.
De acordo com Paulo Henrique, na semana passada foi veiculada uma matéria, em revista de âmbito nacional, sobre o ex vice-presidente José Alencar. O vereador se mostrou indignado com o foco da matéria, que após a morte de José Alencar preferiu abordar abordas questões políticas e pessoas de forma negativa a tratar de sua relevância para o país.
ASCOM/Leidiana Palma
Publicado em: 06 de abril de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dr. Edson Em sua terceira legislatura consecutiva, Dr. Edson tem sólida experiência jurídica e especializações em áreas como Direito Constitucional e Ciências Jurídicas, que embasam tecnicamente suas falas, discussões parlamentares e projetos de lei. Com a marca de 29 projetos aprovado...
A primeira semana de trabalho do novo presidente da Câmara de Pouso Alegre foi marcada por ações de diálogo e planejamento junto aos servidores do Legislativo Municipal. Em sua agenda inicial, o presidente Dr. Edson reafirmou seu compromisso com a transparência e a construção coletiva, promovendo...
Nesta primeira semana do ano a Mesa Diretora da Câmara de Pouso Alegre faz algumas definições importantes, como nomeações de comissões permanentes e diversas outras ações que marcam o início da gestão presidida pelo vereador Dr. Edson - Republicanos. Nesta sexta-feira (03), o Presidente nomeou o...
Na noite de quarta-feira (1), após a cerimônia de instalação e posse na Câmara de Pouso Alegre, aconteceu a eleição da Mesa Diretora para a sessão legislativa de 2025. Concorreram duas chapas. A primeira, composta pelos vereadores Dr. Edson (presidente), Renato Gavião (1º vice-presidente); Lívia...
Na noite de ontem, quarta-feira (1), os 15 vereadores eleitos em 2024 tomaram posse na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Presidiu a Sessão Solene de Posse o vereador Oliveira (Republicanos), o mais velho da Casa, conforme estabelecido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal. Os trabalhos da se...
Nesta quarta-feira (1), a poucas horas da Sessão Solene de Posse, que é seguida pela sessão que define a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre em 2025, foi protocolada na Secretaria Legislativa uma segunda chapa para concorrer à Mesa. A chapa é formada pelos seguintes parlamen...